O PDT decidiu apoiar o deputado estadual Tarcizo Freire (Progressistas) para prefeito de Arapiraca. O anunciou foi feito oficialmente na tarde de terça-feira, 22, pelo presidente do partido em Alagoas, ex-governador Ronaldo Lessa, durante reunião em Maceió, que contou com presença de Freire e dirigentes da agremiação partidária.
Trabalho social
Logo após o encontro, Ronaldo Lessa destacou que foram definidos temas de uma plataforma voltada para uma gestão democrática no município. “Vamos juntos”, disse para enaltecer a postura política de Tarcizo Freire que vem desenvolvimento um trabalho social de grande relevância por meio do Complexo Multidisciplinar Deputado Tarcizo Freire.
“Não tenho dúvida da vitória. O povo arapiraquense conhece o trabalho do deputado”, afirmou Lessa.
Briga feia
Não convidem para sentar numa mesma mesa o senador Renan Calheiros, o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa. A encrenca entre eles é bem maior do que se possa imaginar.
Luciano luta na Justiça para ser candidato do MDB a prefeito de Arapiraca, enquanto o próprio partido em nível estadual e nacional promete mover montanhas para anular a candidatura que desagradou toda cúpula emedebista, que apoia a chapa Ricardo Nezinho e Daniel Barbosa (filho de Luciano).
Senador decepcionado
Amigos próximos ao senador Renan Calheiros revelam sua decepção com o vice-governador Luciano Barbosa que foi ministro da Integração indicado por ele.
“Luciano não foi leal e traiu os Calheiros. Foi um ato de covardia. Renan Filho é candidato ao Senado e Barbosa iria assumir o governo por nove meses, podendo se reeleger, mas decidiu jogar tudo para o ar, inclusive a amizade com Renan pai e Renan Filho. Lamentável”, disse uma fonte do MDB.
Dissolução do Diretório
O presidente do Diretório Municipal do MDB de Arapiraca, José de Macedo, fará nesta sexta-feira, 25, às 14h, na sede do MDB em Maceió, uma defesa oral, por 20 minutos, na sessão de julgamento do procedimento de dissolução de todo diretório.
Entenda a polêmica 1
A Executiva Estadual apresentou a proposta de dois nomes como opções de candidatos a prefeito: o do deputado estadual Ricardo Nezinho e de Daniel Barbosa, filho de Luciano Barbosa. No entanto, todos os filiados se recusaram a votar. Nenhum voto foi depositado na urna do partido e quando a reunião chegou ao fim, os representantes dos diretórios estadual e federal fecharam a ata informando que nenhum candidato a prefeito e nenhum candidato a vereador foi escolhido. Foram feitas três convenções e três atas em dois dias, duas do diretório municipal do MDB Arapiraca e uma convocada pela Executiva Estadual.
Entenda a polêmica 2
O diretório estadual do MDB, no entanto, dissolveu a composição do diretório em Arapiraca, anulou a convenção do dia 15, e parte para o entendimento que as decisões dos diretórios nacional e estadual se sobrepõem as do diretório municipal e que a decisão sobre candidatura cabe ao partido. "Não basta querer ser candidato, é preciso que ele seja escolhido democraticamente dentro do partido, todo político sabe disso", afirmou um emedebista, que pediu para não ter o nome revelado.
Pegando carona
Candidata à reeleição, a prefeita Fabiana Pessoa vai pegar carona em três importantes obras, inclusive a UPA da Baixa Grande, que estavam sendo tocadas pela administração do saudoso prefeito Rogério Teófilo. E já está com o seu pessoal de marketing para crescer politicamente na reta final da campanha e conquistar votos dos eleitores.
A Justiça Eleitoral está de olho e Fabiana, por força da lei, não pode sequer participar das inaugurações, o que se configuraria crime eleitoral.
Lexotan e Rivotril
Pelo menos 25 candidatos a vereador pelo MDB, dentre os quais os vereadores Rogério Nezinho, Fabio Henrique e Léo Saturnino, estão angustiados com a possiblidade de não participarem das eleições de novembro próximo.
A decisão está nas mãos da Justiça Eleitoral que não tem data para julgar a ação do MDB estadual que contesta a formação da chapa Luciano Barbosa e Rutineide Nezinho.
Enquanto não se decide esse imbróglio, muitos candidatos entraram no desespero e estão vivendo a base de lexotan e rivotril.
E Arthur Lira?
Até o momento o deputado federal Arthur Lira não se manifestou quanto ao apoio do candidato a prefeito do seu partido, PP, deputado estadual Tarcizo Freire. A boca miúda, fala-se que Arthur trabalha nos bastidores para favorecer as candidaturas da prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) e Luciano Barbosa (MDB).
Enquanto Lira não se decide, os partidários do PP permanecem na dúvida e sem entender as razões da atitude do filho de Benedito de Lira.
Tal pai, tal Filho? Bem, logo logo essa contenda vem a público.
... Revoltado com a traição do ex-amigo Luciano Barbosa, o senador Renan Calheiros chega a Alagoas para resolver esse impasse envolvendo o MDB de Arapiraca.
... Renan, que estava em tratamento em um hospital de São Paulo, está com todo gás e decidido a emendar os bigodes com Barbosa que deve colocar a disposição os cargos que ocupa no Governo do Estado, inclusive da Secretaria de Educação.
... É aguardar que vem chumbo grosso por aí.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.