Flávio Gomes
O sequestro do Orçamento
“O Estado de S. Paulo”: “Se o início do problema remete a Dilma, a degradação da formulação do Orçamento teve um enorme impulso após a eleição de Bolsonaro. Estimulados pela jactância do ministro da Economia, Paulo Guedes, que se recusou a participar da elaboração da peça orçamentária no fim de 2018, o Congresso fez o que quis do péssimo slogan de campanha ‘mais Brasil, menos Brasília’, supostamente uma tentativa de descentralizar o uso de recursos pela União e elevar a autonomia de Estados e municípios. Como não há vácuo de poder, quando alguém se recusa a exercer as funções para as quais foi escolhido – caso de Bolsonaro, que nada produziu na Câmara e hoje é figura decorativa na Presidência –, outros o fazem. Foi o que o Congresso fez em 2019, ao aprovar duas emendas constitucionais que tornaram obrigatória a execução das emendas de bancada, de autoria coletiva, e das transferências diretas a Estados e municípios, conhecidas como ‘emenda pix’ ou ‘emenda cheque em branco’ por sua finalidade indefinida e não sujeita à fiscalização. Não satisfeito, o Legislativo criou ainda, por meio de uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, as emendas de comissão e as emendas de relator-geral, base do orçamento secreto, um esquema para assegurar apoio ao governo revelado pelo Estadão. ‘O Parlamento está muito bem atendido conosco’, disse Bolsonaro, orgulhoso de seu próprio desleixo com o uso do dinheiro público. De fato, os congressistas não têm do que reclamar.”
Argumento
O deputado Arthur Lira (PP/AL) defende congelar o ICMS dos combustíveis por um ano. “A arrecadação dos Estados aumentou significativamente, o que justifica a redução, por parte dos governadores, da alíquota de ICMS. Combustível caro implica em frete caro, o que sobrecarrega o preço dos alimentos”.
Posição
José Thomaz Nonô, uma das lideranças do partido União Brasil (fusão DEM/PSL) aqui em Alagoas, revelou ao jornalista Luiz Vilar ser contra a federação de partidos: “Na minha maneira de ver, é a negação daquilo que a Câmara fez em passado recente. Fusão é o caminho adequado. Federação, não.”
Embolado
Wadson Régis, “AL1”: “Sobra interesse, mas não há o mínimo de confiança recíproca entre grupos que encabeçarão o processo eleitoral. O último episódio dessa intrigante série política só terá um desfecho emocionante após o raiar do sol do dia 2 de abril. Até lá é bastidor e as conversas não podem ser vazadas.”
Exemplo
Após vacinar os seus dois filhos, o governador Renan Filho recomenda: “Quanto mais rápido todo mundo estiver imunizado, mais seguro estará o nosso Estado, menos pessoas doentes vamos ter e menos pessoas morrendo. Por isso, cumpra seu papel: vacine-se e vacine as suas crianças também”.
Sucesso
Alexandre Calzado, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi/AL, avalia a parceria com o Cesmac no Programa de Residência Médica: “A experiência foi muito boa. Os médicos conheceram mais sobre o mercado na área de saúde ocupacional e, de acordo com a evolução que tiveram, saíram prontos”.
Troco
Sergio Moro, presidenciável do Podemos, no Twitter, refutando o ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva: “Autocrítica de quem roubou é pedir desculpas, devolver o que foi roubado e pagar na justiça pelos crimes cometidos. O resto é papo furado de quem quer enganar os brasileiros novamente”.
*O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais de Maceió realiza hoje assembleia na Praça Dois Leões, Jaraguá, para debater a data-base. O prazo é janeiro e a prefeitura não se manifestou.
*O Sindicato dos Policiais Civis faz hoje assembleia geral para a categoria decidir sobre indicativo de greve e formas de mobilização. A assembleia geral ocorre às 13 horas, no Sindicato dos Urbanitários.
* O Senai/AL, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fapeal abriram seleção de mentores para o programa Mentoring Team. Bolsa mensal de R$ 8 mil; inscrições até 8 de março.
* A ação Sebrae nos Bairros ocorre hoje e amanhã (18horas), no Instituto Feitosa, com oficina ‘Atendimento ao Cliente’; amanhã, na mesma hora, na Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto João Sampaio.
*Hoje começa o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para quem foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. São apenas quatro dias, pois o prazo termina dia 18.
*O cantor Geraldo Cardoso, alagoano de Quebrangulo, grava hoje o quarto DVD da sua carreira artística, num sítio no povoado Massagueira, em Marechal Deodoro, com vários convidados.
*Diretor-médico da Federação Alagoana de Futebol, Thiago Omena alerta:pessoas que tiveram Covid devem, após o período de quarentena, realizar exames cardiológicos para realizar alguma atividade física.
“Uma plataforma que não queira se submeter às leis brasileiras deva ser simplesmente suspensa”
Luís Roberto Barroso
Ministro do STF e presidente do TSE, sobre sua idéia de suspender o Telegram no país
Flávio Gomes
Sobre
Jornalista profissional DRT/AL 239




