Roberto Baia

Clube dos Fumicultores

Roberto Baia 15 de fevereiro de 2022
Clube dos Fumicultores
Liminar concedida pela Juíza Clarissa Mascarenhas foi derrubada pela justiça - Foto: Reprodução




A liminar concedida pela Juíza Dra. Clarissa Mascarenhas que suspendia o contrato de permuta do Clube dos Fumicultores foi derrubada pela justiça na segunda-feira, 14. A então decisão da magistrada além de parar o processo da permuta protegia o painel artístico de Ismael Pereira, feito em 1968, que é considerado patrimônio histórico e cultural de Arapiraca desde 2020.
A decisão da juíza ocorreu após Ação Civil Pública movida pela Associação dos Aposentado s Pensionistas de Arapiraca.


Permuta permanece

Em nota, a direção do Clube dos Fumicultores comemorou a vitória na justiça que derrubou a decisão liminar. Ao noticiar que a decisão foi suspensa, o jurídico comunicou que o contrato de Permuta assinado com a Construtora Massaranduba LTDA, continuará vigorando normalmente. A permuta se deu após um edital de concorrência pública lançado em dezembro do ano passado. Segundo as informações, a permuta irá possibilitar que o Clube quite as dívidas de aproximadamente RS 1,2 milhão, fazendo parte da permuta que também prever a construção de uma nova sede por parte da empresa contratada.

Decisão Judicial

A juíza Ana Raquel Silva Gama decidiu manter como válida a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Real do Colégio, realizada no dia 22 de dezembro de 2021. A sessão aprovou o orçamento do município para 2022, a doação de um imóvel da cidade para o estado, além do orçamento para manutenção do Fundo Municipal e do Conselho da Pessoa com Deficiência.

Vão recorrer

Entretanto, os vereadores do município não gostaram da decisão e pretendem recorrer. O Vice-presidente da Câmara havia entrado com um requerimento na casa para suspender as deliberações da sessão citada. O argumento era de que convocação da sessão ordinária do dia 22 de dezembro violava o Regimento Interno da Câmara. O presidente do legislativo, José Tiago de Lira, acatou o requerimento e suspendeu o que havia sido decidido. Isso levou o município a recorrer e a justiça deu o parecer favorável pela manutenção.

Foi esclarecido

Os tiros disparados contra a residência do prefeito Bueno Higino, do município de Coité do Nóia, no interior de Alagoas, na madrugada do dia 25 de janeiro, foram ocasionados por “uma desavença de ordem particular”. A informação foi divulgada na segunda-feira, 14, pela Polícia Civil.
Segundo a assessoria de Comunicação da PC/AL as informações preliminares davam conta de que homens armados atiraram contra a casa do prefeito Bueno Higino. Os tiros teriam atingido as paredes e janelas do imóvel, além dos veículos estacionados dentro da residência.

Motivação

De acordo com o delegado Cayo Rodrigues, o autor dos tiros foi identificado e interrogado pela Polícia Civil. Em interrogatório, ele disse à polícia que a motivação dos disparos foi uma desavença de ordem particular entre ele e o prefeito, de quem era amigo há vários anos. O delegado disse ainda que, agora, após o esclarecimento, o inquérito policial será concluído e enviado à Justiça, nos próximos dias, com o indiciamento do autor dos tiros.
Uma das armas, possivelmente utilizada no atentado, foi apreendida pela Polícia Civil. Trata-se de uma pistola Glock. (Com assessoria).

Aumento de casos
O número de casos de Covid-19 segue aumentando a cada dia em Arapiraca e atingiu o maior pico desde o início da pandemia, em março de 2020. De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 06/2022, publicado na segunda-feira, 14, pela Coordenação de Análise e Informação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 6 e 12 de fevereiro foram contabilizados 1.517 casos confirmados de Covid-19.

Segue em alta
A taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI em hospitais de Arapiraca também segue em alta, que são de 70% e 85%, respectivamente. Entretanto, apesar do alto número de infectados, a vacinação em massa da população tem garantido números baixos de casos graves e óbitos pela doença.

Casos graves
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ratificados por especialistas e pela própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), cerca de 90% dos casos graves que estão ocupando os leitos hospitalares atualmente são de pessoas que não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ou que negligenciaram o complemento da imunização.

Cursos de libras
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está com inscrições abertas para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Liderança e Qualidade na Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do NEP, ao lado do auditório do HEA.

Vagas disponível
De acordo com o coordenador do NEP, enfermeiro Jean Marinho Vital, os dois cursos têm 35 vagas disponíveis e acontecerão no sistema híbrido, ou seja, presencial e on-line. Cada um deles tem carga horária de 60 horas. As aulas estão previstas para acontecer sempre às quartas-feiras.

... A Casa Integrada do Trabalho, em Arapiraca divulgou ontem, 31 oportunidade de trabalho.

... Os candidatos podem se inscrever nas vagas para oficial de serviços gerais, chapeiro, técnico administrativo, açougue, garçom, barman, engenheiro civil, advogado e várias outros vagas disponíveis.

... A Casa Integrada do Trabalho fica localizada à Rua São Francisco, nº 1234, no bairro Ouro Preto. O horário de atendimento é de 8h às 14 h, de segunda-feira a sexta-feira.