Sérgio Toledo

Coisas da guerra.

Sérgio Toledo 11 de março de 2022

A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre sí, por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam mas não se matam. Frase de Erich Hartmann (foi um piloto de caça alemão durante a segunda guerra mundial).


Estávamos começando a sair da pandemia do corona vírus, do covid-19, com as coisas ficando mais claras e voltando ao normal. E de repente não mais que de repente do riso fez-se o pranto (Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), a guerra apareceu.


E a coisa de uma hora para outra, tá ruça!


Além das destruições pelas armas, de pessoas, objetos, indústrias, comércios, etc o mundo todo passa a sentir desequilíbrio em todos os sentidos.


Claro que o mandatário russo vai dizer que tem razão! A vaidade, o orgulho, o poder pelo poder, parecem mais evidentes.


A União Soviética, URSS teve seu fim em 25 de dezembro de 1991. Surgiram 15 novos países. Além dos bálticos, ficaram independentes, Rússia , Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, etc.


Para bom entendedor meia palavra basta! O mandatário soviético esta fazendo o caminho de volta depois de 31 anos da perda. Na sua voracidade por poder quer "conquistar" não pela diplomacia e sim pela guerra, novas terras e povos! Não falou a verdade quando colocou tropas russas a fazerem exercícios bélicos perto das fronteiras com a Ucrânia.


Claro que existe uma quebra-de-braço com os americanos do norte. Questões nucleares, etc.


Porém o definitivo é a anexação do território perdido. Mais ainda quando a nação ucraniana está preste a entrar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).


O que parece que o mundo está mostrando? Como exceção de países sem pêso internacional, algumas abstenções, como China e Índia, a maioria votou na ONU contra a invasão. A maioria dos países do mundo estão colocando restrições econômicas, financeiras, comerciais e de relações o que irá colocar o mandatário russo e seu país no isolamento quase que total, fazendo com que, infelizmente, seu povo sofra sem ter para onde correr!


O Tribunal Penal Internacional está coletando dados e evidências sobre supostos crimes contra a humanidade e genocídios, realizados pelas tropas russas a mando de seu chefe que é o presidente russo.