Edmilson Teixeira

Cronistas alagoanos

Edmilson Teixeira 12 de março de 2022

Ronaldo da Paz é novo presidente da Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas, ACEA- para o triênio 2022/2025, tendo como seu vice, Fernando Murta. A eleição que foi de forma presencial e chapa única ocorreu na tarde da última quinta-feira, no Hall da Fama, do Estádio Rei Pelé. Da Paz obteve 100% dos votos apurados, cuja posse ocorreu logo após a contagem. O novo dirigente estava antes na condição de vice-presidente da própria ACEA, então dirigida pelo jornalista Jorge Moraes, que lhe deu total apoio nesse pleito.

Medalhões encostados


As demissões de treinadores neste início de 2022 empurram os clubes de volta ao mercado de transferências - repetindo a rotina histórica de troca de comando nos times do futebol brasileiro. Desta vez, o começo de temporada deixa nomes promissores e um grande número de medalhões sem contrato. Técnicos como Renato Gaúcho, Cuca e Felipão, por exemplo, estão sem clube desde o fim do ano passado. Outras opções, como Fábio Carille e Jair Ventura, estavam em atividade ainda neste início de ano, mas foram demitidos.

Sonho desejado


Menos de três meses após chegar ao Santa Cruz, Walter parte para o seu próximo destino: o Amazonas FC, clube que também disputa a Série D. Não será o último, nos planos do jogador. Projetando o futuro, o atacante de 32 anos revela a intenção de jogar por mais cinco ou seis anos e encerrar a carreira no Goiás, clube que o lançou para o futebol e pelo qual foi eleito para a seleção da Série A, em 2013.

Estrelismo no Ninho


Técnico do Flamengo Paulo Sousa chamou atenção ao solicitar à diretoria do clube a instalação de um telão no Ninho do Urubu antes mesmo de chegar ao Rio. Mas as inovações implementadas pelo português não se restringem ao CT. Há também uma câmera tática para ajustes imediatos durante as partidas e outro telão, este itinerante e que também acompanha a comissão nos jogos.

Estrelismo no Ninho II


Coordenados por Cosimo Cappagli, analista de desempenho italiano trazido por Paulo Sousa, dois analistas do clube chegam uma hora antes da delegação nos estádios. Lá, montam o telão e disponibilizam imagens e informações para Paulo Sousa utilizá-las nas preleções, que costumam ser feitas no vestiário. Paulo Sousa utiliza o telão essencialmente para passar orientações antes do início das partidas, mas em algumas oportunidades já recorreu ao equipamento para fazer acertos durante os intervalos.

Fruto do sucesso


Técnico do Palmeiras Abel Ferreira recebeu recentemente uma sondagem do Benfica para saber informações de sua situação no time brasileiro. O Benfica demitiu em dezembro Jorge Jesus, ex-Flamengo, e está sob o comando interino de Nélson Veríssimo, da equipe B. As conversas ainda foram embrionárias e não há uma negociação em curso. A ideia do Benfica é contratar um treinador para a próxima temporada, que começa no segundo semestre.

Mais safadeza


O presidente interino da CBF (entidade mergulhada em safadeza política) Ednaldo Rodrigues, contratou a clínica médica do filho do presidente da Federação de Futebol de Roraima, Zeca Xaud, para atuar naquele Estado, o que é proibido pelo estatuto da própria entidade. Pelo contrato assinado no dia 1º de dezembro de 2021, a empresa Sax Serviços Ltda., que tem como sócio Samir Xaud, deve "prestar serviços médicos ambulatoriais a profissionais de futebol na cidade de Boa Vista". Em troca, recebe da CBF R$ 30 mil mensais, a serem pagos todo dia 10. O contrato é por tempo indeterminado.

Alagoano em clima de fogo


Três times estão classificados para a semifinal do Campeonato Alagoano. CSA, ASA e Murici, que só vão definir o posicionamento, mas a vaga na próxima fase está garantida. O bicho pega, no entanto, em dois jogos da última rodada, marcada para este sábado, às 17h: CSE x CRB e Aliança x Jaciobá.

Alagoano em clima de fogo II


O CSE faz um confronto direto com o CRB no Estádio Juca Sampaio. Avança quem vencer em Palmeira dos Índios, mas, se der empate, pode aparecer um terceiro time nessa história. Caso ganhe do ASA no sábado, o Cruzeiro-AL chega a nove pontos e, nesse cenário, passaria para as semifinais porque teria uma vitória a mais que o CRB e CSE. Se o Cruzeiro tropeçar, um empate em Palmeira classifica o CSE para a próxima fase.

Mais um grandão


O Vasco que projetava avançar na Copa Brasil, sobretudo na busca de dinheiro grande, foi mais um dos grandes clubes do país, que se esbarrou diante de um time pequeno. Na quarta-feira, o clube carioca sofreu uma eliminação decepcionante no embate realizado em Juazeiro (BA). Foi contra o Juazeirense cujo placar foi de 1 x 1, no tempo normal, mas nos pênaltis deu o time baiano. Simplesmente o vencedor embolsou R$1,9 milhão de reais de premiação.

Dia de glória


O craque francês Benzema não vai esquecer tão cedo a noite em que fez três gols em 17 minutos na vitória de virada do Real Madrid sobre o Paris Saint-Germain por 3 a 1, pela Liga dos Campeões. O hat-trick de Benzema fez com que ele alcançasse novas marcas na carreira.

Trajetória


Ao todo, Benzema chegou a 411 gols na carreira. Ele se igualou a Henry como o jogador francês com mais gols na história. No Real Madrid, novo degrau conquistado: ele superou Di Stéfano e tornou-se o terceiro maior artilheiro do clube em todos os tempos.