Roberto Baia

Cidadão honorário

Roberto Baia 14 de fevereiro de 2022
Cidadão honorário
Promotor Rogério Paranhos receberá o título de Cidadão honorário de Arapiraca, concedido pelo vereador Thiago ML - Foto: Roberto Baia


A Câmara de Arapiraca aprovou, na última sessão ordinária, a concessão do título de cidadão honorário para os promotores Rogério Paranhos e Lucas Mascarenhas. A proposição, aprovada por unanimidade de votos pelos integrantes da Câmara, foi apresentada no parlamento pelo presidente da Câmara, vereador Thiago ML (PROS).

A Casa vai agendar uma sessão solene para entrega das outorgas aos integrantes do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL).

Reconhecimento


De acordo com Thiago ML, o título de cidadão é resultado do reconhecimento que a Câmara presta ao trabalho que os promotores realizam em defesa dos interesses da população arapiraquense, bem como em prol do fortalecimento da administração pública. O vereador destacou, ainda, que a aprovação por unanimidade ressalta o reconhecimento de todos os paramentares Casa pela forte e destacada atuação que os homenageados exercem nas promotorias de Arapiraca.

Atuação destacada


“Os promotores Rogério e Lucas têm uma atuação destacada à frente das promotorias. Particularmente, vejo nas suas ações e medidas um grande interesse de bem servir à nossa gente. Isso faz toda a diferença na luta pela garantia dos Direitos e na fiscalização do Poder Público. Com esses títulos, a Câmara reconhece todo o trabalho que ambos realizam no Ministério Público”, disse ML.

Campo Grande


A Câmara Municipal de Campo Grande, no agreste alagoano, efetivou na sexta-feira, 11, o vereador José Feliciano Lessa Leandro, o Pitu (MDB), como presidente da casa. José Aldo de Lima (PDT) continua como o vice-presidente. Sete dos nove vereadores eleitos da cidade participaram da sessão, que elegeu Pitu por unanimidade dos presentes. Com a vitória, o vereador conduz a câmara até o final do biênio 2021-2022.

Falta de transparência


Em uma sessão de janeiro deste ano, a vereadora Josefa Barbosa (Republicanos) foi afastada da presidência da casa por falta de transparência. Ela era da base de apoio ao prefeito Téo Higino (Republicanos).

Na mesma sessão, José Aldo de Lima (PDT), conhecido como Pitu, assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal.

Próximo biênio


Para o próximo biênio (2023-2024), a câmara já antecipou a eleição da mesa diretora - o vereador Saulo Moura (PDT) será o presidente da casa, com José Aldo de Lima (PDT) como vice.

Nova sede


No próximo mês de março a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai passar a funcionar em uma ampla e moderna sede, localizada no antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado, na capital do Agreste. O anúncio foi feito na sexta-feira (11), pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante reunião na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Maceió.

Readequação do prédio


Nos próximos 30 dias, o prédio passará por uma readequação para atender a estrutura do Hemoal Arapiraca, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Durante encontro com a supervisora do órgão, a assistente social Aurélia Fernandes, foram acordados todos os detalhes para a readequação do prédio, bem como a transferência dos equipamentos e mobiliário.

Atendimento humanizado


“Trago uma novidade para Arapiraca e toda a II Macrorregião de Saúde. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, nós estamos realizando a adequação da nova sede do Hemoal Arapiraca. Uma moderna e ampla estrutura física para os candidatos à doação de sangue e medula óssea, pacientes hematológicos e para os profissionais da saúde, para que possam prestar um atendimento humanizado à população”, salientou Alexandre Ayres.

Procissão fluvial


Neste final de semana, Porto Real do Colégio se tornou a capital do Baixo São Francisco, com a realização da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Com a organização da Paróquia local, a festividade religiosa foi iniciada na última terça-feira, 8, e encerrada no domingo, 13, com uma belíssima procissão fluvial seguida de uma Santa Missa.


Apoio de entidades


A gestão municipal deu suporte logístico por meio de diversas áreas, que também contou com o apoio de entidades como Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpos de Bombeiros. O prefeito Aldo Popular esteve acompanhado a solenidade religiosa ao lado da primeira-dama, familiares, vereadores, secretário e amigos.


... Com incentivos à agricultura, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, garante 25% da safra de milho na produção de Alagoas.

... De acordo com o engenheiro agrônomo, José Edmilson Deodato, a demanda de milho para atender o Estado de Alagoas é de 500 mil toneladas, sendo 25% desse quantitativo produzido em Arapiraca, ou seja, 125 mil toneladas.

... Ainda segundo o agrônomo, isso demonstra a necessidade de crescimento e o poder de autossuficiência que este produto tem nas lavouras arapiraquenses, contribuindo para o desenvolvimento dos produtores da região.