Edmilson Teixeira

Truculência

Edmilson Teixeira 12 de janeiro de 2022

Entidades que lidam com os economistas alagoanos, Corecon/AL e o Sindecon/AL, estão se manifestando contra a atitude desleal da Equatorial Alagoas, que recentemente demitiu sem justa causa dos membros da categoria. E como se não bastassem, os economistas Stevan Roberto e Alex Tenório integram a direção do Sindicato.

Murici

Servidores da Educação de Murici têm muito que comemorar. É que na terça-feira o prefeito Olavo Neto (MDB) oficializou  a liberação do rateio do FUNDEB, na quantia de R$ 3.6 milhões, que segundo o gestor foi o maior rateio da história do município. “O dinheiro já está na conta dos servidores! Ainda anunciamos um incentivo de R$ 521 mil em recursos próprios, para compra de smartphones para os nossos professores efetivos e contratados” disse Olavo, enaltecendo o apoio recebido da Câmara de Vereadores.

Pão de Açúcar

“As condições são as mínimas, fazer futebol sem dinheiro é complicado, o Clube só vai ter dinheiro no final de janeiro. Tivemos que arrumar dinheiro emprestado para pagar os boletos para escrever os jogadores e comprar alimentação dos mesmos.” Essas palavras são do vice-presidente do Jaciobá, de Pão de Açúcar, Tadica, sobre a participação do  time no Campeonato Alagoano de Futebol 2022.

Pão de Açúcar II

Detalhe é que o time de Pão de Açúcar nem campo tem, sobretudo em condições para a competição. “Vamos mandar os jogos da Copa Alagoas, em Olho d’água das Flores, e do Campeonato Alagoano, em Palmeiras dos Índios” disse Tadica. O clube estreia nesta quinta-feira, na Copa Alagoas contra a equipe do Dínamo, o jogo será na  cidade de Santa Luzia do Norte.

Barra de Santo Antônio

Ontem o governador Renan Filho postou em suas redes sociais, um vídeo mostrando uma nova rodovia que está sendo construída no trecho que liga a Ilha da Croa na Barra de Santo Antônio, até a praia da Barra de  Camaragibe. “Essa obra vai alavancar ainda mais o turismo da região, sobretudo para movimentar a economia local e gerar empregos. Quando concluída, o tempo de viagem vai diminuir em 40 minutos entre as duas Barras. Massa demais, né? Esse é o Pró-estrada trilhando a rota do desenvolvimento” disse.

Santa Luzia

 Na segunda-feira, conversei em Santa Luzia do Norte  com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas/AL) sobre as chances de ele concorrer ao governo de Alagoas ou ao Senado, sobretudo por conta do status político que ele se encontra hoje. Mas de forma lacônica, me disse que seu plano é ir para a reeleição com o propósito de arrastar mais dois ou três candidatos de seu partido, a fim de formar um grupo forte e coeso em Brasília.

Santa Luzia do Norte II

“Estou aproveitando esse período de recesso parlamentar peregrinando pelo nosso interior, visitando prefeitos e lideranças, atendendo as demandas e acompanhando obras que viabilizamos para centenas de municípios” disse Arthur Lira. Sobre as especulações  dele liderar uma terceira via na disputa pelo governo do Estado, tendo Fernando Collor como cabeça da chapa, Arthur disse que nunca tratou desse assunto. “Vamos aguardar novas filiações partidárias e ao mesmo tempo esperar uma posição do governo sobre seus candidatos, pois a partir daí a gente monta a nossa estratégia de trabalho”, pontuou.

Água de cima

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – prefeito Hugo Wanderley está alertando aos prefeitos dos municípios ribeirinhos ao rio São Francisco, sobre a programação para escoamento dos reservatórios das hidrelétricas de Xingó, em Alagoas, e de Sobradinho, na Bahia, divulgada pela Chesf e que deve provocar elevação do nível do rio e atingir comunidades ribeirinhas. A vazão do rio irá aumentar e, consequentemente, a profundidade será maior e a correnteza mais forte.

Água de cima

De acordo com a Chesf, os moradores das cidades banhadas pelo Rio São Francisco devem ficar atentos e tomar precauções ao nadar, pescar e realizar atividades em geral nas águas do Velho Chico. Além disso, as construções irregulares às margens do rio devem ser desocupadas como medida preventiva.

Por outro lado...

A Defesa Civil do Estado informou que está monitorando a situação e reforçou a necessidade de atenção dos moradores da região. O órgão emitiu alerta aos municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, São Brás, Porto Real do Colégio, Penedo, Piaçabuçu, Traipu e Belo Monte, que são afetados pela decisão. O órgão orientou que os moradores evitem atividades com embarcações, como também providenciem a retirada de construções do leito do rio.

Vacina

Para garantir a imunização e assegurar melhor desempenho na aplicação das vacinas contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos, a Sesau, por meio Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), iniciou, na terça-feira, uma capacitação junto aos 102 municípios alagoanos. O treinamento que terminou ontem, foi  destinado aos coordenadores municipais de imunizações, coordenadores de Atenção Primária à Saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol.

Números

A população estimada a ser vacinada em Alagoas é de 363 mil crianças. Para os pequenos, o imunizante a ser usado é o da Comirnaty/Pfizer Pediátrica, com o rótulo de cor laranja. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

Enquanto isso...

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou na última sexta-feira,  a distribuição de 150 mil testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 nos 102 municípios alagoanos. A ação faz parte das novas medidas anunciadas pelo Estado para o fortalecimento ao combate à pandemia do novo coronavírus.