Na segunda-feira (26), os professores da rede municipal de Arapiraca suspenderam as atividades presenciais e online e fizeram uma carreata pelas ruas da cidade. No dia de mobilização, a categoria cobrou que o prefeito Luciano Barbosa atenda às reivindicações feitas pelo sindicato. Em janeiro, foi entregue ao prefeito uma lista com 21 pontos que o Sindicato elencou para melhorias na educação da cidade.
Reivindicações
Entre as pautas, estão à reposição da inflação (4,52%) para os trabalhadores da educação, a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Os professores conseguiram se reunir com a secretária da pasta de educação e aguardam uma reunião com Luciano Barbosa.
Retomada de projeto
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca divulgou que retomará o Programa de Excelência e Qualidade do Ensino Público Municipal (PEQMA), que tem o objetivo premiar os trabalhadores e trabalhadoras das escolas que atingirem a meta dos indicadores de cada unidade de ensino, concedendo aos profissionais os abonos como o 14º e 15º salários.
Finalmente
Instalado no Parque Ceci Cunha, o Parque de Diversões Fiesta Park, que faz parte todos os anos da tradicional Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, começa finalmente a ser desmontado. O empreendimento ficou no local por longos seis meses, em virtude da pandemia do novo coronavírus, que impede aglomerações.
Parou em fevereiro
De acordo com funcionários, o parque teve suas atividades paralisadas desde o último dia três de fevereiro, logo após a realização do evento em homenagem a padroeira de Arapiraca.
Assim, a direção do parque liberou 23 trabalhadores para retornarem as suas cidades. Outros seis permaneceram no local para fazer manutenção e segurança, evitando ação de vândalos.
Prejuízos
O representante legal do Fiesta Park, César Santana, disse ao site 7Segundos que “infelizmente o funcionamento do parque está impossibilitado de acontecer, pois boa parte do Nordeste, por onde o empreendimento circula, segue com grandes restrições de circulação de pessoas”. Ele não falou, no entanto, sobre os prejuízos com a paralisação das atividades.
Foi preso
Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Arapiraca (DHA), comandados pelo delegado Filipe Caldas, prenderam na terça-feira (27) um homem, de 20 anos de idade, acusado de crimes de homicídio, ocorridos no município. Os agentes deram cumprimento a mandado de prisão, expedido pelo juiz da 8ª Vara Criminal de Arapiraca.
Vários crimes
De acordo com investigações, o acusado é suspeito de vários crimes, o último deles ocorrido no dia 12 de julho, na Praça Lions, no bairro Brasília, em Arapiraca. A vítima foi identificada como José Adriano da Silva Siqueira, de 20 anos. Ela foi morta a golpes de faca-peixeira. (Com PC/AL).
Imunização
Arapiraca recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, contendo cerca de 6.900 doses, e retomará a aplicação. A partir desta quinta-feira (29), os três postos de vacinação estarão abertos e disponíveis para a população que faz parte do grupo. Sesc Arapiraca, Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping e Ginásio da Escola Pedro Reis estarão funcionando das 9h às 16h.
Documentos atualizados
Para se vacinar, o arapiraquense precisa levar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência em seu nome, e o Cartão Nacional do Sus, que deverá estar atualizado. Caso o cidadão não tenha comprovante de residência em seu nome, deve procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência para solicitar o cartão do posto.
... A arapiraquense Rosângela Eliege dos Santos, mãe do cantor Willy Vaqueiro, morreu na manhã de ontem, quarta-feira, 28. Ela havia realizado uma cirurgia para retirada de um tumor cerebral e teve alta hospitalar na última segunda-feira, 26.
... Rosangela foi internada na semana passada, no Hospital MedRádius para remover um angioma cavernoso no cérebro. A cirurgia estava avaliada em R$ 80 mil reais.
... A arapiraquense passou mal em casa, na noite de terça-feira (27), e foi levada pela família ao hospital e 11h40 da manhã de ontem, 28, veio a óbito.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.