Edmilson Teixeira

Municípios

Edmilson Teixeira 09 de março de 2022

Com a missão de contribuir com a melhoria do ambiente empresarial e com a transformação digital nos municípios alagoanos, o Sebrae/AL lançou o Programa Cidade Empreendedora, em solenidade realizada na manhã da última segunda-feira , em sua sede, em Maceió.

Municípios II


A iniciativa irá ofertar capacitações, consultorias e apoio à promoção de políticas em eixos como compras públicas, legislação e educação empreendedora, contribuindo com cadeias como agronegócio, indústria e turismo. A solenidade de abertura contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais.

Envolvidos


O Programa Cidade Empreendedora abrange, inicialmente, 21 municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

União dos Palmares


Já imaginou toda a população brasileira tendo acesso a dentistas e médicos remotamente e de forma gratuita? Tudo pelo SUS? A ONG SOS Dental Social começa um projeto em que implementa um APP totalmente customizado em parceria com as Prefeituras e, assim, desafoga o sistema público de saúde e leva mais qualidade de vida para a população. A primeira parceria acontece com a Prefeitura de União dos Palmares e já são centenas de pessoas com atendimento rápido, digital e eficaz.

Formato


O projeto é incrível, a ONG implementa um aplicativo totalmente customizado para cada Prefeitura, onde através de biometria já tem dados como pressão arterial, IMC, risco cardiovascular, risco de AVC e muito mais. Na sequência, o paciente passa por uma triagem com uma equipe altamente capacitada composta por enfermeiros treinados, tudo isso de forma remota.

Branquinha

No mês da mulher, cuja data foi celebrada ontem, dia 8, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, no último final de semana, mais um mutirão de mamografia. A ação resultou no benefício para 29 mulheres. Todas foram transportadas com conforto e segurança, em um ônibus disponibilizado pela Prefeitura, à Clínica Nova Imagem, em Maceió, para realizar o referido exame.

Passo do Camaragibe


Um ato de vandalismo foi registrado após uma pessoa destruir a imagem de Padre Cícero, localizada no Distrito Barra de Camaragibe, em Passo do Camaragibe. A informação foi divulgada na segunda-feira, pela paróquia de N. Sra. da Conceição, do município. Em nota, a arquidiocese repudiou o caso e destacou que, segundo o Código Penal Brasileiro, é crime “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”.

Traipu


A ex-prefeita de Traipu, Conceição Tavares, que chegou até disputar a eleição passada, foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), com votos dos desembargadores Domingos Neto, Alcides Gusmão e Adamastor Cirilo a ficar inelegível por oito anos. Assim, Conceição não poderá votar nem ser votada. A bronca se relaciona a supostos desvios de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no ano de 1999.

São José da Tapera


O Prefeito Jarbas Ricardo disse que prestigiou ontem a solenidade de abertura da X Plenária Municipal de Saúde. O evento tem como tema: "A participação do controle social no enfrentamento de uma pandemia pelo SUS." Afirmou Jarbas que se trata de um momento de muita importância na tomada de decisão e debates para a construção de uma saúde participativa e de qualidade para os usuários taperenses.

Arapiraca


No próximo sábado entra em cena pelos bairros periféricos de Arapiraca o programa Meu Amigo Pet. Trata-se de um castramóvel que visa promover a castração de animais tutelados por famílias de baixa renda. A primeira comunidade que receberá a iniciativa é o bairro Nova Esperança. Também poderão participar da triagem os cães tutelados por moradores dos bairros Boa Vista e Verdes Campos.

Rio São Francisco


Na segunda-feira a Chesf anunciou a redução da vazão a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) dos atuais patamares de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 3.500 m³/s, a partir de amanhã quinta-feira, chegando a 3.000 m³/s no sábado, dia 12.

Rio São Francisco II


Diz a Chesf que o reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil e tem previsão de atingir 100% até final de abril, quando encerra o período úmido na Bacia. A redução se dá por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido, entre final de abril e início de maio.