Roberto Baia

Desmentiu boatos

Roberto Baia 09 de março de 2022
Desmentiu boatos
Daniel Barbosa não revelou em qual partido disputará as eleições deste ano - Foto: Divulgação

O pré-candidato à Câmara Federal Daniel Barbosa, desmentiu informações de blogs de notícias de que estaria negociando a vaga de vice-governador numa suposta chapa do ex-prefeito da capital, Rui Palmeira (PSD). Porém, não revelou em qual partido pretende estar nas eleições deste ano – por não ter mandato eletivo, Daniel pode escolher sua legenda até seis meses antes das eleições.

Buscando apoio


De acordo com o arapiraquense, ele tem conversado com diversos atores políticos sobre chapas proporcionais e afirmou que será candidato à Câmara Federal. Ainda de acordo com Barbosa, o municipio de Arapiraca precisa de um representante que lute pela região.

“Arapiraca e o Agreste precisam de um representante que lute pela região, incentivando o desenvolvimento do interior do estado e do nosso povo”, disse.

Não compareceram


Na segunda-feira,7, aconteceu em Maceió, a convenção estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sem a presença de Daniel Barbosa e do prefeito Luciano Barbosa, ambos filiado ao partido. A ausência de Barbosa chama atenção pela importância do colégio eleitoral que gere e pode indicar rusgas na relação com Calheiros.

Casos de desaparecimentos


Um Projeto de Lei (PL), de autoria da deputada Jó Pereira, cria diretrizes de políticas públicas intersetoriais e uma rede de atendimento voltadas à prevenção e à divulgação dos casos de desaparecimentos de pessoas, especialmente crianças e adolescentes, em Alagoas. A parlamentar falou sobre o assunto na segunda-feira, 7, durante a audiência pública que discutiu, na Câmara Municipal de Maceió (CMM), casos de crianças desaparecidas na capital.

Prevenção nas escolas

Para Jó, além de discutir o drama dos desaparecimentos, é necessário provocar a construção de políticas públicas estruturadas, que comecem com a prevenção nas escolas, por meio de materiais educativos e informativos, encontros com adolescentes, alerta para os riscos, família dentro escola, oferta de matrículas em unidades escolares próximas às residências das crianças e cuidados no transporte escolar.

Prevenir o desaparecimento


“Essa política pública precisa ter foco não só em procurar quem desapareceu, mas prevenir o desaparecimento”, defendeu, chamando a atenção para a histórica falta de prioridade em relação àquela que deveria ser a principal política pública: a educação. “Precisamos entender as causas que podem colaborar para o desaparecimento, principalmente de crianças e adolescentes e, entre essas causas, estão à ausência de creches e a sobrecarga das mulheres que precisam ir para o mercado de trabalho, muitas vezes tendo que deixar os filhos expostos a todo tipo de violência”, analisou.

Operação no Agreste


A Polícia Civil de Alagoas realizou nas primeiras horas da manhã de ontem, mais uma fase da Operação Resguardo. A ação aconteceu a nível nacional cumprindo mandado de prisão em aberto contra indivíduos acusados em crimes de feminicídio. Cerca de 48 mandados foram cumprindo com foco na cidade de Arapiraca e outras cidades de Alagoas.

A operação foi coordenada pela delegada da Polícia Civil (PC), Fabiana Leão. Segundo ela, foram cumpridos 26 mandados dos 46 expedidos. O maior número de mandados está concentrado no interior. Ao todo, 84 policiais civis participam da operação.

Operação conjunta


A primeira edição da operação foi realizada de janeiro a março de 2021, e mais de 10 mil pessoas foram presas em todo o país. Essa é uma operação conjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A operação Resguardo II também acontece nos demais Estados do país e no Distrito Federal.

Documentos municipais


Após entendimento entre o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley e do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Otávio Lessa, controladores e contadores ganharam mais fôlego para envio de documentos municipais via SIAP. A nova ferramenta adotada pelo TCE é um sistema que está aglutinando todas as informações através de inteligência artificial para identificação de dados.

Integração e interação

Em reunião técnica na AMA, o presidente Otávio Lessa, a procuradora Geral do MP de Contas, Stella Méro e a equipe de TI reforçaram que a intenção dos órgãos é promover integração e interação junto aos prefeitos, com objetivo de evitar punições e garantir julgamentos dentro da vigência dos gestores.

Treinamentos gratuitos


Segundo o diretor de TI, Lúcio Melo, a implantação da metodologia segue parâmetros modernos para que, os erros sejam eliminados e as fiscalizações sigam mais rápidas. Também por solicitação do presidente da AMA, a Escola de Contas fará treinamentos gratuitos para que os servidores públicos possam ter segurança nas ações, principalmente com relação a portaria Nº 30/2022.


... Doze defensores públicos participam da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece em Arapiraca e Maceió desde segunda- feira, 7, e vai até está sexta-feira, 11.

...Conforme o Tribunal de Justiça, 200 audiências foram pautadas para a ação, cujo objetivo é dar celeridade à resolução de casos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher.

... Em Arapiraca, a ação é de forma virtual e presencial, no Juizado da Mulher. E em Maceió, o mutirão acontece de forma presencial, no Juizado de Violência Doméstica, que funciona dentro da Casa da Mulher, na Praça Sinimbu, no Centro.