Edmilson Teixeira

Discurso

Edmilson Teixeira 10 de março de 2022

Em pronunciamento realizado ontem na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira afirmou que é preciso adiantar o relógio das conquistas femininas. Ela também discorreu sobre os retrocessos recentes em muitos direitos das mulheres e a sub-representatividade nas esferas de tomada de decisões, e sobre algumas ações e leis, de sua autoria, que beneficiam diretamente as alagoanas. O discurso seria proferido na terça, Dia da Mulher, mas não houve sessão, pela ausência do número mínimo de deputados no Plenário da Casa.

Arapiraca


Morreu na última terça-feira, o ex-jogador Miraldo Vieira Silva, 65 anos, conhecido como Buá, que atuou como zagueiro do ASA nos anos 70/80. O atleta morreu vítima de um infarto. Conforme informações repassadas ao Portal Já É Notícia, Buá foi internado no Hospital Regional em Arapiraca após sentir dores na região do abdômen. Com infarto, o atleta não resistiu e morreu na unidade médica. O corpo será enterrado nesta quinta à tarde em Penedo, terra natal do saudoso.

Grana nas Prefeituras


Será creditado nesta quinta-feira, nas contas das Prefeituras do País, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1º decêndio do mês, no valor de R$ 6.110.160.171,99. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), esta primeira transferência de março, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 26,16%.

Avaliação


A Confederação Nacional dos Municípios tem avaliado o comportamento positivo dos repasses do FPM ao longo desse início de semestre, comparando sempre o crescimento com os mesmos resultados de 2021. O total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento de 27,11% em termos nominais (sem considerar a inflação) em relação ao mesmo período de 2021.

Santa Luzia do Norte


A expectativa é grande para hoje à tarde na cidade metropolitana de Santa Luzia do Norte/AL, quanto ao lançamento do projeto “Boleiras das Alagoas”. O evento acontece a partir das 14h, pois segundo o prefeito Márcio Lima, o objetivo do projeto é fortalecer a tradição e o ofício das boleiras do município, sobretudo contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e renda dessas profissionais envolvidas nesse trabalho.

Santa Luzia do Norte II


É de se saber que o projeto “Boleiras das Alagoas”, é uma iniciativa conjunta da Prefeitura local com a Embrapa Alimentos e Territórios, a Prefeitura de Coqueiro Seco/AL, IFAL e Conisul. “Só de falar nesse assunto a gente fica de água na boca, pois a tradição de preparar deliciosos bolos caseiros aqui em nossa cidade vem de longas datas; e que tem passado de geração por geração”, disse o secretário de Cultura e Turismo, de Santa Luzia do Norte, Pedro Soares (Pedão).

Conceito nacional


Implementado no âmbito do projeto Dom Helder Câmara, em parceria com o Ministério da Agricultura e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, o projeto Boleiras das Alagoas tem como propósito oferecer ações de capacitação técnica profissional para a inclusão sócio produtiva deste grupo. Com isso, busca-se, principalmente, valorizar os produtos agroalimentares tradicionais e o saber-fazer das comunidades, potencializando a gastronomia e o turismo, fortalecendo a identidade dos territórios.

Educação


Teve início na terça-feira, os pagamentos referentes ao novo cronograma do Cartão Escola 10, o maior programa de combate à evasão escolar do país. Trata-se de um produto da Secretaria de Estado da Educação que visa estimular alunos e alunas como ferramenta do combate à evasão escolar na rede estadual de ensino.

Educação II


Este novo ciclo corresponde ao ano letivo de 2022, beneficiando os alunos do Ensino Médio e Médio EJA, nascidos em janeiro, fevereiro e março, que tenham obtido frequência igual ou superior a 90% nas aulas deste ano letivo, com uma bolsa no valor mensal de 100 reais. Ao todo, o programa já contemplou 106 mil alunos. Até o fim do mês, 122 mil estudantes terão recebido o benefício.

Reta final


As inscrições para concorrer a uma vaga de estágio remunerado no serviço público estadual através do Programa Pontapé se encerram amanhã sexta-feira. Ao todo, são 552 vagas em 43 áreas do conhecimento e os estudantes de graduação podem se inscrever pelo site https://pontape.al.gov.br/.

Homem do campo

O governador Renan Filho recebeu, na tarde desta segunda-feira, no Palácio os diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL). O presidente da entidade, Givaldo Teles, entregou uma pauta de reivindicações ao chefe do Executivo. Este anunciou o fornecimento de quatro tratores, três caminhões-pipa e duas retroescavadeiras em benefício da agricultura familiar, por meio do programa Fortalece Alagoas.

Homem do campo II


Na reunião foram discutidos temas como a regularização e a titulação de terras, e a realização de um mutirão para expedição de documentos aos agricultores e agricultoras familiares de Alagoas. O encontro entre o governador e os diretores da Fetag, realizado no Salão de Despachos, foi intermediado pelo prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, que participou da reunião.