Foi inaugurado na quinta-feira, 17, o Instituto de Prevenção de Arapiraca - Hospital de Amor, a solenidade histórica para o povo do Agreste contou com a presença da deputada Federal Tereza Nelma (PSDB) prefeito Luciano Barbosa (MDB), governador Renan Filho (MDB) e do senador Rodrigo Cunha (PSDB).
Durante a cerimônia, a deputada Tereza Nelma demonstrou emoção de contemplar Alagoas com um equipamento que é referência no Brasil na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer. “Quis trazer o melhor para a terra onde eu nasci; contei com muitos parceiros nessa luta, estou muito feliz, emocionada porque hoje acontece mais do que a entrega de um equipamento de saúde, um divisor de sonhos e compromissos para minha cidade, é uma realização de sonho. Enfrento hoje o quinto câncer e não tenho palavras para definir minha alegria de contribuir para salvar a vida de tantas outras pacientes ”, disse à parlamentar.
Equipamentos modernos
O Hospital está localizado numa área de 15 mil metros quadrados, terreno doado pelo então prefeito da cidade, Rogério Teófilo, tem uma estrutura construída de mais de 2 mil metros quadrados que abriga equipamentos modernos com tecnologia de ponta, oferecendo para a população o que há de melhor em prevenção do câncer de mama, colo de útero, de boca e de intestino, com oferta de 6 mil procedimentos por mês , além da unidade móvel, a Carreta de Amor, fará os exames de mamografia e papanicolau buscando mulheres nos povoados, bairros e zona rural para que haja detecção precoce da doença.
Pavimentação asfáltica
No segundo dia do Governo Presente, em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa e o governador Renan Filho assinaram, na de sexta-feira, 17, a ordem de serviços para o início das obras de pavimentação asfáltica entre as comunidades de Batingas e Bálsamo, na área rural do município.
A obra de mais de três quilômetros de extensão também beneficiará as comunidades vizinhas de Pau d’Arco, Boa Vista, Furnas e Cajarana, totalizando mais de 20 mil moradores.
Ordem de serviço
O ato de assinatura da ordem de serviços contou ainda com a presença do senador Renan Calheiros; deputado federal Max Beltrão; deputado estadual Ricardo Nezinho; secretários de estado de Transportes, Mosart Amaral; de Ciência e Tecnologia, Sílvio Bulhões; empresário Daniel Barbosa; vereadores, secretários municipais, o presidente da associação de moradores do Bálsamo, José Silvestre, entre outras lideranças comunitárias locais, e o ex-prefeito de Murici, Remi Calheiros.
Entregas de certificados
Numa solenidade que marcou a tarde de quinta-feira, 16, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do projeto Empoderamento Digital – Inclusão Digital Comunitária, entregou, em Arapiraca, dezenas de certificados para as comunidades beneficiadas com os cursos ofertados em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A iniciativa seguirá em 2022, oferecendo a mesma qualificação para moradores de novos bairros.
Incentivo
Criado agora em 2021, o Empoderamento Digital tem a missão de incentivar a articulação comunitária no fortalecimento de sua autonomia quanto a obtenção de serviços públicos nos meios virtuais de atendimento. A, parceria que envolve 10 instituições públicas e um conjunto de associações comunitárias, foi posta em prática durante os meses de novembro e dezembro, com a capacitação dos representantes comunitários no uso de serviços digitais, tornando-os facilitadores desses canais em suas respectivas regiões.
Doações de computadores
O coordenador do projeto, promotor de Justiça Rogério Paranhos, comemorou o encerramento dessa primeira etapa do projeto, aproveitando o momento para anunciar a novidade da entrega de um computador para cada comunidade capacitada. As doações foram feitas pelo Senac/AL. “Muitas vezes são pessoas que não podem ter um equipamento desse em casa, então, a partir de agora, elas terão o suporte necessário dentro da associação do seu bairro. Isso, sem sombra de dúvidas, diminuirá a distância social entre os moradores e a tecnologia que eles precisam para resolver algumas demandas pessoais de serviços públicos e privados. É uma hora integrar esse projeto, que foi fruto de um trabalho, de um esforço coletivo”, disse.
Dose de reforço
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na quarta-feira, 15, aplicação da dose de reforço da vacina Janssen, que até então era considerada dose única. Segundo nota informativa encaminhada a Arapiraca pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Johnson & Johnson apresentou novos dados que reforçam a elevada e duradoura proteção da vacina da Janssen. Segundo o comunicado, a dose de reforço é recomendada devido às variantes do coronavírus que estão surgindo.
Recomendação
Dessa forma, o Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço às pessoas que tomaram o imunizante Janssen a ser feito conforme indicações abaixo:
Pessoas com mais de 18 anos de idade que receberam o esquema básico (DU); Intervalo de 2 meses para o público tradicional; Intervalo de 28 dias para imunossuprimidos; A dose a ser ministrada é do mesmo imunizante, no caso, Janssen. Obs.: As mulheres que tomaram a Janssen previamente e, atualmente, se encontram gestantes ou puérperas deverão receber a dose de reforço 5 meses após a dose única e, exclusivamente, com o imunizante Pfizer.
Os dois postos de vacinação em Arapiraca, no Ginásio João Paulo II e no Ginásio da Escola Pedro Reis, funcionam em horário unificado, das 9h às 16h.
Justa homenagem
Por unanimidade, a Câmara de Arapiraca aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira, 15, o projeto de resolução que denomina a Sala de Imprensa do parlamento como Cláudio Roberto, servidor e assessor de comunicação da Casa que faleceu em 22 de novembro em consequências de uma grave crise gastrointestinal. Durante a votação da matéria, os vereadores destacaram o legado de trabalho e dedicação que Cláudio Roberto deixou para o parlamento arapiraquense.
Reconhecimento
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Thiago ML (PROS), a homenagem em memória é o reconhecimento de todos os parlamentares ao grande trabalho que o jornalista empreendeu por anos em defesa do fortalecimento da Casa Legislativa.
“Cláudio Roberto sempre se empenhou em fazer um grande trabalho, seja como assessor de imprensa, jornalista ou servidor público. Ao emprestar o seu nome para a Sala de Imprensa da Câmara de Arapiraca, a sua história fica eternizada. Obrigado por tudo, Cláudio”, expressou Thiago ML.
... Na manhã de quarta-feira, 15, a Patrulha Maria da Penha Arapiraca promoveu o “1º Café das Marias do Agreste” em alusão ao período natalino e encerramento do ano 2021.
... A comandante da PMP, capitã Adriana, iniciou o evento falando sobre quanto é nobre a nossa missão! Em sua fala, trouxe o quanto toda a equipe se esforça diariamente, para acolher e proteger essa Mulher em situação de violência, tendo um olhar humanizado e sensível voltado à ela.”Tudo aqui é feito por amor!”
... Se fizeram presentes: o Sub Comandante do 3º Batalhão, major Luciano, representantes do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca, a advogada Dra Verônica, a chefe de secretaria, Isadora Louise, a assistente social Jaqueline Lima e a assessora, Taynara.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.