Na manhã de ontem, 15, no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, em reunião com a secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, e gerentes de unidades de saúde, o prefeito Luciano Barbosa anunciou a descentralização e liberação de recursos para a manutenção das UBS.
“Vocês são a porta de entrada do SUS. A história de Arapiraca é de ser a primeira cidade do Brasil a implantar o sistema de universalização do atendimento à população”, lembrou o prefeito.
Descentralização dos recursos
Ainda durante o encontro, Luciano Barbosa destacou a importância da atenção básica para interferir e mudar para melhor a vida das pessoas.
“Fizemos isso em gestões passadas, com a descentralização dos recursos para a manutenção dos prédios na educação e saúde. Isso ajudou muito na autonomia e responsabilidade dos gestores fazerem as coisas acontecer”, acrescentou.
Foram repassados
Luciano Barbosa adiantou que os recursos já foram repassados ontem, quinta-feira para as contas das unidades de saúde. “Administrar é um trabalho coletivo para superarmos e ampliarmos os indicadores para respondermos aos anseios da população”, salientou o prefeito.
Mineradora Vale Verde
A exploração de minério de cobre na região do Agreste alagoano é um negócio muito promissor para a empresa Mineradora Vale Verde (MVV). Somente da jazida localizada no município de Craíbas, a mineradora estima retirar, durante 14 anos, quatro milhões de toneladas de material. Feito todo o processamento, a mineradora terá 50 mil toneladas de concentrado de cobre de altíssima qualidade, minério cuja cotação recente no mercado internacional é de oito mil dólares por tonelada.
Projeto Serrote
A grosso modo, em valores atuais, o investimento resultaria em 400 milhões de dólares ao fim de quase uma década e meia. Com a inclusão da mina descoberta em Igaci – em área próximo do Projeto Serrote, onde a Vale Verde retira e processa a riqueza – o período de atuação da MVV certamente será maior, assim como o lucro, sem falar na possibilidade real de localização de outras jazidas na região onde a atividade industrial já ocorre, em fase de teste do maquinário.
Solo rico, povo pobre
Tanta riqueza no solo e pouco retorno para a população é o que se vê nas ruas de Craíbas. A cidade vizinha de Arapiraca tem cerca de 25 mil habitantes e praticamente quatro mil pessoas inscritas no Bolsa Família, programa de distribuição de renda do governo federal que, a cada mês, repassa pouco mais de um milhão de reais aos beneficiários da cidade assolada pelo desemprego e pela pandemia de Covid, com 1.247 casos confirmados da doença que gerou 24 óbitos, com 12 mortes em processo de investigação até esta terça-feira, 13 de julho, segundo dados do boletim epidemiológico da Sesau Alagoas.
Redenção econômica
A prometida redenção econômica para Craíbas e agora para Igaci, onde uma nova mina já tem sua exploração autorizada pelo governo estadual, ainda não ocorreu. Ou aconteceu para poucos. É como se os moradores das duas cidades fossem mineradores azarados, do tipo que só encontra ‘ouro de tolo’ em suas explorações mal sucedidas, exatamente o contrário do êxito na empreitada da Vale Verde. (Com Fernando Vinicius/ Carlo Bandeira).
Serviço de Acolhimento Noturno
Arapiraca criou, no início do mês de julho, o Serviço de Acolhimento Noturno para as pessoas em situação de rua. O espaço contará com ambiente para repouso noturno e alimentação, com 30 vagas. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro Pop.
Ação civil pública
A criação de tal serviço foi acordada, em 19 de maio do ano em curso, com a Secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Silva de Araújo Galindo, nos autos da ação civil pública proposta pelo Ministério Público em 29.12.2020, e devidamente homologada pelo Juiz da 4ª Vara de Arapiraca – Dr. Carlos Bruno de Oliveira Ramos.
Casa de Apoio à Mulher
O acordo realizado em audiência incluiu, também, a criação da Casa de Apoio à Mulher e seus Dependentes Vítimas de Violência Doméstica em Arapiraca, o que deverá ocorrer em breve. Na criaçao do Serviço de Acolhimento ora mencionado, o Ministério Público Estadual, através de seu representante, atuou conjuntamente com o Defensor Público da União – Dr. Diego Bruno Martins Alves.
...Garantir o exercício legal e a segurança da profissão de motoristas de transportes de passageiros à população são prioridades da Prefeitura de Arapiraca.
... Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está intensificando a fiscalização a esses condutores.
... Durante a operação realizada na quarta-feira, 14, os Agentes de Autoridade de Trânsito avaliaram a apresentação da documentação da moto, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.