Edmilson Teixeira

Piranhas

Edmilson Teixeira 20 de janeiro de 2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, ofertados pela UFAL em parceria com a Prefeitura de Piranhas para os servidores efetivos da Educação. As inscrições acontecem até o dia 31 de janeiro.  Das 180 vagas disponibilizadas para o Campus do Sertão, 24 serão destinadas aos servidores. De acordo com o edital, os interessados devem ter nível médio completo.  O edital contempla cursos de Licenciatura Inovadora para Pedagogia, Letras-Português e Ciências Interdisciplinares.

 Campo Alegre

Na manhã da quarta-feira, o prefeito Nicolas Pereira esteve na Secretaria Municipal de Educação onde recebeu da comissão de Educação da Câmara de Vereadores o texto do Projeto de Lei que trata do pagamento dos precatórios do  FUNDEF, aos servidores que na época atuavam no exercício do magistério no município. Disse que o município passou a tratar como prioridade o pagamento aos professores após ser aprovada a Emenda Constitucional 114/21 que trouxe segurança jurídica para a utilização do recurso.

Vacina infantil

Poucas cidades alagoanas iniciaram a vacinação contra a Covid-19 nas crianças nesta semana, quando foi autorizada a aplicação do imunizante nos pequenos de 5 a 11 anos. Algumas cidades até chegaram a fazer a retirada das doses junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas ainda não começaram a aplicar. De acordo com um levantamento feito pelo Cosems/AL, dos 52 municípios que responderam aos questionamentos, apenas 26 estão fazendo o atendimento das crianças.

Vacina Infantil II

Em algumas cidades, como  Coqueiro Seco, os profissionais ainda estão passando por um treinamento para fazer a aplicação, além de uma logística adequada já que as crianças precisam ficar quase 20 minutos em observação no local da aplicação.  A previsão da maioria dessas cidades, que ainda não iniciaram, é que na próxima semana a aplicação comece.

Diagnóstico

No total, são 928 ações de improbidade administrativa que estão em andamento em Alagoas sendo analisadas pelo MPE e também pelo judiciário. Todas essas ações , quando somadas, geram um dano aos cofres públicos em torno de R$ 3,3 bilhões. A maioria dessas ações, cerca de 70%, investigam ex-prefeitos, ex-governadores e também ex-secretários municipais. Mas também existem ações envolvendo presidentes de Câmaras de Vereadores, deputados e vereadores, além de outros servidores públicos.

São José da Tapera

Prefeito Jarbas Ricardo vem se reunindo com dirigentes das escolas municipais, a fim de traçar planos para o ano letivo. “Foi uma reunião produtiva com a nossa Educação. Muito bom sentar com os nossos profissionais para juntos planejarmos 2022 e podermos iniciar os trabalhos para ampliação de escolas, matrículas, treinamentos entre outros avanços nessa área de extrema importância em nosso município. Agradeço desde já a presença e contribuição dos diretores de escolas, CAE - Conselho de Alimentação Escolar, conselho do FUNDEB e do Secretário Renildo” disse depois de um encontro essa semana com a categoria.

Pilar

“Pilar tem mais oportunidade, desenvolvimento e geração de emprego e renda. A empresa BBA Nordeste está chegando a nossa cidade e selecionando colaboradores. Quer ser um deles?” disse em suas redes sociais o prefeito Renato Filho. Segundo ele são cerca de 100 vagas, para costureiras, auxiliar de produção e mecânico de máquina de costura.

Santa Luzia do Norte

O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Soares (Pedão) disse que esteve na quarta-feira em Maceió participando de um encontro a convite do ator e folclorista João Lemos, coordenador do Fórum Permanente da Cultura Alagoana "FOCOARTE". “Foi um evento com diretores do Fórum, e com a senhora Vânia Silva, presidente da Federação Alagoana dos Artesãos. Na pauta a inclusão do nosso município no referido Fórum e a participação de artesãos e outros artistas" comentou.

Comentário do Inácio

Disse o deputado Inácio Loiola que o aumento da vazão do rio São Francisco segue cronograma técnico, e o nível registrado na quarta-feira foi de 2.500 m³/s, elevação que ainda não causa nenhum transtorno para os habitantes da região ribeirinha, cuja previsão é de novos aumentos para os próximos dias. Para ontem e hoje, está registrada a vazão em torno de 3.000 m³/s e, para sábado e domingo, 3.500 m³/s; para a segunda-feira, a previsão é de 4000 m³/s, que deverá receber maior atenção pelos órgãos técnicos e municípios ribeirinhos.

Capela

Professores de Capela e servidores da Educação de um modo geral comemoraram essa semana uma grana extra que entrou no bolso de todos. “Compromisso com os servidores públicos. Educação de qualidade se faz com justiça e igualdade!O pagamento do abono para profissionais da Educação foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Adelminho, que já liberou a folha” disse o presidente da Câmara, vereador Fernando Malta.

 Santana do Ipanema

A Sicredi Expansão completa seis meses da cooperativa de crédito na cidade de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, conquistando cooperados na região.  Além das agências físicas, o Sicredi oferece uma múltipla rede de canais, como aplicativo e Internet Banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados e atendimento via WhatsApp. A cooperativa tem mais de 23 mil associados e atua também nos municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo.