Se encerra nesta quarta-feira, 16, o prazo das convenções partidárias para escolher os candidatos a prefeito, em Arapiraca, maior colégio eleitoral do interior do Estado, o MDB continua dividido entre duas candidaturas que poderá ser definida pelo senador Renan Calheiros, entre o atual vice-governador Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho.
Ação de prevenção
Um estudo realizado em 2018 pela USP aponta que cerca de 40% dos profissionais de saúde sofrem de estresse e depressão. Para incentivar o diálogo acerca do tema, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, de Arapiraca, está realizando, durante o mês de Setembro, uma ação de prevenção às doenças psicológicas.
Mensagens de esperança
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Humanização do Hospital, a assistente social Eliane Félix, urnas foram espalhadas em cantos estratégicos do prédio, por onde os colaboradores passam constantemente. “Nessas urnas, nós colocamos mensagens de esperança e incentivo, para que todos os nossos colaboradores possam se sentir abraçados, em um ambiente de trabalho que seja agradável”, disse Eliane.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas acerca do tema e incentivar a vida.
Bênção dos corredores
Na manhã de sexta-feira, 11, uma cerimônia contou com a participação dos colaboradores. Na ocasião, padre José Adailton, da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, realizou a bênção dos corredores e das urnas. O evento também contou com o talento do cantor arapiraquense César Soares.
Continua suspenso
Após quase seis meses fechadas, agências do INSS estão reabrindo suas portas gradualmente desde ontem, segunda-feira (14). O retorno será gradual e apenas para serviços agendados. Em Alagoas, 20 agências estão retornando ao funcionamento presencial, mas em Arapiraca, no Agreste do Estado, o serviço continua suspenso.
Grupo de risco
De acordo com informação, para abrir a agência é preciso cumprir alguns requisitos. No caso de Arapiraca, a maioria dos servidores do atendimento pertencente ao chamado grupo de risco para Covid 19.
Protesto em Arapiraca
Parentes de reeducandos do Presídio do Agreste que faziam protesto na AL-220 em Arapiraca liberaram a rodovia pouco depois das 11h. As mulheres haviam bloqueado a pista por volta de 9h30 da manhã e se manifestavam pela retomada das visitas aos reeducandos, que estão suspensas desde o início da pandemia.
Renegociação
O protesto foi encerrado após a chegada de representantes da Secretaria de Ressocialização Social (Seris) ao local. Eles negociaram com as mulheres, que concordaram em formar uma comissão, para uma reunião com o objetivo de discutir a entrega de alimentos e visitas aos reeducandos. (Com 7 Segundos).
Grave acidente
Na noite do domingo, 13, a enfermeira do Hospital Regional Santa Rita Lucélia Barros de Oliveira, 39 anos, morreu em consequência de um acidente de carro na AL-115, no povoado Santo Antônio, na zona rural de Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado. Segundo informações, ela viajava com o marido Claudson Lucena Soares, quando perdeu o controle do veículo, um Jeep Renegade Sport que acabou capotando, A enfermeira faleceu no local e o esposo foi socorrido. ( Com 7 Segundos).
... O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou o atendimento a 373 pessoas, de sexta-feira (11) até a noite de domingo (13).
... O maior hospital público do interior de Alagoas atendeu 74 pessoas que sofreram queda da própria altura e 93 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 88 vítimas de quedas e colisões de motos.
... O HE do Agreste também recebeu três vítimas de agressão física, um paciente devido agressão com arma de fogo e três por conta de ferimentos provocados por arma branca (faca/facão). Dezessete pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 25 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade. Ainda foram atendidos quatro pacientes com problemas respiratórios.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.