Edmilson Teixeira

Joaquim Gomes

Edmilson Teixeira 24 de março de 2022

Quem esteve na segunda-feira em Joaquim Gomes foi o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto. Veio na missão de cumprir agenda oficial em Alagoas em algumas comunidades indígenas. No caso de segunda, foi conhecer com a presença do prefeito Adriano Barros, o povo Wassu Cocal.



Joaquim Gomes II




Pois na aldeia Wassu Cocal, Paulo Roberto foi recebido pelo cacique Edmilson e demais lideranças indígenas, no encontro que foi considerado bastante produtivo ampliou o diálogo para políticas públicas voltada aos povos indígenas no município. O secretário ouviu as demandas e apresentou algumas sugestões, como no caso para que fosse elaborado projeto de trabalho e encaminhado ao Ministério.

Penedo


Na noite desta quarta-feira, acontece na cidade de Penedo, a VII edição do Prêmio Selma Brito. Diversas personalidades alagoanas serão homenageadas durante o evento, que será realizado no belo e moderno Theatro Sete de Setembro. Os homenageados receberão o reconhecimento por suas atuações em desenvolvimento, cultura ou empreendedorismo. A alagoana que dá nome ao prêmio é uma pianista especializada em música clássica cuja dedicação à arte incentiva a produção musical em Alagoas

Piranhas


A histórica e turística cidade de Piranhas foi contemplada com mais uma ação do governo alagoano. É que na segunda-feira em Maceió, o governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para implantação do anel viário do município. A assinatura aconteceu no Palácio República dos Palmares, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, com a participação online do prefeito Tiago Freitas.

Piranhas II


A obra será executada por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta, com investimentos da ordem de R$ 4 milhões, e vai possibilitar a melhoria do acesso ao Centro Histórico de Piranhas. “Essa obra é fundamental para o desenvolvimento de Piranhas. É uma ideia engenhosa e inovadora que significa a melhoria da infraestrutura viária do município, abrindo novas vertentes para o turismo, emprego e beneficiando toda a população”, afirmou o governador.

Argumento


O prefeito Tiago Freitas, explicou que “o Centro Histórico é muito visitado e possui apenas uma entrada e uma saída. Com o anel, vamos ter o sentido único para melhorar o acesso e fazer com que os ônibus possam descer para o local, alavancando a atividade turística de Piranhas. Essa obra é a extensão de um trabalho que o governo vem fazendo e que está transformando o nosso município”.

Capela


A paróquia da cidade de Capela está mobilizando a comunidade católica do município, a fim de participar da grande festa em homenagem a São João de Deus. O evento começa sexta-feira no povoado Usina João de Deus, com celebrações religiosas até o domingo, ocasião que ocorrerá a tradicional procissão. A Prefeitura irá inaugurar uma quadra de esportes, haverá torneio de Futevôlei e torneio de futebol de campo.

Porto de Pedras


Prefeito Henrique Vilela afirma que a Prefeitura mais uma vez promoverá a Copa Municipal de Futsal, sobretudo para incentivar, revelar novos talentos e promover a inclusão social através do esporte na região. As inscrições estão sendo feitas até sexta-feira desta semana no Centro Administrativo. Na véspera do Dia de São José (sexta-feira última), o prefeito distribuiu sementes de milho junto com o secretário de Agricultura Zé Ivaldo para diversos agricultores da região, como tradição religiosa de seu governo.



Porto de Pedras II


Afirma Henrique Vilela que na semana passada aconteceu a 2ª audiência do Plano municipal de saneamento básico de Porto de Pedras. O evento contou com representantes da sociedade civil e do poder público, pessoas que contribuíram com a equipe de técnicos, através de debates e apresentação de propostas que irão garantir de forma eficaz a implementação do Plano de Saneamento Básico da cidade.



Providências


Os municípios terão até o dia 1º de abril para enviar e homologar as informações referentes ao sexto bimestre de 2021 no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora a medida muito esperada pelo movimento municipalista e destaca que desta forma as prefeituras não serão prejudicadas e não devem sofrer com o bloqueio das transferências constitucionais neste mês de março.

Sertão asfaltado


A construção do trecho da rodovia AL-125 que interliga os municípios de Olivença e Batalha, Sertão de Alagoas, já foi iniciada. A ordem de serviço havia sido assinada pelo governador Renan Filho (MDB), no dia 02 de fevereiro, quando Olivença comemorou 63 anos de sua emancipação política. Um marco para o progresso de Olivença, a rodovia tornará o pequeno município sertanejo mais visitado, já que quem desejar ir até Batalha não precisará mais ir por Olho d 'Água das Flores. São 17,50 km de extensão.

Caso delicado


Os problemas que envolvem a questão do saneamento básico seguem presentes na vida dos brasileiros, com quase 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada e falta de coleta de esgoto para 100 milhões. Os dados, apresentados nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, pelo Instituto Trata Brasil com base nos indicadores do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), tratam a questão como fator determinante para a hospitalização de centenas de brasileiros por doenças de veiculação hídrica.