Edmilson Teixeira

“O lado do Brasil é o Brasil”

Edmilson Teixeira 03 de março de 2022

Jornal “O Liberal”: “A postura do Brasil diante da invasão da Ucrânia pelo governo da Rússia foi analisada pelo ex-ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff e ex-deputado federal, Aldo Rebelo, em entrevista ao diretor de conteúdo do Grupo Liberal, Daniel Nardin. Para Rebelo, que foi também secretário de Coordenação Política e Assuntos Institucionais do governo Lula (de 2004 a 2005), a diplomacia brasileira tem exercido a posição correta, de não tomar partido no conflito internacional. Aldo Rebelo destaca que o governo brasileiro decidiu agir na crise atual da mesma forma que em 2014, quando a Rússia anexou o território da Crimeia, antes pertencente ao governo ucraniano. ‘Foi a mesma posição. Uma posição cuidadosa de não apoiar, naturalmente, porque ninguém apoia um gesto de guerra, de invasão, mas também de não condenar. E eu não me recordo de ter tido tanta cobrança como está ocorrendo agora, para que o presidente Bolsonaro decida por um lado ou por outro”. De acordo com Rebelo, a crise internacional não representa um problema que envolve o Brasil diretamente, por isso a isenção é o melhor caminho. ‘Qual foi a posição do Brasil quando a Iugoslávia foi bombardeada pela Otan? O que eu sei é que a Embaixada do Brasil em Belgrado ficou aberta, dia e noite, para prestar a assistência necessária às vítimas do bombardeio, mas o Brasil não saiu assumindo posição como querem agora. Não, o lado do Brasil é o Brasil. E o Brasil tem cooperação e amizade com todos os países’, defendeu”.

Insônia


Renan Filho vive os últimos 30 dias do segundo mandato como governador de Alagoas. Seu drama é sentir que não preparou ninguém para sucedê-lo em condições viáveis de ser reeleito, enquanto ele próprio tentará, certamente, um mandato de senador. Ainda há quem acredite que ele fica no cargo.

Discordância


Lauro Jardim, em “O Globo”, diz que Geraldo Alckmim, ex-governador de São Paulo, poderia se filiar à Rede Sustentabilidade e ser o vice na chapa de Lula. A ex senadora Heloísa Helena, liderança da Rede, rebate: “É mais fácil uma manada de búfalos e unicórnios voando no céu do que acontecer isso”.

Vila Galé


Ainda em março a rede Vila Galé deve iniciar as contratações para o resort que está construindo na Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas. Hoje, às 18 horas, uma live no Youtube da Vila Galé explicará sobre os processos seletivos para emprego no grupo. A unidade de Alagoas fica pronta em junho.

Agenda


Hoje, às 22h30m, a TV Record vai abordar em rede nacional os danos causados pela exploração de sal-gema pela Braskem em Maceió, atingindo os bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol. Aos poucos, o Brasil vai se informando sobre a maior tragédia ambiental urbana do país.

Absurdo


O presidente da OAB/AL, Wagner Paes, está inconformado com a aprovação de uma lei estadual concedendo aos advogados desconto na aquisição de ingressos para eventos. É uma legislação que penaliza realizadores de eventos e privilegia uma categoria. Várias entidades já estão reagindo a isso.

Livre de vez


“UOL”: “O ministro do STF Ricardo Lewandowski suspendeu a última ação penal pendente contra o ex-presidente Lula (PT) resultante da investigação da Operação Lava Jato na Justiça. Esse processo contra Lula trata de um suposto tráfico de influência na compra de caças Gripen, fabricados na Suécia.”
*O Carnaval marcou os falecimentos do coronel PM Edson Gomes, 96 anos, que chefiou a Casa Militar; do empresário Marcus Loureiro, 69 anos, do Grupo Ginseng; de Bertini Mota, 88 anos, a “Eterna Miss Alagoas”.


* A vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten, está assumindo o comando da entidade até 31 de março, por conta do Mês da Mulher. É a terceira vez, em 90 anos, que uma mulher assume a liderança da instituição.

*O Banco do Nordeste encerrou 2021 com lucro líquido de R$1,62 bilhão, aumento de 59% em relação a 2020. O índice de eficiência operacional ficou em 53,1%, evolução de 9,9 pontos percentuais comparado a 2020.

*Liliane Vicente, aluna da Ufal, obteve o 2º lugar na edição brasileira do Prêmio Empreendedor Estudantil Global, da Organização de Empreendedores do Brasil. Agora vai representar o país na etapa internacional.

*A Secult/Alagoas lançou edital de chamamento público para credenciamento de artistas e profissionais de arte e cultura. A iniciativa visa fortalecer a produção cultural e incentivar por meio de contratação em projetos.

*“A Educação Criativa e os desafios do retorno às aulas presenciais” é o tema da Jornada Pedagógica 2022, que será realizada hoje e amanhã pela Prefeitura de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Educação.

* A Chapecoense disse, no processo do acidente com avião da sua delegação, que o lateral Alan Ruschel, um dos sobreviventes, ganhou "notoriedade" e "alavancou seus ganhos" com a tragédia. O jogador se indignou.



“O que a Rússia está fazendo com a Ucrânia é o pior tipo de bullying bélico que pode existir de uma nação livre contra outra também livre”

Eduardo Magalhães

Cientista político