A eleição para prefeito e vereadores de Arapiraca em 2020 transcorreu de forma tranquila. A avaliação é do juiz eleitoral Rômulo Vasconcelos, magistrado responsável pela 22ª zona eleitoral. Ele destaca o planejamento como maior responsável pelo desenvolvimento do processo que assegura o direito de escolha por parte do eleitorado.
Planejamento estratégico
“Essa tranquilidade deve-se a um planejamento estratégico elaborado há pelo menos 60 dias do pleito. Nós montamos uma estrutura, realizamos reuniões com as entidades envolvidas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal, SMTT, servidores da justiça eleitoral, enfim, todos os envolvidos diretamente com o pleito. Nós fizemos reuniões exaustivas, por isso as eleições ocorreram dentro de uma certa normalidade”, explicou Dr. Rômulo durante entrevista ao programa Pajuçara Na Hora.
O representante da justiça eleitoral foi entrevistado pelo radialista Nasário Silva e alertou para a observação que fez durante a cobertura do pleito de 15 de novembro.
Algumas deficiências
“Como falei naquela entrevista logo após a proclamação do resultado, eu demonstrei preocupação porque nem tudo aquilo que foi planejado na parte estrutural foi cumprida, tivemos algumas deficiências”, comentou o juiz que prioriza ações direcionadas ao acesso do eleitor aos locais de votação, estratégia que contribui para garantir o direito universal ao voto.
Fiscalização
Dr. Rômulo Vasconcelos esteve nos locais de votação para verificar, in loco, as condições para o eleitor e pessoal a serviço da justiça eleitoral. “Eu saí fiscalizando, esta é a palavra, comecei às seis horas da manhã e terminei já próximo do encerramento, às 17 horas. Eu estive em todos os locais de votação e verifiquei a deficiência, onde ela ocorreu, para que no próximo pleito essa dificuldade venha a ser sanada”. (Com informações de Fernando Vinicius).
Palmeiras dos índios
A Secretaria de Estado da Segurança Pública coordenou uma operação integrada com as Polícias Civil e Militar com objetivo de combater o tráfico de drogas no município de Palmeira dos Índios. A ação, deflagrada na quinta-feira, 26, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e prendeu em flagrante um homem.
Operação integrada
A operação integrada é fruto de um trabalho investigativo da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da Polícia Civil, com apoio do 10º Batalhão da Polícia Militar. A 17ª Vara Criminal da Capital expediu 13 mandados de busca e apreensão, com base nas provas técnicas apresentadas pela Deic, que comprovam o envolvimento da organização criminosa com o tráfico de drogas na região.
Preso em flagrante
Equipes do Canil do 3º Batalhão, do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), do 11º Batalhão, da 5ª Delegacia Regional de Polícia, 10º Batalhão e da Deic cumpriram os mandados. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante e com ele foi apreendida uma espingarda calibre 12, uma arma de fogo artesanal e um cartucho de munição. Ele foi encaminhado para a sede da Deic, no bairro da Santa Amélia, em Maceió, para os procedimentos cabíveis.
Mudança de local
Os taxistas que trabalham na Rua Teodorico Costa, em frente ao Mercado Público de Arapiraca, no Centro do município, denunciam que a mudança de local para estacionar os taxis prejudicou a categoria. Com a mudança, houve redução de duas vagas e desordenamento do trânsito na entrada principal do Mercado Público. Os taxistas reivindicam o retorno ao local antigo que dava direito a sete vagas.
Vagas destinadas
O taxista Gilmar Cavalcante relatou que no local anterior, trabalhavam sete taxistas, e depois que eles foram deslocados, apenas cinco carros cabem nas vagas destinadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca. Ainda de acordo com o taxista, a SMTT alegou que a mudança foi necessária porque o local onde os carros estavam estacionados anteriormente impedia o embarque e desembarque de mercadorias.
Problemas e desordem
Mas segundo os denunciantes, a mudança só causou problemas e desordem no trânsito do local. Eles afirmam que os ambulantes ocupam o espaço que deveria estar livre e outros carros acabam fazendo fila dupla na via pública causando mais transtorno ao tráfego de veículos que já é bastante intenso naquela localidade. (Com 7 Segundos).
... Com certeza uma nova onde do novo coronavírus atinge em cheio a população de Arapiraca.
... Vejamos: Se as recomendações sanitárias e de distanciamento social não chegaram a ser 100% cumpridas em Arapiraca, nas últimas semanas parece que a população esqueceu que a pandemia não chegou ao fim.
... Conforme o Boletim Epidemiológico da prefeitura de Arapiraca, enviada a imprensa na quarta-feira (25), um total de 110 pessoas buscaram atendimento na Unidade Sentinela, Lacen, Central de Triagem, laboratórios e farmácias particulares, com suspeita de terem contraído o novo coronavírus. (Com PC/AL).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.