O prefeito eleito de Olho D´água das Flores, José Luiz dos Anjos (Progressistas), tem acusado o atual gestor, Carlos Alberto Nen, de dificultar o processo de transição no município, faltando pouco mais de quinze dias para o início da nova gestão. A dificuldade encontrada tem sido a transparência nas informações para que a nova equipe possa atuar a partir de janeiro de 2021 na cidade sertaneja.
Portal desatualizado
De acordo com a comissão de transição do governo, o portal da transparência está desatualizado e a equipe do prefeito eleito não conseguiu acesso. "Estamos seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado. Aguardamos pacientemente, mas infelizmente tivemos muito menos do que é necessário, comprometendo diretamente no planejamento das ações do novo governo e mais ainda na continuidade de serviços essenciais ao povo. O que fica claro é que não há interesse de fazer o que deve ser feito por quem está entregando o governo", relata Zé Luiz.
Informações incompletas
Entre as solicitações, por sua equipe de transição, estão a relação de servidores, contas bancárias e saldos e convênios vigentes com respectivos valores a pagar. As informações, relata a comissão, estão incompletas sem informações necessárias para dar prosseguimento aos planos da gestão. "Não temos acesso aos detalhes da gestão atual, que são imprescindíveis. Agir assim, deixa um rastro de dúvidas, sem falar grave afronto aos princípios basilares da administração pública. O que tem por trás dessa omissão?", indaga o prefeito eleito. (Com 7 Segundos).
Sessão histórica
Foram 4 mil e 908 votos de confiança depositados no vereador Rogério Nezinho, pelo reconhecimento ao trabalho já desenvolvido, e na quinta-feira,10, foi confirmado em uma sessão histórica do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
Deferiu por unanimidade
A Justiça Eleitoral deferiu por unanimidade o registro de sua candidatura e de mais quatro vereadores eleitos no último dia 15 de novembro, juntamente com o prefeito eleito Luciano Barbosa e a vice Rute Nezinho, que obtiveram mais de 54% dos votos.
"Depois de uma extensa batalha judicial, mas que graças aos poderes de Deus e da justiça dos homens aqui na terra saímos vitoriosos", afirmou o político.
Quarto mandato
Rogério Nezinho, que será diplomado no próximo dia 17 de dezembro com os demais eleitos, vai entrar para o seu quarto mandato como vereador na segunda maior cidade do estado de Alagoas a partir de janeiro de 2021.
Premiação de projetos
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, publicou, na quinta-feira,10, edital de Chamada Pública N° 002/2020, referente a premiação de projetos de iniciativas culturais – Lei Aldir Blanc.
Seleção
Serão selecionados 230 projetos de iniciativas culturais, a exemplo de: Artes Cênicas (Teatro, Circo e Dança), Audiovisual, Artes Visuais, Artesanato, Patrimônio Material e Imaterial, Cultura Popular, Cultura Afro-Arapiraquense, Cultura Digital, Música, Literatura, Produção e Técnica. (Com assessoria).
Hospital do Agreste
Idealizado com o propósito de preparar a adaptação do ambiente familiar à rotina e às novas necessidades do paciente que sofreu algum tipo de lesão grave ou funcional, o projeto Preparando a Volta para Casa já atendeu 1.020 famílias no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Acompanhamento de paciente
A equipe multidisciplinar acompanha o paciente mesmo depois de completada a evolução clínica, para que o indivíduo tenha assegurado um cuidado humanizado em sua residência. Segundo revela a coordenadora do projeto, a psicóloga Mônica Leal, foram atendidos 928 pacientes sequelados graves, com problemas neurológicos, ortopédicos e com sequelas emocionais e com vulnerabilidade social.
... A duplicação da AL-220, entre Maceió e Arapiraca, será entregue até o final de janeiro de 2021. O anúncio foi feito na manhã de sexta-feira (11) pelo governador Renan Filho, durante visita à obra, ao lado do secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
... "Essa é a obra mais importante para o desenvolvimento de Alagoas, que vai criar uma sinergia muito positiva entre as duas maiores cidades do estado, facilitar o escoamento da produção e trazer mais segurança para o cidadão que trafega por aqui", afirmou Renan Filho.
... Segundo ele, apenas um trecho de 4 km de extensão, nas imediações da Usina Porto Rico, não será entregue até o final de janeiro. Isso porque foi necessário fazer uma readequação no trajeto. A previsão é de que a intervenção seja concluída até o final do primeiro semestre de 2021.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.