Edmilson Teixeira

Paulo Jacinto

Edmilson Teixeira 23 de fevereiro de 2022

O PROS - Partido Republicano da Ordem Social, anunciou ontem, a filiação de Lérida Lobo, uma das mais importantes lideranças da causa animal de Alagoas. Lérida é a presidente da Anjinhos4Patinhas, que funciona na cidade de Paulo Jacinto, um projeto de referência nacional na proteção e defesa dos animais, sobretudo, os abandonados de rua. Com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, o projeto atende a milhares de animais resgatados em todos os municípios do Estado.

Paulo Jacinto II

Lerida Lobo foi convidada para se filiar ao PROS pelo secretário nacional da causa animal do partido, o jornalista e cineasta Paulo Memória. Ela ressaltou a importância de estar na militância do único partido que tem compromisso programático com a causa animal. No seu discurso no ato de filiação, ressaltou seu compromisso com os animais, uma bandeira que abraçou há mais de 20 anos.

Argumento


O presidente estadual do PROS, Marçal Fortes, fez as saudações iniciais à nova filiada, afirmando que o PROS é um partido que tem investido nas pautas sociais como política partidária e que a entrada de Lérida representa este compromisso de pensar Alagoas a partir deste entendimento estratégico. O vice-presidente, Adeilson Bezerra, por sua vez, afirmou que a vinda da filiada representa a conquista de mais um importante quadro político e social do Estado, e que se sentiu honrado em ter mais uma militante do partido comprometida com uma agenda de interesse público.

Coruripe


Vereadores retomaram as atividades do Legislativo na última quarta-feira, com a presença do prefeito, Marcelo Beltrão, do vice-prefeito e do secretariado. A Sessão foi marcada por discursos de renovação de compromisso, prestação de contas dos trabalhos realizados, agradecimentos e cobranças ao Executivo. O presidente da Casa, Dalmo Porto, destacou sobre a responsabilidade na mediação entre os poderes, no sentido de garantir o direito do cidadão.

Piranhas


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Gestão Pública Social (IGPS) promoveu mais um mutirão de ultrassonografias no município. A ação, que aconteceu na segunda-feira, teve como objetivo garantir mais agilidade nos atendimentos ofertados pela rede de saúde do município. No total, foram realizados 100 exames.

Paripueira / Marechal


Na quinta-feira passada a deputada Cibele Moura (PSDB) denunciou durante sessão na Assembleia Legislativa, a constante falta de água nos municípios de Paripueira e Marechal Deodoro. A parlamentar cobrou solução por parte da BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento nas duas cidades, e disse que a cobrança vem sendo feita desde o ano passado, mas que até o momento não houve uma resposta da empresa.

Paripueira


“As pessoas estão sentindo na pele o que é uma empresa que não tem compromisso com o cidadão e não está pronta para resolver os problemas que são apresentados. Na cidade de Paripueira não tem água em algumas localidades há bastante tempo”, afirmou, ao fazer duras críticas à BRK.

Parceria


Uma parceria entre a Ufal e a Codevasf, assinada na última sexta-feira, vai possibilitar que a empresa pública, responsável pelos projetos de desenvolvimento regional, possa instalar seu escritório na capital alagoana. Em contrapartida, o prédio anexo à Usina Ciência será totalmente reformado. Em Alagoas a Codevasf tem sua sede na cidade de Penedo.

Belo Monte


O desembargador eleitoral, Felini de Oliveira Wanderley, rejeitou o recurso apresentado pelos vereadores eleitos pelo MDB, no município de Belo Monte, e manteve a primeira decisão da Justiça Eleitoral sobre a cassação dos mandatos e a recontagem dos votos na cidade, devido à fraude eleitoral na cota de gênero. Trata-se das "candidatas" Maria Quitéria Balbino e Juciara Medeiros de Melo, que segundo o magistrado praticaram conduta incompatível com a moralidade que deve imperar no pleito, por meio de ficção.

Belo Monte II


Na decisão, publicada no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, o desembargador enfatizou que as duas candidatas mantidas pela chapa do MDB atuaram de forma fictícia durante o pleito eleitoral e não obtiveram nenhuma votação, nem mesmo os próprios votos. O magistrado rejeitou a alegação apresentada pelos parlamentares de que as duas mulheres haviam desistido da campanha eleitoral, mas não houve um comunicado oficial e a substituição das duas dentro da chapa para compor a cota feminina que é 30%.

Alvo da coisa


Com a rejeição do recurso, a Justiça determinou a recontagem dos votos no município de Belo Monte e a perda dos mandatos dos vereadores Mário Sérgio Goes, conhecido como Sérgio Miú, José Rocha Sobrinho, Zé Rocha, Winas Gomes Silva e Neguinho de Jorge.