A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, fez uma avaliação do primeiro mandato da gestão e dos projetos que estão previstos neste segundo mandato. Tainá foi reeleita com 6.850 votos, com uma vantagem de quase 2 mil (1.738) votos em relação ao segundo colocado.
Agradeceu o apoio
Taina agradeceu a todos que depositaram a confiança no trabalho dela, e no reconhecimento do que foi realizado nos primeiros quatro anos de gestão. "Encontramos o município abandonado, destruído, sem serviços básicos. Em algumas áreas não havia nem secretárias formadas", relatou Tainá.
Gestão difícil
A prefeita disse que foi uma gestão muito difícil, muito trabalho para reestruturar todo o município que estava abandonado. Até o lixo domiciliar não havia sido recolhido quando ela assumiu a prefeitura. Outro setor bastante deficiente no primeiro ano de mandato , era o de iluminação pública com quase 70% do município na escuridão ou com iluminação defasada. " Implantamos iluminação de led e agora quem vem de Arapiraca já vê de longe em uma Lagoa da Canoa toda iluminada", revelou. (Com 7 Segundos).
Transição de governo
O Ministério Público Estadual (MPE/AL), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, recomendou ao prefeito eleito Luciano Barbosa formar uma comissão mista, composta por sua equipe e integrantes da equipe da atual prefeita Fabiana Pessoa, para iniciar a transição de governo.
Fornecimentos de dados
A comissão de transição tem por objetivo fornecer os dados administrativos necessários, a fim de que possam embasar a futura equipe de secretários do prefeito eleito Luciano Barbosa acerca de todos os documentos e processos da gestão municipal.
Recomendação
De acordo com a Recomendação 003/20, o representante do Ministério Público Estadual estabeleceu um prazo de cinco dias úteis, a partir do recebimento do documento, para que a atual prefeita indique os integrantes de sua equipe de transição, e os trabalhos sejam iniciados.
Para tanto, Luciano Barbosa já indicou a vice-prefeita eleita Rute Nezinho para presidir a sua equipe de transição de governo.
Atividades essenciais
Em suas considerações, Rogério Paranhos cita a Lei Federal nº 10.609/02, como também o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), salientando que as atividades essenciais desenvolvidas pelo Município não podem sofrer interrupções, sob pena de causar verdadeiro caos social, a exemplo das áreas da saúde, educação, limpeza, assistência social, entre outros importantes setores do serviço público.
Feriado estadual
Nesta segunda-feira,30, as repartições públicas de Arapiraca fecham em cumprimento ao feriado estadual do Dia do Evangélico, estabelecido através de decreto que apresenta o calendário de feriados e pontos facultativos.
Funcionará normalmente
O Mercado Público Municipal e feiras livres acontecem normalmente. Mesmo no feriado, o Município, através da Secretaria de Saúde, mantém o atendimento do Pronto Atendimento (PA), que funciona no 5º Centro de Saúde, Centro da cidade
.
Atendimento de urgência
O serviço de saúde está disponível à população, de domingo a domingo, incluindo os feriados, no horário das 7h às 18h. O serviço é direcionado ao atendimento a urgências e emergências clínicas, a exemplo de sintomas de febre, dor, vômito, gripe, virose e dengue. A equipe é composta por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo.
... A tradicional Feira de Animais de Arapiraca, que ocorre todas as segundas, não acontecerá excepcionalmente no próximo dia 30 de novembro devido ao feriado estadual em alusão ao Dia do Evangélico.
... A informação foi confirmada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
... Na próxima semana, ocorre normalmente.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.