Dos oito candidatos a prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, apesar da polêmica envolvendo o governo e o MDB estadual e nacional, é o único que mantém agenda de atividades de campanha. Ontem, segunda-feira, Barbosa e a sua candidata à vice, Rutineide Nezinho, fizeram uma visita a tradicional feira livre da cidade, além dos comerciantes do Mercado Público Municipal José Alexandre.
Não se manifestou
Pelo jeito, Luciano está convicto que seu nome será aprovado pela Justiça Eleitoral, que vai julgar o registro da sua candidatura, cuja convenção realizada no dia 15 último foi anulada pelo Diretório Estadual e pela executiva nacional do partido.
Até o momento, o MDB em Alagoas não se manifestou sobre os dois primeiros dias de campanha eleitoral do atual vice-governador rumo a Prefeitura de Arapiraca.
Palmeira dos Índios
A candidata à prefeita de Palmeira dos Índios Sônia Beltrão (Patriota) pretendia no dia de ontem (27) realizar sua primeira atividade de campanha, participando de uma carreata pelas principais ruas da cidade.
Vislumbrando que essa atividade inaugural de campanha divulgasse ao máximo a sua candidatura e de seu vice Sóstenes Dantas a coordenação de campanha tomou todas as medidas necessárias para a realização do ato, inclusive as sanitárias – por conta da pandemia. Contudo, de última hora a Vigilância Sanitária municipal do município proibiu a atividade.
Divulgou vídeo
Segundo o presidente do Partido Patriota, Josildo Braz, em um vídeo explicando o adiamento, eles foram impedidos de promover a carreata pelas ruas de Palmeira dos Índios, sob a alegação que o município se encontrava na fase amarela do Decreto Estadual e que nela não se recomenda grandes aglomerações de pessoas.
Contudo, o Estado de Alagoas como um todo, está na fase azul do Decreto e nele são permitidas atividades político-partidárias, o que naturalmente gera aglomerações de pessoas, com os devidos cuidados. (Com Eder Patriota).
E haja candidatos
Para disputar as 19 vagas oferecidas pela Câmara de Vereadores de Arapiraca, 308 candidatos já estão em plena campanha.
Dos atuais 17 vereadores, não disputarão a reeleição, Edvânio do Zé Baixinho e Gilvania Barros, que é candidata à prefeita pelo Solidariedade. A expectativa para as eleições municipais que serão realizadas no próximo dia 15 de novembro é de uma disputa acirrada pelas cadeiras oferecidas pelo Legislativo arapiraquense.
O sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (DivulgaCand) já confirmou os nomes dos candidatos, que foram aprovados nas convenções partidárias.
Táxis-lotação
Em reunião no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), segunda-feira (28), representantes do transporte complementar de passageiros se comprometeram a não realizar novas paralisações, até o próximo dia 5, quando está previsto novo encontro da categoria com o juiz Carlos Cavalcanti, na sede do TJAL.
O magistrado é o relator do processo que discute a proibição de fiscalização dos chamados "táxis-lotação" por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).
Sem bloqueios
"Vamos cumprir a determinação de não realizar bloqueios", afirmou o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros (Sintrancomp/AL), Maércio Ferreira. A categoria se queixa da concorrência com taxistas que atuam ilegalmente no transporte intermunicipal de passageiros.
Concorrência desleal
Segundo Maércio Ferreira, o número de "táxis-lotação" tem crescido a cada dia. "O Estado e os municípios precisam ter controle, porque o transporte complementar passa por licitação, cumpre uma série de normas, e essa concorrência desleal tem inviabilizado o nosso trabalho", destacou o presidente do Sindicato, ressaltando ser importante a definição de qual órgão é competente para fiscalizar o transporte de passageiros, para que o procedimento seja retomado.
Fiscalização
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL), Ubiraci Correia, também participou da reunião no TJAL. Ele defende que a Arsal não tem competência para fiscalizar os táxis. "Não somos contra a fiscalização, porém entendemos que a Arsal não é o órgão competente. Esse trabalho deveria ser feito pela SMTT ou pelo Bptran, por exemplo". (Com TJ/AL).
Desvio de dinheiro
A Polícia Civil deflagrou, na manhã de segunda-feira (28), realizou uma operação na cidade de São Brás, localizada às margens do Rio São Francisco, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de desvio de dinheiro público na Câmara de Vereadores do município.
Investigação
Após investigação realizada pelas Delegacia de Roubos da Capital (DERC) e Delegacia de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (DECCOTAP), sob coordenação dos delegados Thiago Prado e Antônio Edson, os mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
... A operação contou com o apoio de equipes da Gerência de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJ1), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Asfixia e Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), da Polícia Civil de Alagoas.
... O vereador Thiago ML, que é presidente do diretório PROS em Arapiraca, explicou que devido a uma sobrecarga no sistema de protocolo de candidaturas pela internet, o partido precisou fazer o registro das candidaturas manualmente no cartório eleitoral de Arapiraca no sábado (26), último dia do prazo para o registro das candidaturas.
... "Como foi feito manualmente, demora um pouco mais para entrar no sistema, mas acreditamos que até a tarde desta segunda, nossos candidatos estarão todos lá", ressaltou. (Com 7 Segundos).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.