Edmilson Teixeira

Chuteira pendurada

Edmilson Teixeira 22 de janeiro de 2022

Está acabando, torcida Tricolor. Se nada mudar, daqui a exatos seis meses terminam o contrato e a carreira do ídolo  Fred , aos 38 anos. Quando retornou ao Fluminense em maio de 2020, o centroavante já deixou marcada sua aposentadoria para o dia 21 de julho de 2022, data do aniversário de 120 anos do clube.

Trajeto

Desde que voltou Fred ainda não conquistou títulos em um ano e meio, mas vem quebrando recordes: passou dos 400 gols na carreira; virou o segundo maior artilheiro da história do Fluminense;  tornou-se o maior  goleador da Copa Brasil e  o segundo maior do Campeonato Brasileiro e passou a ser o segundo maior artilheiro brasileiro quando se igualou a Pelé como o quarto maior goleador por um mesmo clube no Brasileirão.

Preocupação da gauchada

No planejamento da pré-temporada para 2022, o Grêmio previu pelo menos 30 dias de treinos para o elenco principal antes de entrar em campo. A justificativa é o desenvolvimento de um lastro físico para que os atletas suportem um ano atípico por conta da Série B e a expectativa de duelos mais intensos, campos pesados e viagens longas.

Embate catarinense

No primeiro compromisso da temporada, neste meio de semana o  Figueirense bateu o Avaí, de virada, por 3 a 1, e saiu campeão da Recopa Catarinense. O Leão da Ilha saiu na frente do marcador, mas viu Gustavo Índio e Oberdan, duas vezes, virarem para o Furacão. Foi o primeiro título do Alvinegro em clássicos na casa do rival. A partida foi, também, a primeira do técnico Júnior Rocha no comando da equipe. O Figueira se encontra na 3ª Divisão do Brasileiro e seu rival retorna este ano para a Série A.

Bronca pesada para 2022

O calendário do futebol brasileiro nunca deu refresco aos clubes, mas a temporada de 2022 promete ser ainda mais puxada. Com a Copa do Mundo do Catar no horizonte, os times terão de correr para encerrar o ano no início de novembro.

Exemplo

Com jogo atrás de jogo, tempo para treinar e se recuperar será raro. O Vasco, por exemplo, projeta que em pelo menos cinco meses em 2022 fará oito jogos em 30 dias. Em um ano que não tem o direito de falhar, o clube trata a pré-temporada como definidora para deixar o elenco equilibrado e preparado fisicamente para a maratona. Paralelamente ao trabalho de campo de Zé Ricardo, o foco em janeiro tem sido a saúde dos atletas.

Saindo do atoleiro

O Sport que neste sábado enfrenta o CRB em Maceió pelo Nordestão  vive a expectativa de poder voltar a inscrever jogadores. Depois de fazer acordos e se livrar de três processos na Câmara Nacional de Resolução de Disputas - do volante Rithely, do meia Thomás e do técnico Nelsinho Baptista -, o clube protocolou os acertos na CBF e teve resposta positiva da entidade para voltar a regularizar atletas. Por isso deve contar com novos reforços neste duelo contra o Galo.

Boas vindas

Na quinta-feira, o CSA estreou no Campeonato Alagoano com vitória, por 3 a 1, sobre o Desportivo Aliança. Com cinco desfalques no grupo por motivos médicos (Werley, Ernandes, Geovane, Gabriel Tonini e Bruno Mota), o técnico Mozart mandou a campo uma equipe diferente, mas com a base que ele já considera titular.

Avaliação

“É difícil ainda projetar alguma coisa porque tivemos apenas 16 dias de preparação. Dentro desses, foram três dias só de análises clínicas, então de treinamento propriamente dito são 13, 14 dias. Então tem jogador que ainda está longe do seu condicionamento físico ``, avaliou o técnico Mozart, sobre  a atuação do CSA na vitória de 3 x 1 diante do Aliança.

Sonho grande

O ASA continua buscando reforços para a temporada. Nesta semana, a saída do lateral-direito Régis no último domingo abriu espaço para a torcida pedir o retorno de um medalhão reluzente, o atacante Júnior Viçosa, de 32 anos. O alagoano defendeu, com destaque, o clube na temporada de 2009 e no início de 2010 e acumula 38 partidas e 13 gols com a camisa do ASA.

Carreira

Júnior Viçosa ganhou destaque nacional atuando no futebol goiano, mas na última temporada, ele atuou pelo Brasil de Pelotas no Campeonato Gaúcho e Série B. Lá, disputou 17 partidas, porém não fez gol. O contrato do atacante com a equipe gaúcha se encerrou em 30 de novembro, o que pode facilitar o caminho do ASA. O diálogo entre ASA e Júnior aconteceu, esta semana, resta saber a concretização do objetivo arapiraquense.

Galo alagoano

O atacante Anselmo Ramon trabalha no Ninho do Galo para igualar o condicionamento físico dos outros jogadores do CRB.  Apesar de ter chegado depois, ele já está integrado normalmente ao elenco. Começou a treinar no CT na quinta-feira da semana passada, quando foi acompanhado diretamente pelo coordenador científico, Tiago Cetolin. Vale lembrar que, na reta final de 2021, ele sofreu uma lesão no adutor da coxa esquerda, quando defendia a Chapecoense. Por isso, ele exige atenção especial.

Alteração

A CBF alterou, na noite de quarta-feira, a data da partida entre Bahia e Sampaio Corrêa, que estava marcada para este sábado, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada da Copa do Nordeste. A alteração foi feita após um pedido do Bahia, que pediu uma equiparação com os times cearenses para a estreia no torneio somente em fevereiro. O jogo agora vai passar a acontecer no dia 24 de fevereiro, uma quinta-feira, ainda com horário indefinido.