Roberto Baia

Aposta de Renan

Roberto Baia 10 de março de 2022
Aposta de Renan
O jovem Lucas Barbosa de Macedo Ferreira, 23 anos, é presidente da Juventude do MDB de Arapiraca desde 2021 - Foto: Divulgação

Aos 23 anos, Lucas Macedo - presidente da Juventude do MDB de Arapiraca e filho do secretário de Articulação Política da Prefeitura de Arapiraca, José de Macedo, é a aposta do senador Renan Calheiros para a Casa de Tavares Bastos.

Lucas se filiou ao MDB com apenas 18 anos e desde então sempre esteve engajado na política partidária ao lado do pai, um dos fundadores do partido em Arapiraca. O detalhe é que o jovem emedebista sempre esteve acompanhando o pai que foi, inclusive, vereador de Arapiraca.

Família atuante


Em entrevista ao site Já é notícia, Lucas afirmou que foi criado dentro da política, uma vez que a família Macedo sempre foi muito atuante. “Meu avô gostava do meio político, sempre foi um emedebista muito ativo e seus filhos seguiram o exemplo. Foi o caso do meu tio Noel Macedo - que faleceu em decorrência da covid-19 e hoje dá nome a UPA de Arapiraca-. Era um grande articulador político”, disse o jovem para destacar que o pai José de Macedo Ferreira está há mais de quinze gestões como presidente do MDB Arapiraca. Em 2023 ela completa 50 anos de filiação partidária, completou.

Nome formalizado


Em tempo: O nome de Lucas Macedo como pré-candidato a deputado estadual foi formalizado durante convenção do diretório do MDB Arapiraca na última segunda-feira, 7.

E que rasteira hein?!


De “besta”, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não tem absolutamente nada. Lira, que é filho do experiente ex-senador Biu de Lira – atual prefeito da Barra de São Miguel, passou uma rasteira no presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (SDD), que estava mostrando enorme interesse em fazer uma aliança com o governador Renan Filho (MDB).

Causou reboliço


Para se ter ideia de como funciona os bastidores da política, Arthur Lira (Progressistas) usou o peso do cargo de presidente da Câmara Federal para tirar de Victor o comando do União Brasil (UB) em Alagoas.

Com sua atitude, o filho do Biu causou um grande reboliço em Alagoas. Simplesmente pelo fato de Marcelo Victor ter dado garantia a metade da atual legislatura de que a chapa que ele formaria garantiria a reeleição de todos aqueles que atenderem o seu chamado.

Ledo engano


Com muita astúcia, Lira destronou o presidente da Casa de Tavares Bastos, que está até agora sem saber o que fazer e como sair dos trilhos sem ser atropelado pelo trem que tem Arthur como maquinista e um destino certo: Eleições para o Governo de Alagoas.

A boca miúda, fala-se que Marcelo já se sentia com o pé dentro do Palácio República dos Palmares.

No entanto, com apenas uma movimentação, Lira conseguiu tirar do trono o deputado estadual que já mantinha “status de Governador”.

Alvinegro de luto


Com a presença de familiares e amigos, será sepultado às 15h de hoje, na cidade de Penedo, o corpo o ex-zagueiro do ASA Miraldo Vieira Silva, 65 anos, mais conhecido no mundo do futebol como Buá, ele que atuou no time do ASA no final da década de 70 e início dos anos 80.

Miraldo faleceu na terça-feira, 8, vítima de infarto.

O Ex-zagueiro, sentiu dores na região do abdômen e foi levado para o Hospital Regional em Arapiraca onde não resistiu e veio a falecer.

Simulação de assalto


A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) realizará, no próximo dia 25 de março, em Arapiraca e Palmeira dos Índios, a execução de exercício simulado do Plano de Defesa. A ação irá simular um ataque a banco durante uma tentativa de domínio de cidades. Esta é a primeira vez que um Plano de Defesa desta natureza será feito no estado.

Plano de defesa


O Plano de Defesa será uma das atividades realizadas dentro do 2º Simpósio Técnico para Análise de Cenários, promovido pela Assessoria Integrada de Inteligência da SSP, em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar de Alagoas.

Ao longo do mês de março, o simpósio oferecerá aos profissionais da área de segurança pública de Alagoas e de outros estados conhecimento técnico na atividade de técnicas de análise de cenários e também exercícios práticos como um curso de patrulhamento rural e o exercício simulado do Plano de Defesa.

Treinamentos com simulações


A ideia de simular na prática um ataque criminoso que foge da normalidade - como é um assalto a banco na modalidade do Novo Cangaço ou Domínio de Cidades - visa capacitar as forças policiais para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas. Estes treinamentos com simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil e será o primeiro a ser executado em Alagoas.


... Na terça-feira, 8, 61 municípios de Alagoas assinaram os contratos de concessão entre o Governo do Estado, Prefeituras e empresas para a realização do saneamento nas regiões do Sertão e Agreste.

... As áreas foram divididas em blocos, o Bloco B ficará sob a responsabilidade da empresa Águas do Sertão, já o Bloco C ficará sob a responsabilidade da empresa Verde Ambiental.

... A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), foi uma das grandes interlocutoras durante as diversas fases de negociação deste arrojado projeto de concessão do saneamento, que foi desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2016.