Edmilson Teixeira

Capela

Edmilson Teixeira 17 de março de 2022

A notícia extraordinária que vem tomando conta de Capela é de que a falida usina João de Deus está prestes a se reabrir. Todas as articulações envolvem o governo de Alagoas e a Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopvale), órgão que ressuscitou em 2015 a Usina Uruba, em Atalaia. A motivação visa equipar uma destilaria onde funcionou a João de Deus, uma vez que o arrendamento da Usina Uruba junto a Coopvale termina nos próximos três anos; cujos contratantes já foram advertidos de que não há mais interesse do Grupo JL renová-lo

Capela II


Conforme disse o empresário Raimundo Jorge, na quinta-feira da semana que vem o governador Renan Filho estará no local que funcionou a usina João de Deus, justamente com membros da CoopVale. “Os planos são para implantar uma destilaria de álcool a partir de agora, já visando está pronta nos próximos dois anos para agregar, sobretudo com o fim do contrato com a Uruba, os fornecedores que hoje abastecem cana para aquela indústria em nosso vizinho município de Atalaia”. A presença do governador, certamente será para anunciar o apoio do Estado, através de medidas de incentivos, assim como foi feito com a então reabertura da Uruba.

Capela III


A Usina João de Deus foi uma indústria que consolidou a economia de Capela ao longo de anos, mas que não resistiu atravessar por completo a década de 1990. Trata-se de um produto construído nos idos da década de 1940, pelo saudoso Coronel José Octávio Moreira, um visionário industrial alagoano, que detinha a marca de homem digno e respeitado em toda esfera política e econômica de Alagoas.

Santa Luzia


Prefeito Márcio Lima confessa que no último final de semana esteve em Arapiraca, onde lá se reuniu com o senador alagoano Fernando Collor, além do deputado federal Severino Pessoa. “Os dois parlamentares são nossos aliados políticos da administração pública de Santa Luzia do Norte, pois em Arapiraca viemos para a entrega de equipamentos para o fornecimento da agricultura familiar”, disse Márcio, salientando que o senador viabilizou recursos para o custeio da Saúde.

Pão de Açúcar


No dia 3 de março passado o governador Renan Filho esteve em Pão de Açúcar, junto com o prefeito Jorge Dantas, anunciando um pacote de ações para o desenvolvimento do município, ocasião em que acontecia a festa de emancipação política. Os dois gestores voltaram a se encontrar na última quinta-feira, mas na cidade de São José da Tapera, durante um ato político em que lá estavam diversos prefeitos sertanejos. O foco do encontro foi o programa Fortalece Alagoas, ocasião em que foram entregues aos prefeitos caminhões compactadores, e Pão de Açúcar foi uma das cidades felizardas.

Matriz de Camaragibe


Confessa o prefeito Fernando Cavalcante que várias ruas de Matriz foram asfaltadas agora através do Programa Pró-Estrada, do governo de Alagoas. Para ele, a pavimentação das vias aumenta a estima dos moradores, como também qualifica as condições de trafegabilidade de quem precisa passar por elas. “Matriz vem desfrutando de uma parceria de trabalho junto com o governo alagoano, que é fora de série” comentou.

São Luís do Quitunde


Milhares de alunos da rede municipal de São Luís do Quitunde serão contemplados com fardamento escolar e kit didático. A campanha da entrega começou nesta terça-feira, com os trabalhos iniciais comandados pela prefeita Fernanda Cavalcante. “A medida é para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Momento muito importante na Educação de São Luís do Quitunde, pois nosso trabalho é garantir que crianças, jovens e adultos sejam todos sempre bem assistidos e valorizados”, pontuou.

Preparativos


A maior mobilização municipalista da América Latina retorna à programação do calendário municipalista após ter sido cancelada por dois anos consecutivos em razão da pandemia. O evento acontece na capital federal de 25 a 28 do próximo mês. Nesta edição, por ser realizada em ano eleitoral, o evento reunirá os candidatos à Presidência da República. Será a oportunidade de os participantes conhecerem as propostas e debater temas de interesse dos municípios.

Delmiro Gouveia


Amanhã sexta-feira, haverá um café da manhã para a imprensa, no Hotel Aline. Isso porque foi articulada uma coletiva para detalhar sobre o lançamento oficial do Shopping da Vila e da inauguração do Memorial dos Empreendedores do Sertão, que acontecerá no próximo dia 25, às 17h, em Delmiro Gouveia. O evento com os comunicadores contará com as presenças do gestor do empreendimento Jorge Cavalcanti e do professor Edvaldo Nascimento.

Pilar


A partir desta quinta-feira, no município do Pilar, entrará em funcionamento a primeira usina alagoana de geração de energia elétrica por biogás oriundo do metano, gás produzido no processo de decomposição do lixo. O projeto, da Alagoas Ambiental, amplia a atuação do empreendimento, que já transforma o chorume em água limpa e a metralha em material nobre de construção civil. A usina está implantada no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).

Pilar II


Pela parceria com o Banco do Nordeste, a empresa apostou no FNE Verde, linha do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste destinada a investimentos ambientalmente sustentáveis, para diversificar e modernizar seu trabalho. A usina tem capacidade para gerar um megawatt/hora de energia, suficientes para suprir a rede elétrica de cinco mil unidades residenciais.