Edmilson Teixeira

Interior e capital

Edmilson Teixeira 18 de janeiro de 2022

Por conta do Dia do Farmacêutico que será celebrado nesta quinta-feira, dia 20, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas- CRF realiza ações de saúde em Arapiraca e Maceió, cujas ações serão realizadas seguindo os protocolos de saúde e com restrição de participantes, devido à pandemia da Covid-19. Em Arapiraca será nesta quarta e amanhã será em Maceió. Haverá aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes de sífilis e hepatite e fazendo a orientação farmacêutica.

Interior e capital II

Fábio Pacheco, presidente do órgão, explica que num momento tão delicado que estamos enfrentando, o farmacêutico tem desempenhado um papel fundamental na promoção e cuidado à saúde. “Fazer esses atendimentos a população, é fortalecer o profissional farmacêutico, que é a porta de entrada quando pensamos na saúde", pontuou.

Rio Largo

Prefeito Gilberto Gonçalves comemora a implantação de 95% de luminárias em LED em toda cidade, que segundo ele tem beneficiado os riolarguenses com mais segurança, qualidade de vida e sustentabilidade.  “São várias ruas e avenidas que já tiveram as luzes de seus postes substituídas por luminárias de LED. Além de serem mais econômicas, as lâmpadas de LED trazem maior segurança para os cidadãos, evitando a ação de criminosos em locais com maior vulnerabilidade” disse.

Embate na saúde

Uma disputa acirrada marcou a recomposição para o cargo de vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) na última segunda-feira  na sede da entidade. Por maioria de votos dos 21 membros da Diretoria Ampliada, foi indicada a enfermeira Paula Gomes, secretária de Saúde, de Santana do Mundaú, que disputou a vaga com o secretário de Saúde de Marechal Deodoro Sival Clemente e o de Água Branca, Antônio da Silva.

São Luís do Quitunde

Em suas redes sociais a prefeita Fernanda Cavalcante disse que a semana começou com obras a todo vapor por aqui! “E uma dessas obras é a da reforma e ampliação da Escola Demócrito Sarmento. A unidade vai ganhar mais espaço, mais salas climatizadas e proporcionar mais conforto e comodidade para os alunos, professores e toda equipe escolar. Vocês não acharam que eu ia deixar uma das Escolas mais tradicionais do nosso município esquecida, né?! Só digo uma coisa: vai ficar linda demais!”

Matriz de Camaragibe

Além de uma série de ruas que estão sendo contempladas com a implantação de calçamentos através do programa estadual Minha Cidade Linda, Matriz também acompanha as obras da creche do Programa Cria, que segundo o prefeito Fernando Cavalcante, os serviços estão bem avançados. “O espaço fica localizado no Conj. Cícero Cavalcante, e abrigará mais de 200 crianças daquela região. Uma grande ajuda para as mães que precisam sair para trabalhar, e não tem com quem deixar seu filho. Ela será inaugurada em breve!” comentou o prefeito.

Piranhas

Durante uma entrevista ontem na Rádio Difusora de Alagoas, o secretário de Cultura e Turismo de Piranhas, Eduardo Clemente, falou sobre o aumento da vazão no Rio São Francisco e afirmou que “não há motivos para evitar os passeios turísticos na Rota do Cangaço e na região dos Cânions do São Francisco”. O debate, conduzido pelo radialista Osvaldo Barbosa, foi ao ar pela manhã  no programa “Liberdade de Expressão”

Casas

Empenhado em reduzir o déficit habitacional no país, o Governo Federal retomou obras, ampliou o programa nacional de habitação popular, o Casa Verde e Amarela, e alcançou, em outubro de 2021, data da divulgação do último balanço, o número de 1,2 milhão de unidades entregues à população desde 2019. Aqui em Alagoas, cidades como Porto de Pedras, Matriz, São Luís estão com projetos aguardando tão somente o aval de Brasília para iniciar a construção de moradias para seu povo.

Casas II

O Programa Casa Verde e Amarela reúne iniciativas habitacionais do Governo Federal para ampliar a oferta de moradias para famílias de baixa renda. O ano de 2022 promete ser de mais entregas e mais famílias conquistando a moradia própria. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fez um panorama das iniciativas do programa e destacou os resultados positivos obtidos até agora.

Mapa em ordem

A Confederação Nacional de Municípios teve o pedido atendido a respeito da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. A principal novidade da nova edição é que o Mapa do Turismo poderá ser atualizado a qualquer momento. Com isso, os gestores municipais poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários sempre que quiserem, desde que atendidos os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos regulamentados pelo Ministério do Turismo.

Palmeira

Ontem o prefeito Júlio Cézar assinou a Ordem Bancária que autoriza o repasse de R$ 535.806, proveniente de uma emenda parlamentar do deputado Arthur Lira, à Casa Azul/Apae de Palmeira dos Índios. A Casa atende mais de 200 pacientes, entre crianças e adultos, que possuem algum tipo de deficiência. Atua  com um corpo clínico que inclui terapeuta ocupacional, psicólogo, neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social, com prestação de serviços como reabilitação física, intelectual e psicomotora, além de equoterapia.