Edmilson Teixeira

Alívio total

Edmilson Teixeira 05 de março de 2022

Tão logo avistou sua família no saguão de desembarque do Aeroporto de Guarulhos, na manhã de quinta-feira, Júnior Moraes correu. Para quem tanto esperou aqueles segundos eram preciosos: era preciso abraçar as pessoas que ele temia nunca mais ver. O atacante do Shakhtar Donetsk, uma espécie de líder do grupo de brasileiros escondidos no bunker de um hotel em Kiev desde a invasão da Rússia à Ucrânia, chegou ao Brasil sob forte emoção. Ao abraçar a esposa e os filhos, chorou muito.

Alagoano


Também procedente da Ucrânia, na terça-feira quem chegou aqui em Maceió foi o alagoano, meia-atacante Pedrinho. O jogador do Shakhtar Donestk foi recebido por familiares no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Na chegada, recebeu também uma carta e uma camisa enviadas pelo CSA. Pedrinho foi negociado no ano passado pelo Corinthians/SP ao time ucraniano.

Brilhando nas alturas


O Palmeiras bateu o Athletico por 2 a 0 na quarta-feira, no Allianz Parque, e conquistou a Recopa Sul-Americana pela primeira vez. Na ida, os times empataram em 2 a 2, na Arena da Baixada. O título inédito representa a oitava taça do Verdão em oito anos

Além do troféu, o time alviverde encheu os cofres com 1,6 milhão de dólares (R$ 8,32 milhões, na cotação atual). O vice recebeu 800 mil dólares (R$ 4,16 milhões).

Histórico


Esta foi a 36ª edição da Recopa Sul-Americana. Disputada entre 1989 e 1998, a competição vem sendo realizada de forma ininterrupta desde 2003. O Boca Junior é o maior vencedor, com quatro títulos (1990, 2005, 2006 e 2008). O rival River Plate aparece logo atrás com três (2015, 2016 e 2019). O futebol brasileiro, agora, possui 12 campeões: Internacional, Grêmio e São Paulo venceram duas vezes cada, enquanto Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Santos levantaram a taça uma vez.

Grana na jogada


O Corinthians está próximo de concluir a venda do meia Gabriel Pereira, de 20 anos, ao Grupo City. Cria da base, o jogador deve iniciar sua trajetória no New York City, já que a janela de transferências da MLS (Major League Soccer) fecha apenas em maio. O grupo é dono também do Manchester City, da Inglaterra, o que torna o desafio ainda mais interessante para o jovem jogador.

Sufoco


Depois de ser derrotado para o Altos por 1 x 0 na quarta-feira, em Teresina/PI, a direção do Sport jogou duro ao cancelar entrevista do técnico Florentín; e o pior: anunciou sua dispensa após eliminação na Copa do Brasil. O recente Florentin teve o azar de chegar a sete partidas sem vencer, e o fim de sua permanência no clube pernambucano foi a derrota na estreia da competição nacional.

Azarados


A eliminação do Sport para o Altos na primeira fase da Copa do Brasil concretizou a pior participação do futebol pernambucano na história da competição nacional, que já tinha visto Náutico e Salgueiro também deixarem a disputa após o primeiro jogo (frente Tocantinópolis e Santos, respectivamente). Antes, o Estado só havia dado adeus à Copa do Brasil logo na fase inicial, em 1995, mas quando contou apenas com dois representantes.

Especulação


O Atlético/MG viu alguns jogadores do seu elenco profissional envolvidos em especulações de saídas. Rodrigo Caetano, diretor de futebol, negou a negociação com o rival América/MG. E o ge apurou que o plano do Galo é manter o atual time de 35 peças até, ao menos, a final do Estadual 2022.

Fenômeno


Dividido entre a ponte aérea entre Valladolid e Belo Horizonte, cuidando dos seus dois clubes, Ronaldo Fenômeno deu fim à pausa do Carnaval. Ele estava em São Paulo e desembarcou nesta sexta-feira em Belo Horizonte com uma agenda curta, mas com foco diretamente aos interesses celestes. Ronaldo ficará em Belo Horizonte apenas até segunda-feira. Depois, retornará à Espanha para acompanhar o Valladolid, que tem sido o centro das atenções in loco do Fenômeno nas últimas semanas.

Ponto final


A Fórmula 1 anunciou a rescisão do contrato para a realização do Grande Prêmio da Rússia. A decisão foi tomada por conta da invasão russa à Ucrânia na última semana. A prova deste ano, que seria realizada em Sochi, já havia sido cancelada. Nesta quinta, porém, a F1 divulgou um comunicado em que confirma a rescisão definitiva.

Treinador fraco


“Acho que o mérito da Portuguesa foi aproveitar uma bola parada. Eles tiveram esse aproveitamento no gol, não acredito que eles tiveram volume. A gente teve uma equipe organizada a todo o momento, mas pouco inspirada ofensivamente para que pudesse abrir o placar e sair vencedor” essa foi a desculpa do fraco treinador do CRB, Marcelo Cabo depois da eliminação por conta de derrota sofrida na quinta-feira por 1 x 0 para o time carioca, pela Copa Brasil.

Rindo a toa


O técnico Mozart saiu em defesa de Marco Túlio após a vitória do CSA, pelo Alagoano por 2 a 0, sobre o Cruzeiro-AL, e enalteceu a qualidade do jogador. Ele revelou ainda que o atacante tem sua total confiança e fez questão de destacar a assistência para o segundo gol azulino contra a equipe arapiraquense. Marco Túlio chegou ao CSA em 2021 e tem 55 jogos com a camisa azulina. Na atual temporada, atuou em 10 partidas e tem três gols.