Ao que parece, finalmente a paz voltou ao meio político alagoano, em especial no que diz respeito a Arapiraca, onde o prefeito eleito Luciano Barbosa vinha sendo bombardeado de tudo quanto é lado, menos pelo eleitor arapiraquense que fez bonito e o consagrou nas eleições realizadas no último domingo 15 como o candidato a prefeito mais bem votado na história política de Arapiraca.
Todos contra JHC
Até adversários se renderam, a exemplo do deputado Tarcizo Freire que afirmou, no site 7Segundos que “quem não comprou um chapéu compre um para tirar”.
Em tempo: a paz, com as bênçãos dos Calheiros, não caiu do céu e tem tudo a ver com as eleições de Maceió, onde o lema é: “todos contra JHC”. E para que isso ocorra adversários de olho em 2022 deram as mãos e abriram um diálogo permanente.
Mudança de gestão
Com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços públicos dos Municípios, bem como a probidade administrativa na mudança de gestão, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) recomendou ontem, 18, que os prefeitos atuais e os candidatos eleitos deem início ao processo de transição naquelas gestões onde ocorrerão mudança na chefia do Poder Executivo.
Recomendação
Tal iniciativa tem como base a Recomendação nº 004/2020 da Procuradoria-Geral de Justiça, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat).
Cumprimento das normas
O órgão ministerial recomenda aos atuais e futuros ocupantes do cargo de prefeito dos Municípios a adoção de medidas para instauração e funcionamento da comissão de transição. O procedimento também orienta os promotores de Justiça para fiscalização do efetivo cumprimento das normas de responsabilidade fiscal, transparência e moralidade administrativa, no que se refere às transições de gestões municipais.
Preso em flagrante
Um monitor de ressocialização foi preso em flagrante quarta-feira, 18, tentando entrar com material ilícito para entregar para reeducandos no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
Operação
O flagrante ocorreu durante uma operação desencadeada pela direção da unidade prisional, Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEAGP) e Chefia Especial de Unidades Penitenciárias (CEUP). Com o monitor de ressocialização foram apreendidas maconha, cerca de R$ 400 em espécie e um celular. Também foram encontrados extratos bancários e cartas que seriam entregues a reeducandos.
Responsável pela condução
De acordo com o diretor do Presídio do Agreste, policial penal Rodrigo Lima, o suspeito era responsável pela condução dos custodiados ao longo dos módulos, deslocando-os para o setor de atendimento psicossocial, por exemplo, quando os repassava materiais ilícitos. Em troca, familiares dos reeducandos depositavam valores – para o pagamento pelo “serviço” – na conta bancária da esposa do monitor. (Com Ascom SSP AL).
Foi condenado
Durante júri popular realizado na terça-feira, 17 de novembro, José Willames França da Silva, 29 anos, foi condenado a 22 anos de prisão pelo homicídio que vitimou o comerciante arapiraquense Valcir Leite Tenório, crime registrado em agosto do ano passado em Coruripe.
Julgamento por videoconferência
O julgamento do elemento aconteceu por videoconferência e foi conduzido pelo juiz da 2ª Vara de Coruripe, Filipe Munguba, e só aconteceu porque houve desmembramento da ação penal, uma vez que o outro réu, Allan Chrystian da Silva, está foragido há mais de um ano.
José Willames foi condenado por homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e que impossibilitou a defesa da vítima. (Com Aqui acontece).
... A cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, registrou 34 novos casos de Covid-19 em 48 horas, os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na segunda-feira (17/11). O município confirmou um óbito.
... O município chega a 12.952 casos, 230 óbitos, e 12 pacientes hospitalizados. Não houve ocorrência ou confirmação de óbito neste domingo.
... O registro dos 34 novos casos positivos são oriundos dos Testes Rápidos realizados na Unidade Sentinela, LACEN, Central de Triagem Iza Castro, Laboratórios e Farmácias Particulares. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.