Sérgio Toledo

Os morcegos e os pombos.

Sérgio Toledo 03 de março de 2022

Morcegos são mamíferos que voam. Ordem Chiroptera. Os quirópteros dividem-se em verdadeiros e as raposas-voadoras. Podem comer frutos, folhas, sementes, néctar, pólen, artropodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. 70% são insetívoros, o restante frugívoros. Três espécies se alimentam exclusivamente de sangue. São os hematófagos. São os chamados vampiros e se encontram na américa latina.


Pombos são aves. Columba livia. Comem gramas e frutas. Ave sinantrópica, se adaptou bem ao ambiente urbano. Vive ao lado do ser humano mesmo que este não queira. Andam no chão na maioria das vezes. Voa para locais de casas ou apartamentos onde fazem seus ninhos. Não fazem ninho em árvores.


Importância dos morcegos. Para a ecologia e a conomia.


Centenas de sementes são transportadas à noite por um animal. Ajudando na reprodução de centenas de espécies de plantas, fazendo um reflorestamento. Fazem como os beija-flores e as abelhas polinizam as plantas.


Se alimentando de pequenos animais como roedores e gafanhotos fazem um controle das pragas na agricultura.


Ultra-som e sonar são aperfeiçoados apartir dos estudos de seu sonar. O morcego emite ondas ultrassônicas muito alta na faixa de 20 a 215 quilohertz, pelas narinas ou pela boca. Sua saliva tem efeito anticoagulante. Existem estudos para serem usados nos humanos.


Já os pombos que tantas pessoas erroneamente alimentam nas praças e ruas de todo o mundo trazem sujeiras e doenças. Se reproduzem muito rápido. Suas fezes ressecadas podem ser espalhadas pelo vento e ser inalada pelos humanos produzindo várias doenças.


Competem com as outras aves nativas pelo espaço e alimento. Sujam com suas fezes danificando os pisos das cidades e seus monumentos.


Até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombos. Histoplasmose, salmonelose, criptococose, ornitose, meningite, encefalite e infecção por escherichia coli. Apesar de tudo não devem ser dizimados e sim controlados.