A Câmara de Vereadores de Campo Grande, agreste alagoano, destituiu a presidente da Casa, a vereadora Josefa Barbosa (Republicanos), na última sexta-feira, 14. O pedido de destituição partiu de seis vereadores em conjunto que fazem parte da oposição ao prefeito Téo Higino (Republicanos), que é aliado da então presidente da Câmara dos Vereadores.
Nova eleição
Na mesma sessão foi eleita a nova mesa diretora e o vereador José Feliciano Lessa Leandro (MDB), o Pitu, foi eleito para o comando da casa. Esta é a segunda vez que o parlamentar assume o comando do legislativo da cidade. No seu primeiro pronunciamento à imprensa local, Pitu afirmou que irá presidir a casa com a mesma transparência que fez quando da sua primeira gestão.
Encerrará atividades
A mais antiga escola arapiraquense Escola Municipal Hugo José Camêlo Lima, localizada no Centro da cidade, encerrará suas atividades em 2022. A prefeitura de Arapiraca informou que os alunos que estão matriculados, assim como os servidores da escola, foram realocados em outras escolas municipais para o ano letivo
Avanço na educação
O encerramento da escola se dá pela diminuição da procura pela instituição. Segundo nota da prefeitura, isso é explicado pelo avanço na educação no município que abriu algumas escolas nos bairros, permitindo que os arapiraquenses matriculem suas crianças em escolas mais próximas, já que a Escola Hugo Lima se localiza no Centro.
Prédio terá nova função
Contudo, o prédio histórico da Praça Luiz Pereira Lima não será desativado. A Prefeitura de Arapiraca confirmou que em breve o espaço abrigará o Conservatório de Música da cidade, que funcionará como Centro de Apoio Às Escolas em Tempo Integral (Caeti 7) para a formação extracurricular dos alunos da rede pública municipal. O projeto já havia sido anunciado por Luciano Barbosa, em setembro, mas sem local confirmado.
Recomendação da DPU
A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou, na segunda-feira, 17, recomendação ao município de Arapiraca para que institua um plano de ação visando o atendimento e a garantia de direitos dos migrantes em situação de vulnerabilidade residentes na cidade, com fluxos específicos para os indígenas do povo Warao, proveniente da Venezuela. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, 47 indígenas desta etnia, entre eles crianças e idosos, estão vivendo na cidade desde novembro.
Rede de apoio
No documento, o defensor regional de Direitos Humanos em Alagoas, Diego Alves, pede que o município, já integrante do Comitê Interinstitucional para tutela dos migrantes em Alagoas, institua um Comitê Regional e grupos de trabalho para formar uma rede de apoio voltada para a essa população, com a participação de instituições públicas, organismos sociais e internacionais.
Prazo de resposta
O defensor solicita que sejam aprovados, nas mais diversas áreas e no âmbito das comissões Bipartirdes do Estado e município, pactos para cooperações técnicas e cofinanciamento dessa da rede, sobretudo com a utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). O defensor pede apresentação de resposta no prazo de dez dias.
Desaparecido
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) retomou as buscas por José Petrúcio Faustino dos Santos, de 54 anos, que está desaparecido. Segundo informações, José Petrúcio subiu a Serra da Caiçara sozinho, em Maravilha, sertão alagoano, no dia 06 de janeiro. Ele chegou a fazer contato com a família no dia 08 e desde então não se tem notícias do seu paradeiro. Durante a ligação com a irmã, José Petrúcio afirmou estar perdido e com a perna machucada.
Retomada das buscas
As primeiras buscas se deram a partir da última localização e o destino final indicado, o Corpo de Bombeiro fez uma varredura nas trilhas primárias e secundárias que dão acesso a Serra da Caiçara. Além disso, o canil, helicóptero e drone foram utilizados para auxiliar nas buscas, mas, até o momento José Petrúcio não foi localizado.
... A SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social), em parceria com o Instituto de Identificação, promoveu uma ação de cunho relativo à prestação de serviço público, com a expedição de documentos de identificação.
... A entrega de cédulas de identidade para os internos foi realizada ontem, no Presídio do Agreste, situado no município de Girau do Ponciano.
... Graças à iniciativa, foram expedidos trinta documentos de segunda via de RG e oito de primeira via. Neste último caso, trata-se de pessoas que não dispunham do documento básico de garantia da condição de cidadão.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.