A assessoria do deputado federal Severino Pessoa tratou de desfazer o boato de que ele desistiria da Câmara Federal para disputar mandato de deputado estadual no próximo pleito. “Ele é candidato à reeleição sim e está trabalhando intensamente com objetivo de continuar defendendo os interesses dos alagoanos, em especial dos arapiraquenses, em Brasília”, informou um assessor de Pessoa em contato com este colunista pelo aplicativo WhatSapp.
Improbidade administrativa
Foram suspensos por 3 anos, os direitos políticos de Anderson Ferreira da Vera Cruz, ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, por atos de improbidade administrativa. Segundo informações, a juíza também determinou ao réu pagamento de multa civil equivalente a 50 vezes o valor da sua remuneração.
Denúncia
De acordo com a denúncia, no ano de 2018 o Ministério Público encaminhou ao vereador uma recomendação sobre a necessidade de adequar o portal da transparência da Câmara de Vereadores Municipal de Campo Grande. Após reunião, foi firmado um termo de compromisso e ajuste de conduta celebrado em 18 de janeiro de 2018, cujo prazo para regularização do portal foi definido em 60 dias.
Não cumpriu o prazo
A acusação afirmou que o vereador não cumpriu o compromisso no prazo estabelecido, visto que todos os 17 requisitos legais estavam indisponíveis no portal, o que resultou nota zero na reavaliação procedida pelo Ministério Público. O acusado teve nova oportunidade para a regularização, mas alimentou parcialmente o portal da transparência, sendo avaliado com nota 6,35.
Dificuldades de efetivação
Em sua defesa, o político alegou a regularização não ocorreu por causa das dificuldades de efetivação, o que também teria ocorrido com outras Câmaras Municipais de Alagoas. A defesa também afirmou que simples condutas equivocadas, inábeis ou até ilegais sem a presença de malícia do agente não podem ser consideradas atos de improbidade.
Inauguração da Escola
Dois dias após entregar uma moderna unidade de saúde no bairro Arnon de Mello, o prefeito Luciano Barbosa contemplou, mais uma vez, os moradores da localidade e adjacências com a inauguração, na quarta-feira 27, da Escola Municipal Professor José Clébson dos Santos.
A entrega da unidade de ensino faz parte da programação festiva dos 97 anos da emancipação política de Arapiraca.
Participaram da solenidade
A secretária municipal de Educação, Ivana Carla, o deputado estadual Ricardo Nezinho e os vereadores Léo Saturnino, Edvânio do Cangandu, Adriano Targino, Pablo Fênix, Melquisedeque de Oliveira, Doutor Fábio, Vicente do Remédio, Allison da TIM e Márcio do Canaã participaram da solenidade de inauguração da escola.
Moderna estrutura
Professores e alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino também acompanharam a cerimônia. O padre Samuel Ventura celebrou uma missa e abençoou as instalações da unidade de ensino, que tem moderna estrutura e capacidade para atender mais de 300 alunos.
Velho problema
Na sessão ordinária de terça-feira,26, um velho problema de Arapiraca foi alvo de uma intensa discussão por parte dos vereadores. Os parlamentares defendem que a prefeitura atue de forma efetiva para coibir a invasão de áreas verdes e institucional por condomínios de luxo, em diversas localidades de Arapiraca. Os vereadores lamentam que, apesar da legislação proibir tal postura, os empresários sigam desafiando as leis.
Ausência de fiscalização
De acordo com os parlamentares, a ausência de fiscalização e o sentimento de impunidade fazem com quem o município seja efetivamente prejudicado, quando áreas públicas da cidade são ocupadas, irregularmente, por condomínios de alto padrão, com a construção de áreas de lazer ou outras instalações.
Altos investimentos
Os parlamentares alertam que, diante do que se observa hoje, o município não pode ser passivo e assistir de forma negligente a ocupação dessas áreas, inclusive com a construção de equipamentos com altos investimentos sem a devida compensação à cidade. Além da fiscalização, os parlamentares defendem que haja a suspensão dos alvarás de construção e do documento de “habite-se” até a regularização dos problemas constatados pela comissão da Câmara.
... Foi realizada solenemente na manhã de ontem, quinta-feira, 27, de Outubro de 2021, uma homenagem aos profissionais destaques na Segurança Pública lotados no 3º BPM de Arapiraca, em alusão ao seu 39º aniversário.
... O evento dos 39 anos do Batalhão, contou com a presença do seu comandante atual, o tenente Cel. QOCPM Eliezer Roosevelt Mendonça Lisboa, que na ocasião recepcionou o excelentíssimo Cmt. Geral da Polícia Militar de Alagoas o senhor Cel.
... QOCPM Wellington Bittencourt e o senhor secretário de Segurança Pública Alfredo Gaspar de Mendonça, que também e fez presente ao lado das demais autoridades, oficiais, praças e todo o efetivo de serviço.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.