O presidente executivo da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Higor Rafaell, publicou em suas redes sociais na tarde de terça-feira, 4, que a Superintendência de Esportes do município proibiu a presença de público no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.
De acordo com assessoria do clube, o amistoso entre ASA e Coruripe, marcado para esta quinta-feira, 6, às 19h30, será transferido para Coruripe, no Estádio Gerson Amaral, e acontecerá no mesmo horário.
Ontem, o superintendente de Esportes, Benilton Rodrigues, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, o coordenador Municipal de Marketing, Igor Castro, e o administrador do Estádio, Gilney Franklin, estiveram no local para conferir de perto os ajustes finais para reabertura da praça esportiva para os torcedores.
Manutenção
A Superintendência Municipal de Esportes esclareceu em nota que a que há algumas semanas está sendo realizada a manutenção exigida para adequação das medidas do Corpo de Bombeiros no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. "A equipe da Secretaria de Infraestrutura está trabalhando diariamente para garantir que todas as normas sejam atendidas e, consequentemente, o laudo para autorização de partidas com o público presente seja aprovado antes do início da Copa Alagoas e Campeonato Alagoano”.
Liberação dos refletores
A nota informa também que na última sexta-feira, 31 de dezembro, a Superintendência Municipal de Esportes recebeu a solicitação para realização de um amistoso envolvendo a Agremiação Sportiva Arapiraquense que aconteceria na quinta-feira, 6, e que durante o contato houve apenas o pedido para liberação dos refletores, o que foi prontamente atendido.
Reafirmou o compromisso
Por fim, a Prefeitura reafirmou o compromisso com o ASA, que tem grande importância histórica e esportiva para o município, e com os seus torcedores, que passarão em breve a assistir jogos com o estádio ampliado, inclusive com a liberação da nova arquibancada, onde funcionava a antiga metálica.
Ainda de acordo com assessoria, o prefeito Luciano Barbosa justificou que o estádio continua em obras e não está apto para receber jogos.
Redução
Arapiraca registrou queda de 50% no número de homicídios em dezembro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Foram contabilizadas oito mortes, enquanto no mesmo período de 2020, 16 casos foram registrados na capital do Agreste.
De acordo com os números fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), o estado fechou o mês de dezembro de 2021 com redução de 31,4% no número de homicídios.
Melhor resultado
Segundo o NEAC, foram contabilizados 94 homicídios, em dezembro de 2021, no estado. No mesmo período de 2020 foram 137 ocorrências. Este foi o terceiro melhor resultado no ano, atrás apenas de fevereiro, quando a redução foi de 31,6%, e de abril, que registrou queda de 31,5%. Além disso, o dia 31 de dezembro não registrou nenhum homicídio, fato inédito nos últimos anos.
Resultado da dedicação
Para o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, os números conquistados são resultado da dedicação dos profissionais das forças de segurança e dos investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública.
“Estamos colhendo o que viemos plantando desde o início do ano passado. Investindo em melhores equipamentos e viaturas, investindo em estrutura e na maior integração das Forças de Segurança. O resultado é esse, 11 meses seguidos de redução e o melhor resultado anual da última década”, disse o secretário.
Nova diretoria
O prefeito Luciano Barbosa deu posse, na tarde de terça-feira, 4, aos novos membros eleitos do Conselho Municipal de Saúde em Arapiraca.
A solenidade ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal. A eleição para escolha dos 20 membros titulares e seus respectivos suplentes ocorreu no último dia 18 de novembro.
Conselho Municipal de Saúde
O pleito foi realizado durante plenária acompanhada pela Comissão Eleitoral do conselho, com apoio da equipe técnica da Superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa e de representantes de diversos segmentos sociais ligados à política de saúde. A nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde foi eleita para o biênio 2022-2023, conforme a Lei Municipal de nº 2.766, de 17 de outubro de 2011.
Tomou posse
A secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, tomou posse no órgão colegiado, juntamente com a assistente social Elayne Maísa Araújo Magalhães, pela Secretaria Municipal de Educação, como representantes do poder público.
O novo Conselho Municipal de Saúde também conta com representantes dos prestadores de serviços em saúde, trabalhadores da área de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca, bem como da Sociedade Pestallozzi, Pastoral da Criança, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca e dos Conselhos Locais de Saúde.
... Todas as missas realizadas na Praça da Fé em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes serão transmitidas ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura e da Diocese de Penedo.
... Quem não puder participar presencialmente, pode acompanhar pelo Instagram da administração municipal ou através do perfil oficial da Diocese de Penedo.
... A gestão também transmitirá, em tempo real, as missas em seu canal no YouTube.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.