Edmilson Teixeira

Álcool na bomba

Edmilson Teixeira 16 de março de 2022


Depois da Usina Caeté que iniciou dias atrás, agora é a vez da Cooperativa Pindorama que no último sábado começou a comercializar o etanol produzido por sua usina diretamente aos postos de combustíveis, sem a necessidade do intermédio de distribuidoras, como era obrigatoriamente realizada a venda do produto antes de chegar ao consumidor final.

Álcool na bomba II


Essa logística, que barateia o preço do etanol, só foi possível após decreto do governo federal, permitindo a venda direta do produtor aos postos de abastecimento. A medida faz parte de um esforço para reduzir os preços dos combustíveis. A norma também autoriza a chamada “tutela à bandeira”, que permite aos postos a venda de combustível de qualquer fornecedor, não apenas daquele da bandeira do posto.

Pioneiro


No caso do etanol produzido pela Usina Pindorama, este já está sendo vendido direto aos postos de combustíveis, beneficiando o consumidor final. O primeiro a receber o produto foi o Posto Pindorama, que fica localizado à margem da Rodovia AL-105, ponto de intersecção entre os municípios de Coruripe e Penedo, e via que liga a várias outras cidades e regiões do estado de Alagoas.

Medida parlamentar


A deputada estadual Fátima Canuto afirma que vem mostrando seu empenho e apoio para o fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas. Tanto que apresentou um Projeto de Lei que tem como finalidade instituir o Programa Agricultura Familiar Urbana e Rural na Escola. A medida, segundo ela, visa priorizar a aquisição de produtos dos agricultores para o preparo de merendas escolares nos estabelecimentos públicos de ensino.

Argumento

A iniciativa, de acordo com a deputada Fátima Canuto, alia diversos fatores importantes para o Estado, como a geração de emprego e renda no campo, desenvolvimento da economia local de forma sustentável e promoção de alimentação com alta qualidade nutricional para os estudantes das escolas da rede pública.

Maragogi


Quem está desfrutando das belezas da capital portuguesa é o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira. Foi na missão de expandir a divulgação das belezas de seu município na badalada Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL, que entrou para a sua 31ª edição. O evento começa nesta quarta e vai até o domingo em Lisboa.

Maragogi II


Em suas redes sociais, Sérgio Lira publicou que o principal motivo dessa sua viagem oficial é estimular a vinda de turistas do exterior para Maragogi. Ele também confirmou que depois de Lisboa viajará para a cidade de Nazaré, onde vai expor sobre o evento náutico que Maragogi vai sediar em novembro próximo. Vale lembrar que os portugueses estão entre os principais turistas que visitam o Brasil, representando um número significativo de visitantes.

Anadia


A Assistência Social de Anadia realizou, ao longo da semana que passou uma programação especial em alusão ao Dia da Mulher, sobretudo para aquelas que são assistidas pelo CRAS. Com o tema “Projeto Mulher Maravilha", o evento contou com atividades como, palestras com gestantes, momento com as mães das crianças adolescentes e com as idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, atividades físicas, música e um lindo ensaio fotográfico, com direito a maquiagem, cabeleireira e muita produção.

Delmiro Gouveia


No Campus da Ufal de Delmiro, A Pró-Reitoria de Graduação publicou edital de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 66 vagas remanescentes nos cursos de Licenciatura em Ciências, Licenciatura em Letras Português e Pedagogia, na modalidade presencial, pelo Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril/Ufal).

Delmiro Gouveia II


O ingresso já será no segundo semestre do ano letivo de 2021, que se inicia na próxima segunda-feira. O Processo Seletivo acontece por meio da celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a Ufal e as Prefeituras de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho D´Água do Casado, Pariconha e Piranhas, firmado em 13 de janeiro deste ano

Palmeira dos Índios


Uma cena inusitada ganhou as redes sociais em meio a um fato ocorrido na tarde de segunda-feira na cidade de Palmeira dos Índios. Atacado por um enxame de abelha, um tratorista da Prefeitura perdeu o controle do veículo, que ficou desgovernado em uma das vias urbanas. O condutor foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu os primeiros socorros. Assessores da Prefeitura afirmam que todo apoio foi prestado ao motorista, tido como um funcionário exemplar dedicado.

Penedo

A partir de amanhã até sábado o IMA, em parceria com a Prefeitura de Penedo, realiza a Semana da Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe, situada na zona rural do município. A programação começa com o projeto Sede de Aprender que será levado para escolas com o objetivo de fomentar a educação ambiental. Neste mesmo dia haverá plantio de mudas nativas nas escolas.

Piaçabuçu


O que era para ser apenas mais uma partida de futebol terminou de forma inesperada no povoado Bonito, em Piaçabuçu no último domingo. Um adolescente de apenas 16 anos, que jogava em um dos times, faleceu em campo após sofrer uma parada cardíaca.