Ainda sobre os efeitos da eleição deste ano, o prefeito reeleito de Porto Real do Colégio (AL), Aldo Popular (MDB), determinou o corte e derrubada de árvores na principal via de acesso ao centro da cidade, no final da manhã de ontem, segunda-feira (23). A denúncia foi feita pelos vereadores Isabelita Enfermeira (Republicanos) e Reinaldo dos Santos (Republicanos) e o flagrante foi confirmado por populares.
Perseguição política
Segundo moradores, a perseguição política em Porto Real do Colégio continua, apesar da reeleição do prefeito que não admite o exercício da democracia. De acordo com o relato, o local é ponto de encontro de moradores que admitem que não votaram na atual gestão e esse teria sido o motivo para este crime ambiental.
Está indignada
A vereadora Isabelita disse que está indignada com tamanha falta de bom senso e de respeito do prefeito até mesmo aos seus eleitores que também usam os espaços públicos e não apenas os eventuais adversários políticos do prefeito. As imagens estão correndo as redes sociais desde da tarde de ontem, segunda-feira, e os vereadores denunciam o caso também ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. ( Com blog Paulo Marcello).
Reabriu suas portas
Após aproximadamente 30 anos fechado, o Cine São Francisco reabriu suas portas ontem, segunda-feira, 23, durante a solenidade de abertura da 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema. Inaugurado em 1959, o local será reaberto em grande estilo e com mais uma finalidade: ser o novo atrativo para o município banhado pelo Rio São Francisco, onde poderá receber até 1.100 pessoas.
Festival de Cinema
Quando aberto, o cineteatro era o maior e mais moderno do Nordeste brasileiro à época. Na cidade já sediou, de 77 a 82, o Festival de Cinema, festa que reunia artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB).
Centro de Convenções
Com o declínio das salas de cinema no Brasil e a concentração dos equipamentos em shopping centers, o Cine São Francisco também entrou em crise. Por anos fechado, a Prefeitura de Penedo e o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) produziu um estudo de viabilidade econômica e turística, em que apontou Penedo como sendo uma pretensa Cidade Centro de Convenções, nascendo assim o projeto coordenado pelo engenheiro Ronaldo Lopes.(Com Aqui Acontece).
Decisão liminar
Em sentença proferida ontem, segunda, 23, a Justiça confirmou decisão liminar a favor da Defensoria Pública, que determinou ao Município de Arapiraca a retificação do resultado da eleição para o Conselho Tutelar da 2ª Região de Arapiraca e a nomeação de um cidadão que foi nomeado como suplente, apesar de eleito dentro das vagas previstas para o cargo. O Município apresentou recurso pedindo a suspensão da liminar, mas não obteve êxito.
Eleições
De acordo com o edital da eleição, publicado pelo Município em 2019, as eleições para o Conselho Tutelar municipal seriam divididas em duas regiões, com cinco vagas em cada, por isso, os candidatos deveriam escolher em que área iriam disputar a eleição.
Nomeado suplente
O assistido se candidatou ao cargo para o Conselho Tutelar da 2ª região e foi eleito pelos moradores, na 5ª colocação. No entanto, para sua surpresa, em janeiro deste ano, foi nomeado pelo ente público como suplente, enquanto a 6ª colocada na eleição ao cargo da 1ª Região ocupou o seu lugar.
Mandado de segurança
Inconformado, o cidadão buscou a Defensoria Pública, que impetrou mandado de segurança. Na solicitação acatada pela justiça, o defensor público Hênio Ferreira de Miranda Júnior relembrou a existência de jurisprudência reconhecendo que os concursos e seleções públicas regem-se, dentre outros, pelo Princípio da Vinculação ao Edital. (Com Defensoria Pública)
‘
...As cidades de Maceió e Arapiraca seguem apresentando tendência de aumento de casos do novo coronavírus, segundo o Observatório Alagoanos de Políticas Públicas Para o Enfrentamento a Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
... O mais recente relatório, divulgado ontem, segunda-feira (23), chama atenção também para a estagnação no número de óbitos causados pela doença na capital alagoana, que se mantém inalterável há seis semanas, período em que foram registrados sete casos por semana.
... Arapiraca, por outro lado, apresentou redução pela segunda semana consecutiva, após duas semanas de alta. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.