Edmilson Teixeira

Cronistas alagoanos

Edmilson Teixeira 20 de março de 2022

Ronaldo da Paz, recém-eleito presidente da Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas, ACEA, afirma que teve uma semana de trabalho altamente positiva ao lado de seu vice, Fernando Murta. A dupla esteve com o secretário de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Charles Herbert, de quem recebeu apoio para implantar alguns benefícios nas cabines do Rei Pelé. Ronaldo esteve com o dirigente do Sindicato da Polícia Federal em AL, Jorge Venerando, parceiro que, segundo ele, contribuiu na fase embrionária da criação da ACEA, que por sinal foi quem sugeriu a sigla que ficou registrada até hoje de ACEA.

Eleição na ACDA


O radialista Fernando Antônio Feitosa Cedrim foi eleito na última quinta-feira, presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas- ACDA- O pleito ocorreu na sede da entidade no complexo do Estádio Rei Pelé e também na cidade de Arapiraca. José Nazário da Silva é seu vice. Uma das missões de Cedrim à frente da entidade é articular uma grande comemoração no próximo ano, visto que a ACDA entrará para seus 80 anos de atuação em Alagoas. O jornalista Wellington Lima, ex-presidente da entidade, foi o grande articulador da chapa, que por sinal foi a única.

Embate carioca

A vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, quarta-feira, no Maracanã, foi um grande passo do Flamengo para se classificar para a final do Carioca. A sensação após o jogo, no entanto, foi de que o time do técnico Paulo Sousa não conseguiu transformar toda superioridade em um desempenho mais convincente e o placar mais elástico. O gol da vitória rubro-negra saiu de um escanteio em que o zagueiro vascaíno Anderson Conceição bateu com a mão na bola. Gabigol cobrou o pênalti e marcou. É o artilheiro do Carioca com oito gols.

Arruaça


A delegação do Fluminense desembarcou no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, no início da manhã desta quinta-feira, em meio a uma confusão entre torcedores e seguranças após a eliminação na terceira fase da Libertadores para o Olimpia, no Defensores del Chaco, no Paraguai. Com a derrota nos pênaltis após um 2 x 0 no tempo regulamentar, o clube carioca se despediu da competição sul-americana

Situação delicada


Acostumado a jogar no conforto de grandes arenas, o Cruzeiro vivenciou uma realidade atípica na passagem histórica pela pequena Tuntum, no Maranhão, pela segunda fase da Copa do Brasil. Do difícil acesso à cidade à estrutura oferecida, passando pelo carisma dos moradores locais, o clube mineiro superou as adversidades e se classificou, na última quarta, após aplicar 3 x 0 no time local.

Situação delicada II


O gramado também dificultou o jogo do Cruzeiro, mas não foi empecilho para o time construir a vitória por 3 a 0. A tímida estrutura do estádio Rafael Seabra também afetou membros do staff do clube e diretoria. Sem local reservado para assistir ao jogo, eles viram a partida do alambrado, no espaço destinado à passagem da arbitragem. É bom lembrar que os jogadores não foram para o vestiário durante o intervalo devido a falta de estrutura do ambiente.

Força da guerra


O Paris Saint-Germain decidiu nesta quinta-feira suspender até o fim da temporada o contrato com a Fonbet, empresa de apostas esportivas que opera na Rússia e no Cazaquistão. O vínculo do clube francês com a companhia russa vai até 2023. A medida é mais uma tomada por clubes e entidades do futebol europeu nas últimas semanas contra empresas russas, como forma de pressão pelo fim da guerra na Ucrânia.

Bons sinais


Gilmar Dal Pozzo viveu o projeto dos sonhos como novo técnico do Sport. Três dias após a apresentação, estreou no Pernambucano com uma goleada por 4 x 0 - sobre o Íbis, na última quarta-feira. Mais que o resultado, o treinador apontou uma evolução tática da equipe e ainda confidenciou bastidores sobre os gringos do Leão, que marcaram todos os gols da partida. No final das contas, a vitória também serviu para dar confiança aos estrangeiros que vinham convivendo com críticas da torcida. Casos do chileno Javier Parraguez, dono de três gols no confronto, e do colombiano Ray Vanegas, que fez o primeiro dele pelo Leão.

Por outro lado...


Até o início da Série B, o Náutico terá apenas partidas decisivas pela frente. Seja pelo Campeonato Pernambucano - está classificado para as semifinais -, ou pela Copa do Nordeste, no qual joga por uma vitória, neste sábado, diante do Globo-RN, para avançar às quartas de final. E para encarar o momento mais importante deste início de temporada, o técnico Felipe Conceição adotou um discurso de confiança.

É só otimismo


A goleada em cima do Paysandu na última quarta em Maceió pela Copa Brasil veio culminar com os 100 jogos de Mozart como técnico do CSA. Foi um presente fora de série que lhe rendeu a classificação para a fase seguinte, onde o time alagoano recebeu um PIX da CBF no valor de R$ 1.900 milhão “ Resultado bem expressivo. Outras equipes sofreram bastante nessa fase, várias equipes passando até nos pênaltis, e nós conseguimos uma vitória importante dentro da nossa casa. Agora vamos esperar, vamos ver o que o sorteio nos reserva” comentou o treinador.

Pronto para a guerra


O atacante Marcinho é considerado hoje titular do CRB. Ele teve recentemente um desconforto muscular, mas disse que já está recuperado e à disposição da comissão técnica para o jogo deste sábado no Castelão contra o Fortaleza, às 17h45, pela Copa do Nordeste. Ex-Botafogo e Vitória, Marcinho, de 26 anos, concorda que esse jogo testará a força da nova equipe do CRB. Ele vem formando o trio ofensivo titular ao lado de Richard e Anselmo Ramon.

Passaporte garantido


O ASA está nas semifinais da Copa Alagoas. Na quarta à noite, visitou o Coruripe no Gerson Amaral e venceu por 1 a 0, gol do lateral Wendel, aos 37 minutos do segundo tempo. Neste sábado, o Alvinegro enfrenta o Aliança, às 15h, no Estádio da UFAL, em Maceió. A próxima fase também vai ser disputada em jogo eliminatório. Empate no tempo normal leva a decisão para os pênaltis.

Coelhinho da Páscoa


Não é só dentro de campo que se comemora uma classificação inédita para a fase de grupos da Libertadores. Os cofres do América mineiro também podem fazer festa. Afinal, o avanço do Coelho na competição garante cerca de R$ 15 milhões. Pois o time conquistou a vaga na fase de grupos o que vai rechear os cofres do América-MG, é quase toda premiação do ano passado