Sérgio Toledo

XIII Congresso Ibero Latinoamericano de Cirurgia da Mão.

Sérgio Toledo 25 de março de 2022


I Congresso Luso-Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

XIII Congresso Norte e Nordeste de Ombro e Cotovelo.

Desde o dia 23 de março de 2022 os três eventos estão sendo realizados em Maceió e vão até o próximo sábado em hotel da Jatiúca.

Nossa cidade se torna assim representante do Brasil em Congressos de tamanha magnitude.

Médicos ortopedistas e profissionais de fisioterapia do Brasil e de grande parte do mundo estão debatendo temas importante para a recuperação dos pacientes e clientes com lesão dos membros superiores. Ombro, cotovelo e mão.

Drs. Ricardo Kaempf e Raimundo Araujo Filho são respectivamente presidente e Co-presidente do Illa 2022.

Os especialistas da Italia terão participação "on line", já os espanhois, argentinos, mexicanos, portugueses, paraguaios, chilenos, colombianos, equatorianos, venezuelanos, uruguaios e americanos do norte aqui estão presentes debatendo os mais variados assuntos das doenças e traumas das articulações, músculos, tendões, nervos e ossos dos membros superiores.

Já o evento de ombro tem o ortopedista alagoano Hélio Gonçalves Ribeiro Filho, como seu organizador local. Presenças de nomes nacionais como Gleidson Godinho, Osvandré Lech, Arnaldo Amado Ferreira Neto, Saulo Monteiro, Américo Zoppi Filho, dentre tantos outros.

Parabenizo aos organizadores, principalmente os colegas alagoanos pela coragem e destenmor em trazer para Maceió eventos de tamanha envergadura. Aos congressistas do Brasil e do estrangeiro as boa vindas e que tenham uma profícua estadia. Unindo a causa científica com a turística, usufruindo de tudo que Maceió e Alagoas possuem. Seu povo hospitaleiro, acolhedor e suas belezas naturais junto com uma culinária de encher os olhos e os estômagos.

Um ponto chama a atenção. A ausência quase que total dos ortopedistas alagoanos. Sabemos dos problemas ligados ao atendimento nos consultórios, nas urgência como também as cirurgias programadas. Acontece que os eventos estão marcados a mais de dois anos que devido a pandemia só agora são realizados. Evidente que temos que entender que "cada cabeça uma sentença", como diz o ditado popular