Roberto Baia

Construção de creches

Roberto Baia 25 de fevereiro de 2022
Construção de creches
Prefeito Luciano Barbosa anuncia construçâo de creches em Arapiraca - Foto: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

O prefeito Luciano Barbosa anunciou, ontem, em suas redes sociais, a implantação do maior programa de construção de creches da história de Arapiraca.

De acordo com a publicação do gestor arapiraquense, a partir deste mês de março, o programa vai começar pelo bairro Manoel Teles, que recebeu a visita, na tarde de quarta-feira, 23, do prefeito, secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro, e das arquitetas Larrisa Cajueiro e Katy Duarte.

Visitaram o terreno


Eles visitaram a área onde será construído um amplo e moderno Centro de Educação Infantil e espaço de convivência urbana na localidade, que ainda é um bairro com muita vulnerabilidade social em Arapiraca.

De acordo com o prefeito Luciano Barbosa, o programa também contará com a integração da Secretaria de Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, entre outros órgãos da administração municipal.

Mapeamento da área


Com o aval do prefeito Luciano Barbosa, as equipes de técnicos das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já mapearam as áreas e terrenos públicos onde possam ser construídas mais creches e escolas.

Caso esclarecido


A Polícia Civil (PC) informou na manhã de ontem, que o caso do desaparecimento da estudante Elen Karoline dos Santos, de 18 anos, está esclarecido. A jovem saiu de casa para ir à escola, na noite do dia 4 de novembro, no município de São Sebastião, Agreste de Alagoas, e não mais voltou nem deu notícias.

Entrou em contato

De acordo com as informações repassadas pelo delegado Renivaldo Batista, titular do 86º Distrito Policial de São Sebastião, Elen Karoline manteve contato com a família, por meio do Instagram de uma sobrinha. Durante o contato com familiares, a jovem informou estar bem, mas por enquanto não pretende retornar para casa.

O delegado disse ainda que, diante dessas informações, está concluindo o inquérito aberto para investigar o caso, e vai enviá-lo ao Ministério Público, pedindo o arquivamento.

O caso


Elen, que é estudante, sumiu após sair de casa para uma aula. Ela deixou um bilhete para o companheiro, desejando que ele fosse feliz sozinho. “Vá ser feliz só! Fui, tchau. Vê se muda! Deus te abençoe”, diz. Dois dias antes do desaparecimento, a jovem teria discutido com o companheiro Hélido.

Operação no Agreste


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou, ontem, uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. A ação foi denominada de Laços de Família e cumpre 10 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão nas cidades de São Sebastião e Arapiraca. O líder da quadrilha, o pai dele, dois irmãos e outro membro da família que era colaborador no tráfico, foram presos.

Investigação

A operação é fruto de um trabalho investigativo realizado pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, que foi realizada de forma integrada com 1ª Companhia Independente da Polícia Militar. As investigações realizadas constataram que uma organização criminosa vinha praticando tráfico de drogas em São Sebastião, principalmente no bairro Peroba, e no bairro Canafístula em Arapiraca.

Ações criminosas

Outro detalhe que chamou a atenção dos investigadores foi a relação familiar entre a maioria dos integrantes do grupo criminoso. O líder da Orcrim reside em Arapiraca e de lá orientava todas as ações criminosas na região. Pelo menos quatro membros da família participavam do esquema criminoso. Esse grau de parentesco entre os integrantes originou o nome da operação Laços de Família.
Com base em provas técnicas, a DEIC realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. (Com 7 Segundos).

Novos programas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, lançaram ontem, em Arapiraca dois novos programas do setor: o Rumo Às Aulas 2 e o Meu Ciclo na Escola. O primeiro direciona recursos direto aos gestores para promoção de melhorias na estrutura física das escolas, e o segundo beneficiará mais de 20 mil alunas da rede estadual de ensino em situação de vulnerabilidade social com a entrega de kits de combate à pobreza menstrual.

Início do ano letivo


Na sua edição, o encontro celebra o início do ano letivo de 2022 para os estudantes da região Agreste, o primeiro 100% presencial depois da pandemia. A solenidade contou com apresentações culturais e uma conversa descontraída entre os alunos, professores e os representantes do poder executivo. O secretário Rafael Brito comandou um bate-papo com os alunos que se destacaram durante o ano letivo de 2021 sobre os programas que têm feito a diferença na vida dos estudantes, como o Cartão Escola 10 e o Professor Mentor.

O evento de boas-vindas é uma iniciativa que busca mobilizar e estimular os estudantes para o ano letivo de 2022 através de ações dinâmicas para troca de experiências e ações integradoras.

.... A segurança municipal de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, agora está nas mãos de uma mulher. Cristiana Félix foi empossada na quarta-feira, 23, como comandante da Guarda Municipal.

... É a primeira vez que uma mulher assume o cargo na cidade.
Ela comandará mais de 70 guardas municipais.

.... “No princípio deu medo, mas depois eu pensei melhor. Estou aqui há 17 anos. Fiquei muito feliz e acredito que vou fazer um bom trabalho, porque eu nunca me ausentei da Guarda Municipal, eu sempre estive aqui.