Roberto Baia

Aumento de passagens

Roberto Baia 14 de março de 2022
Aumento de passagens
A presidente do Sindetranscar, Sislane Oliveira, disse que o valor das passagens do transporte coletivo de Arapiraca pode sofrer reajuste - Foto: Divulgação

A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Arapiraca (Sindetranscar), Sislane Oliveira, disse que diante do aumento do diesel, o valor das passagens no transporte coletivo pode sofrer reajuste em Arapiraca.

Segundo Sislane Oliveira, o Sindicato se reuniu para ver o que pode ser feito a respeito, mas a resposta é a mesma: “a categoria precisa do poder público, porque só as empresas e a população não conseguem arcar com essa crise”.

País em crise


“O país inteiro está vivenciando essa crise que tem se acentuado no transporte, com o aumento do diesel. O sindicato se reuniu para ver o que poderia ser feito, conversamos com outras cidades, e resposta é a mesma, precisamos do poder público nesse momento, só as empresas e a população não conseguem arcar com isso”, afirmou.

Precisa de apoio


Ainda de acordo com a presidente, a categoria protocolou ontem um ofício com um pedido de subsídio à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Não descartamos aumento, mas é a última opção. No momento não vai acontecer, vamos tentar os outros meios. A Prefeitura já está ciente, já estávamos tratando de melhorias, mas agora a situação ficou mais delicada com esse aumento do diesel. Mas estamos buscando a melhor forma de solucionar a questão”, garantiu a sindicalista.

Sem máscaras


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, torna facultativo o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos ou fechados de todo o território municipal.

A medida segue de acordo com o decreto n° 2.758 de 14 de março de 2022, que dispõe sobre medidas e recomendações sanitárias para o enfrentamento da Covid-19.

Recomendação


Ficam recomendadas as medidas de prevenção, proteção e precaução contra a disseminação do Coronavírus, de acordo com o Manual de Orientações da Covid, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Projeto aprovado


Na manhã da última quarta-feira, 9, a Câmara de Vereadores de Igaci aprovou um projeto de lei de iniciativa do executivo municipal o rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para todos os servidores da educação municipal. O que despertou a atenção dos igacienses, foram os votos contrários ao PL de alguns vereadores da cidade.

Voltaram contra


Os vereadores Neno Toledo (PTB), Valmir do Mauro (PP), Altair Torres (PP) e Edval Filho (PP) votaram contra o rateio das sobras do fundo para os profissionais da educação, o que revoltou os servidores e a população da cidade. A objeção dos vereadores, no entanto, não obteve êxito, já que com 7 votos favoráveis a lei foi aprovada.

Grande conquista


De acordo com o blog Bastidores, essa é a primeira vez em oito anos que o rateio do fundo é disponibilizado para os servidores, fato que não aconteceu nas duas gestões anteriores da prefeitura de Igaci. Os quatro vereadores que votaram contra os professores eram da base de apoio do antigo prefeito, e fazem oposição a gestão atual do prefeito Petrúcio Barbosa.

Comemorou a aprovação


O secretário de educação de Igaci, Francismário Ventura, comemorou a aprovação do rateio, e lamentou a posição dos vereadores contra os professores do município.

“Recebi inúmeras ligações de funcionários da Educação, expressando sua felicidade por terem seus direitos adquiridos. Lamento a postura dos vereadores”, disse.

Prêmio Mestre Bumba


No sábado, 12, uma caravana da Prefeitura de Arapiraca, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, esteve na cidade de Pilar, onde quatro arapiraquenses foram contemplados com o Prêmio Mestre Bumba. A premiação é um dos legados que marcam os 150 anos do município homenageando o mestre que marcou a cultura do local.

Foram premiados


Foram premiados o mestre Wilson artesão e mestre do reisado da Canafistula; Rejane Barros, da rádio a voz do povo é a voz de Deus; mestre Janeo Oliveira, oleiro da Crieolaria e o prefeito Luciano Barbosa por ser um grande incentivador da cultura popular.

Além da premiação, o evento contou ainda, com a apresentação do grupo de forró do Mestre Elias Fortunato, além do Pastoril de Homens de São Miguel dos Milagres, entre outras atrações.


... Os profissionais de saúde de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atenderam 476 pessoas no final de semana.

... No mesmo período foram acolhidas 132 vítimas de acidentes de trânsito. Sendo que 116 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Os plantonistas acolheram ainda 78 pessoas por queda da própria altura e 29 por queda de altura.

...20 vítimas de agressão deram entrada no Hospital de Emergência e outras 28 chegaram com corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta ou ainda na narina.