Às vésperas da convenção do PSB, o prefeito de Palmeiras dos Índios, Júlio Cesar, pode desistir de ser candidato à reeleição por motivo de estar sendo acusado de assédio sexual e improbidade administrativa.
Acusações
As acusações são feitas pela advogada Margareth Alves da Costa que garante ter gravações de reuniões com a equipe técnica da prefeitura, onde o prefeito a humilhou, além de documentos que comprovam uma série de atos de improbidade administrativa, entre eles, fraude do último concurso público do município e manipulação de processos licitatórios.
Tem provas
Margareth afirmou que tem provas de irregularidades na banca organizadora do último concurso público de Palmeira dos Índios, além de gravações onde o prefeito teria dito que ela precisava ter o órgão sexual masculino para poder estar numa sala de reuniões apenas com secretários homens. (Com Paulo Marcello).
Novo decreto
As cidades do Sertão de Alagoas vão avançar da fase laranja para a amarela, a cidade de Maceió permanece na fase azul e Arapiraca na fase amarela. A informação foi dada pelo governador Renan Filho na manhã de ontem, segunda-feira, 24, durante o balanço epidemiológico relacionado aos números da covid-19 em Alagoas.
Autorizações de funcionamento
Com isso, os 26 municípios que compõem a mesorregião do Sertão terão novas autorizações de funcionamento. Podem funcionar serviços essenciais e todos os setores autorizados nas fases vermelha e laranja, lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m², shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes, com 50% da capacidade; templos, igrejas e demais instituições religiosas, com 50% da capacidade, e transporte intermunicipal e turístico, com 50% da capacidade.
Boas notícias
Na live realizada no perfil do governador no Instagram, o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, mostrou que o Estado está registrando queda no número de óbitos. “Alagoas fechou a última semana com 20 óbitos e mostra que está em queda contínua, quando comparamos aos outros meses”, explicou o secretário.
O Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou neste fim de semana o atendimento a 366 pessoas. De sexta-feira (21) até a noite de domingo (23), o maior hospital público do interior de Alagoas atendeu 40 pessoas que sofreram queda da própria altura e 90 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 81 vítimas de quedas e colisões de motos.
Atendimento
O HE do Agreste também recebeu cinco vítimas de agressão física e cinco pacientes devido agressão com arma de fogo. Vinte e uma pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 15 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade
Violência doméstica
As mulheres que sofrem violência doméstica em Arapiraca ganharão mais um instrumento de proteção. No próximo dia 31, às 11h30, será implantada a Patrulha Maria da Penha na cidade. A iniciativa tem apoio do Judiciário, que cedeu uma sala dentro do Juizado da Mulher para auxiliar o trabalho do grupamento.
Momento importante
"A patrulha chega em um momento importante, porque estamos vivenciando uma pandemia de violência doméstica e familiar contra a mulher, dentro da pandemia da covid-19", afirmou o juiz Alexandre Machado, titular do Juizado da Mulher de Arapiraca. (Com TJ/ AL).
... Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, divulgados no Boletim Epidemiológico Geral, indicam que, na semana epidemiológica 34, correspondente ao período de 16 a 22 de agosto, o número de novos casos foi o menor há 12 semanas.
... Com cerca de 80% de casos curados, o Município está há 10 dias sem registro de óbitos por Covid-19. Somando à redução da quantidade de casos confirmados e hospitalizados são indicadores que apontam para uma melhora do cenário epidemiológico no Município.
... Arapiraca atingiu, pela primeira vez, uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60%, nos últimos 3 dias. E de leitos clínicos, abaixo dos 34%. Com 173 óbitos confirmados da COVID-19, a taxa de letalidade é de 1,66%, percentual abaixo da média estadual e nacional.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.