Roberto Baia

Educação em greve

Roberto Baia 04 de março de 2022
Educação em greve
Sem acordo com a gestão municipal, servidores da educação realizaram nova paralisação - Foto: Divulgação

Os servidores da educação da cidade de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, resolveram realizar uma nova paralisação após uma reunião com o prefeito Zé Pacheco (PP). A categoria não teve sucesso nas negociações com a Prefeitura.

Segundo a comissão dos professores, nenhuma das reivindicações da categoria foi atendida durante as tentativas de negociação.

Sem acordo


"Como não houve nova proposta do gestor, a categoria decidiu que irá continuar lutando por seus direitos e, para isso, realizará paralisações nos dias 7, 9 e 11 de março. No dia 07 de março, além da paralisação será realizada assembleia em salão próximo ao posto do Moisés. Após a reunião, os funcionários da educação sairão pelas ruas da cidade em passeata", explicou a comissão dos professores.

Salários atrasados


Os profissionais do município esclarecem que, diferentemente do que vem sendo dito por defensores da gestão municipal, seus salários estão bastante defasados pelos reajustes que não foram concedidos nos últimos 3 anos.

Mais valorização


A categoria reivindica mais valorização, tendo em vista que o município não concede reajustes desde o ano de 2019, tendo recebido implementação do Governo Federal que chega a 50,24% do valor do piso nacional do magistério (4,17% de 2019, 12,84% de 2020 e 33,23% de 2022).

Desistiu da candidatura


O vice-prefeito de Penedo João Lucas (PRTB) anunciou na quarta-feira, 3, que desistiu de sair a candidato a deputado estadual nas eleições desse ano. O anúncio da desistência foi feito através das redes sociais do vice-prefeito.

A postagem afirma que a decisão se deu após conversa com a família. Segundo as informações, com a sua retirada Penedo terá apenas um candidato na disputa por uma cadeira na ALE, o filho do atual prefeito Ronaldo Lopes, Guilherme Lopes.

Apoio politico


João Lucas aproveitou a postagem para declarar seu apoio para as eleições deste ano. Segundo ele, seus candidatos são Arthur Albuquerque para entrar na Assembleia Legislativa do Estado, Marx Beltrão (PSD) para deputado federal e Antonio Albuquerque (PTB) para governador. Essa é a primeira vez que o nome de Albuquerque é defendido para substituir Renan Filho no Governo do Estado.

Arapiraca de luto


O arapiraquense José Pereira Neto, 79 anos, mais conhecido como "Pereirinha", foi sepultado ontem com a presença de familiares e amigos, no cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió.

Pereirinha morreu na quarta-feira, 2, em Maceió, vítima de câncer. Ele era aposentado pelo Banco do Nordeste e professor universitário na área do Direito.

Em Arapiraca, atuou na diretoria jurídica do Asa enquanto residia na capital do Agreste. O advogado arapiraquense foi um dos responsáveis pela luta e reconhecimento do primeiro título do ASA em 1953.

Estava desaparecido


O corpo encontrado na manhã de ontem, em Arapiraca foi identificado como Adelmo Pereira Barbosa. De acordo com a polícia, o corpo foi encontrado boiando no Lago da Perucaba por populares.

Adelmo estava desaparecido desde o último final de semana. O último contato com a família foi na sexta-feira, 25, quando saiu de casa e disse que iria curtir o carnaval. Ele foi visto pela última vez no Lago da Perucaba enquanto bebia com alguns amigos. Devido ao desaparecimento, a família fez um boletim de ocorrência.

As Policias Militar e Civil foram acionadas para o local, assim como o IML que já fez a remoção do corpo para realização da autópsia.

Hospital de Emergência


O período de Carnaval foi marcado pelo acolhimento a 737 pacientes no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Do total de pacientes atendidos, 182 apresentavam ferimentos provocados por acidentes de trânsito, que representaram 24,6% dos acolhimentos.

Atendimentos


Das pessoas feridas em razão de acidentes de trânsito atendidas no HEA entre o sábado, 26, e a quarta-feira de Cinzas, 2, 161 se envolveram em acidentes com motocicletas, sendo 110 casos somente de queda de moto. Os dados foram computados e divulgados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da maior unidade hospitalar do interior do Estado.


... O Campus I – Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), anunciou que o retorno presencial das aulas, que estava previsto para a próxima segunda-feira, 7, e precisou ser adiado em razão da reforma do prédio que ainda não foi concluída.

... A rede elétrica passará por uma mudança para instalação de uma subestação elétrica. O retorno presencial das aulas se dará no dia 14 de abril.

... O calendário acadêmico permanece, com o início do semestre letivo no próximo dia 7, de maneira online.