Roberto Baia

Triste perda

Roberto Baia 05 de março de 2022
Triste perda
Paulo Silva faleceu de infarto na quinta-feira,3, causando comoção entre amigos e familiares - Foto: Divulgação

Com a presença de familiares e amigos, foi sepultado na tarde de sexta-feira, 4, em Rio Largo, Paulo José da Silva, presidente da Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro Brasileiras (Fretab). Ele estava à frente da Federação há 22 anos. Paulo faleceu na noite de quinta-feira, 3, após sofrer um enfarto.

Paulo participou do clip ‘Que Rei sou eu’ filmado na Serra da Barriga dirigido por esse colunista.

Atuação


Paulo era conhecido por sempre buscar melhorias para a cultura Afro e tinha uma cadeira na Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas. Sempre defendeu a melhor qualidade de vida para cada pessoa necessitada. A secretária da pasta, Maria Silva, prestou uma homenagem a Paulo nas suas redes sociais.

Sempre solidário


Paulo ficou conhecido também pela sua generosidade. Segundo relatos de seus amigos, o líder religioso sempre fez questão de estender à mão a quem passasse na sua porta e necessitasse de ajuda.

“Paulo Silva, fez um grande trabalho no estado de Alagoas e em outros estados. Promoveu em Alagoas vários seminários e participou de diversos congressos. Fez um grande trabalho no candomblé, foi um grande defensor da nossa religião tradicional de Matriz Africana. Tivemos uma grande perda. É o que eu tenho a dizer desse grande presidente,” disse Samuel Ketu.

Fortes chuvas


Na sexta-feira, 4, foi registrado fortes chuvas em diferentes regiões de Alagoas, causado transtornos à população. Em Traipu e Teotonio Vilela, moradores registraram enxurradas invadindo as residências.

Em Traipu, algumas casas a água chegou a ultrapassar 20 centímetros, provocando estragos em móveis e eletrodomésticos.

Em Teotônio Vilela, pessoas relataram que não estavam conseguindo sair de casa para trabalhar devido às ruas alagadas.

Nova crise


Neste sábado o ASA volta a atuar pelo campeonato alagoano, às 17 horas, enfrentando o CSE, no estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. O jogo é válido pela 5ª rodada e a equipe comandada pelo técnico Renatinho Potiguar terá alguns desfalques, uma vez que alguns atletas estão no Departamento Médico. Além disso, o meia Maykon Alagoano e o atacante Sávio pediram para sair.

Pediram para sair


Na noite de quinta-feira, 3, o técnico Renatinho Potiguar confirmou que os dois jogadores pediram para sair e já deixaram o clube. O motivo, supostamente, seria pela complicada situação que o clube Alvinegro vem passando, além da estrutura, infraestrutura e salários atrasados e entre outros aspectos.

Falta de opção


“A gente tem uma equipe em mente, mas vamos esperar o Departamento Médico, para que possamos definir. As dúvidas são mais pela questão médica e espero que alguns atletas voltem para poder nos ajudar”, destacou o comandante alvinegro, que enfatizou sua dificuldade com a falta de opções para o meio de campo e ataque.

Ação conjunta


Uma ação conjunta da Polícia Civil de Alagoas, por meio dos agentes da Delegacia do 62º DP de Craíbas, e a Polícia Militar do Paraná, por meio do 5º BPM de Londrina, resultou na prisão de um homem, foragido da Justiça alagoana, acusado de ter praticado um homicídio duplamente qualificado no dia 20 de setembro 2020, no Povoado Santa Rosa, município de Craíbas/AL.

Foi preso


Após receber informação do 62º DP de Craíbas e do 5º BPM de Londrina, uma guarnição da ROTAM conseguiu prender o foragido na Rua Silvia Aleixo, Bairro Parque das Indústrias, em Londrina, cidade do Paraná. Em seguida, o acusado foi encaminhado ao centro de triagem de Londrina, onde se encontra à disposição da Justiça alagoana.

Aguardará o julgamento

Posteriormente, o preso será recambiado para alguma unidade prisional de Alagoas, onde aguardará o julgamento, podendo pegar uma pena de reclusão de 12 a 30 anos, pois cometeu homicídio duplamente qualificado por motivo fútil. A vítima Cleiton Ferreira da Costa, 38 anos, foi assassinada com um tiro de espingarda cal. 12, em setembro de 2020, nas proximidades de uma casa de farinha, no Povoado Santa Rosa, zona rural de Craíbas/AL.


... Neste sábado, e domingo, 6, motociclistas adeptos da modalidade velocross reúnem-se em Penedo para participar da 1ª etapa da Copa Alagoana de Velocross, competição que terá mais cinco provas ao longo do ano.

... Com apoio da administração Crescendo Com Seu Povo, o circuito do esporte radical foi instalado nas imediações da subestação de energia elétrica localizada à margem da rodovia AL 101 Sul, na saída de Penedo para Piaçabuçu.

... A entrada é gratuita, com orientação dos organizadores para a doação de um quilo de alimento não perecível que será repassado à entidade Mãos Que Abraçam.