Sérgio Toledo

O mundo dá volta e repete.

Sérgio Toledo 19 de fevereiro de 2022

Fui agraciado com uma vaga para realizar a minha pós graduação no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Já se vão quase cinquenta anos. 1973.

Estudei na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Consegui um estágio no Hospital de Santo Amaro, serviço de Cirugia Geral e Traumatológica comandado pelo Professor Antonio Bruno da Silva Maia. Meu primeiro Pai espiritual.

Através dele e com a anuência, do segundo Pai espiritual, Manlio Mário Marco Nápoli, consegui a vaga acima citada.

Tudo muito bonito. Parti de ônibus contente e crente que aprenderia ortopedia e traumatologia em Sáo Paulo sem maiores problemas. E aconteceu. Encontrei pessoas de todos os estados e vários países da américa latina com as quais fiz amizade. Acontece. E aí vem o perigo!

Vários e diversos, como diz Milton Nilo, seres humanos apareceram para fazerem "bulling" com os nordestinos diminuindo o nosso tamanho em todos os aspectos possíveis e imagináveis. Como somos fortes e destemidos, claro, vencemos.

Passados cinquenta anos encontro um dos muitos amigos daquela época no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia que me colocou no grupo de Whatts App dos amigos da secular instituição. E olha que aparecem seres humanos para desmerecerem os nordestinos novamente?!

E como constinuamos fortes e destemidos tiramos de letra os "bullings"

dos despreparados para exercerem a ortopedia e a medicina em geral pois não sabem respeitar o mínimo: o próximo!

Mas não há nada melhor do que as voltas que o mundo dá!