Alisson Barreto

Rússia e Brasil: apenas uma questão de fertilizantes?

Alisson Barreto 14 de fevereiro de 2022
Rússia e Brasil: apenas uma questão de fertilizantes?
Rússia e Brasil: apenas uma questão de fertilizantes? - Foto: Alisson Barreto

Não se trata de uma mera questão de compra de mercadorias, mas de mercadorias que compram. Não se trata de adquirir fertilizantes, mas de fertilizar... Enquanto uns se preparam para aumentar o poder de buscar comprar e vender mais, outros traçam estratégias para adquirir quem queira aumentar seu poder.

Enquanto uns buscam poder político para perpetuarem-se com força em seu país, outros buscam poder para perpetuarem à força o seu país. Enquanto uns fazem curvas em “jet ski” num lago, outros fazem manobras no xadrez geopolítico. Para uns é uma oportunidade de ajeitar empresas de amigos, patrocinadores e eleitores; para outros, um engendramento para expandir seus tentáculos além-mar.

O que esperar desse encontro entre os presidentes russo e brasileiro? Relações agrícolas? Instalação de novas usinas nucleares? Compras de aeronaves? Estreitamento de laços com os Brics? Mudanças no Mercosul? Um novo acordo comercial ou militar? Uma nova moeda? Um imbróglio diplomático com os não participantes do encontro? Um mero aperto de mãos? Silêncio ou barulho?

Hipóteses surgem, mas é melhor silenciar quanto a elas. Melhor é orar sobre as hipóteses que vierem. O que sairá desse encontro entre um líder protestante e um ortodoxo? Ou seria dito cristão e não dito agnóstico? Em termos de fé, quem teria raiz religiosa e quem utilizaria a fé para angariar apoio? Em que pé se situaria uma hipotética discussão entre o propósito de estado forte ou de “eu” forte?

Sem mais, apenas para indagar possibilidades, nas questões supracitadas; enquanto, na verdade, só interesse ver e convocar a todos à oração pela proteção à Ucrânia, pacificação dos corações e conversão das nações.

Maceió, 14 de fevereiro de 2022.

Com votos de uma boa semana a todos.


Alisson Francisco Rodrigues Barreto