Sérgio Toledo

Covid longa. (Long covid)

Sérgio Toledo 24 de fevereiro de 2022

Termo usado para a covid-19 qundo os sintomas, ou alguns sintomas, ultrapassam semanas ou meses.


A Organização Mundial da Saúde define Covid longa, quando os sintomas se mantem por três meses e não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo.


Em junho de 2021 o Imperial College London, em pesquisa com mais de meio milhão de pessoas na Inglaterra, encontrou dois tipos de pessoas com sinomas persistentes. O primeiro menor com sintomas respiratórios. Tosse ou falta de ar. O outro grupo, sintomas mais gerais. Incluindo cansaço e fadiga.


No mesmo estudo em Leicester, os pesquisadores encontraram duração de cinco meses ou mais para a covid longa. E até casos com 12 meses de duração.


Os sintomas apresentados: falta de ar, fadiga, dificuldade para dormir, palpitação, ansiedade, dores articulares, dificuldade para se concentrar, tosse persistente e alteração de olfato e paladar. As porcentagens maiores: 51% fadiga, 37% perda de olfato, 36% falta de ar e 28% dificuldade de concentração.


Orientações gerais. Tenha ritmo, sem se esforçar demais. Divida as tarefas. Descanse. Tente aumentar gradativamente a quantidade de exercícios, inclusive de alongamentos. Mantenha-se ativo. Tenha contato com outras pessoas, familiares e amigos. Faça anotações. Planeje o seu dia.


O tratamento para covid longa específico ainda não existe. É sintomático. O seu médico clínico geral, geriatra, infectologista irá orientar. Podendo encaminhar o paciente para áreas de reabilitação.


Prevenção continua sendo a VACINA! Vacinação para todos, para evitar a covid-19 grave, como também a covid longa!