A deputada estadual Jó Pereira (MDB) participou de um debate no final de semana, onde reforçou a importância do envolvimento da população sobre a concessão do sistema de água e esgoto dos municípios, que estão até o momento sob responsabilidade da Casal. A discussão será o ponto central de uma reunião que deve ocorrer na semana que vem, em Arapiraca, com prefeitos das regiões impactadas pela concessão.
Necessidade de inclusão
Jó alertou que é necessário que cada prefeito avalie junto com as Câmaras de Vereadores a necessidade de inclusão do seu município na concessão, bem como reforce a necessidade de uma tarifa social ampla, para não penalizar os usuários com aumento da conta como já vem acontecendo na região metropolitana, onde a concessão já foi feita e a BRK Ambiental opera o sistema.
Sistema de abastecimento
“São municípios que tem realidades diferentes, alguns que tem sistema de abastecimento de agua e esgoto próprios, outros onde as pessoas nem pagam água, e municípios que são administrados pela Casal”, disse a deputada. “Teotonio Vilela por exemplo tem 82% da cidade saneada, não faz sentido uma demanda que a cidade não tem. Cada município tem que analisar a sua realidade”, enfatizou. (Com blog Bastidores).
Acidente com morte
Um grave acidente na tarde do último domingo, 31, resultou na morte de um casal arapiraquense Elisângela e Egmar Barbosa.
Os filhos do casal de 3 e 7 anos, e um jovem, que seria irmão de Elisângela, também estavam dentro do veículo no momento da colisão estão em recuperação no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
O acidente foi causado por uma colisão entre dois veículos em um trecho da rodovia AL-101.
Julgamento
Está agendado para quinta-feira, 4, na cidade de Major Izidoro, no Sertão, o julgamento de um dos acusados de matar o professor Vagner Barbosa. O crime aconteceu em 2016, na época o jovem havia dito que estava indo a cidade de Arapiraca. Vagner ficou desaparecido por alguns dias. No dia 20 de janeiro de 2016, o corpo da vítima foi encontrado em estado de decomposição e aberto do pescoço ao abdômen.
Dois acusados
Eram dois os acusados de cometer o crime. Douglas da Silva Souza foi absolvido em 2019. O julgamento do segundo acusado foi pautado para julgamento pelo tribunal do júri do município de Major Izidoro para amanhã, às 9h. A alegação do acusado é de que apenas acompanhou Douglas, não tendo sido o responsável pela prática do crime apontado na denúncia.
Atendimento ao público
Para melhor atender as solicitações da população, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca reforçou seu canal de atendimento ao público com mais um contato para os arapiraquenses.
Mais agilidade
A população agora pode encaminhar informações, denúncias, fotos e vídeos pelo WhatsApp para o número 0800 082 2903. As demandas de urgência, a exemplo de acidentes e avisar situações de semáforos que apresentem qualquer tipo de defeito como luzes intermitentes ou apagados, continuam com o número 118.
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou o atendimento a 122 pessoas durante o feriado de Dia de Finados. Desse total, 29 foram assistidos em razão de acidentes de trânsito, sendo 26 envolvendo motocicletas.
Atendimento
Os plantonistas do HEA também atenderam 28 pessoas por queda da própria altura. Também deram entrada na unidade hospitalar, 10 pessoas por estarem com “corpo estranho” no ouvido ou olho. O maior hospital público do interior de Alagoas atendeu, ainda, uma pessoa que sofreu agressão física. O plantão no HE do Agreste contabilizou, também, a assistência a duas pessoas que sofreram picadas de escorpião e uma mordida por cachorro.
... A população de Arapiraca comemorou, neste mês de outubro, os 97 anos de emancipação política do município.
... Mas desde o início do ano que a gestão do prefeito Luciano Barbosa vem executando uma série de intervenções urbanísticas para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na área urbana e, também, nas comunidades rurais de Arapiraca.
... Nesse curto período, 23 obras já foram entregues aos moradores, segundo revela o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.