Alisson Barreto

Domingo é fim de semana?

Alisson Barreto 23 de agosto de 2020
Domingo é fim de semana?
Reprodução - Foto: Assessoria
Domingo é fim de semana? Por Alisson Barreto, em 23-8-2020 A semana começa no domingo e termina no sábado e alguns a computam da segunda ao domingo. Sendo assim, o domingo poderia ser considerado o final da semana? Mais que isso, o correto seria chamar final de semana ou fim de semana e por quê? 1. DA ORIGEM DOS DIAS DA SEMANA Ora, para isso convém observar duas perspectivas: a da semana em português, hoje, e a da origem dos nomes dos dias. Naquela, tem-se que a segunda-feira por algum motivo é chamada de segunda, não de primeira. Por que seria? Logo, há um dia que antecede a segunda-feira e, pelo visto, ajudaria compreender a origem dos dias da semana para entender melhor a situação. Nem sempre a humanidade contou o tempo tendo um período de sete dias como referência. Segundo matéria veiculada na redação Mundo Estranho (publicada pela Superinteressante em 4/7/2018), o termo semana vem de “septimana”, que significa sete manhãs, em latim. Os nomes dos dias da semana eram nomes de deuses, mas em algumas situações, tais nomes foram substituídos, na totalidade ou parcialmente. Assim, o dia de Saturno passou a ser chamado de dia do “shabbath”, dia do descanso consagrado a Deus (no Velho Testamento), que deu origem ao “sabbatum” (latim), que virou sábado, em português. Também o Domingo nem sempre foi assim. Era um dia consagrado ao deus Sol e ainda hoje, em inglês, é “sunday”, mas com o advento do Cristianismo, o “solis dies” (latim) tornou-se o “dies Domini”, dia do Senhor, em latim. Isso porque a paixão, morte e ressurreição de Cristo fez do dia da ressurreição o dia do Senhor, celebrado pelo próprio Cristo e pelos cristãos, desde os primórdios, conforme relatos das aparições de Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado nas Sagradas Escrituras. Em alguns idiomas, como se percebe, muitos dias da semana remetem a tradições pagãs como o “sunday” do inglês (dia do Sol), já comentado; mas observem a terça-feira, em espanhol e inglês. O espanhol martes (deus da guerra), em inglês, é chamado de “Tuesday”, “Tyr’s day”, ou seja, dia de Tyrs (irmão de Thor e um dos filhos de Odin, deuses da mitologia nórdica), o qual também é conhecido como deus da guerra (cf. mitologia-nordica.net). Como se percebe, a sábia, bela e encantadora última flor do Lácio, ou seja, a língua portuguesa traz uma versão cristã para os dias da semana. Tal feito deve-se a um bispo de Braga: São Martinho de Dume. São Martinho, seguindo orientação de São Cesário (bispo de Arles) dirigiu o I Concílio de Braga, o qual foi um concílio regional e, a partir dele, mudou completamente os nomes dos dias da semana, combatendo, assim, o paganismo nas nomenclaturas dos dias da semana. Por se tratar de um concílio regional, os nomes cristãos não foram seguidos pelos demais países, mas Portugal engendrou a magnífica mudança e os países de língua portuguesa já foram formados com essa forma cristificada de dizer os dias da semana. De acordo com “vortexmag.net”, quanto à terça-feira, não se tornou “terceira-feira”, como seria a lógica pelos demais dias da semana, porque seguiu a pronúncia latina original “tércia” (do latim “tertia”). 2. Fim ou final de semana, eis a questão! Ora, seria contraditório chamar o dia em que a semana começa de final, pois não é o término. Em contrapartida, a palavra fim, por sua vez, enseja duas significativas concepções: término ou finalidade. Uma vez que não poderia ser término, verifica-se que é perfeitamente possível dizer que se trata de finalidade. Mas por quê? Simples: como já foi dito, a palavra DOMINGO significa dia do Senhor, em função de ser o dia da semana onde se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ratificando a crença de que Jesus Cristo é o Senhor, como é de costume entre os cristãos desde os primórdios do Cristianismo. Desse modo, pode-se dizer que a vida cristã tem centralidade em Cristo, é cristocêntrica, ou seja, tem como finalidade a busca por Cristo. Assim, tomados os dias da semana, todos os dias voltam-se para o domingo, tendo nele a sua finalidade. Num sentido teológico, portanto, a realização, a finalidade, o fim dos dias é o dia da ressurreição. Daí, a relevância do dia do Senhor, o Domingo, e sua prevalência sobre todos os demais dias. Motivo pelo qual, o final da semana se dá no sábado; mas o dia que renova todas as coisas e no qual se inicia a criação no Novo é o DOMINGO, o dia do Senhor. Eis, portanto, que o domingo não é o final, mas o fim de toda a semana, pois nele a humanidade encontra a sua realização, na Ceia do Senhor, no Banquete do Cordeiro.   Poesia: Domingo é fim de semana

Afinal, domingo é final de semana?

É certo que não é esse o final.

Domingo é fim de semana e não tem igual.

Enfim, não é o fim como final.

É o fim, de finalidade, semanal.

É o dia da vitória da vida.

Domingo é sensacional!

É Sem igual.

É o dia dos dias.

Fundamental.

Dia da ressurreição,

Páscoa semanal.

O dia da nova criação

É o domingo, meu irmão.

[embed]https://youtu.be/I1gvTz_LhCc[/embed] Eis, pois, que o domingo vai além do descanso. No final da semana, descansamos; mas é no fim da semana que nos realizamos! O final é um mero estar por vir, mas saber qual é o fim é fundamental. A todos, bom fim de semana e abençoada semana! Maceió, 23 de agosto de 2020. (poesia e texto)

Alisson Francisco Rodrigues Barreto

  Sobre o autor: Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), tendo também cursado, parcialmente, os cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia” e escritor do blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011, e da Revista Pio. Alisson Barreto na internet:   Site pessoal: Alisson Barreto, acesso em https://sites.google.com/view/alissonbarreto Youtube: canal Alisson Barreto, acesso em https://www.youtube.com/channel/UCqtpMzyLava_Z0hkmh75WAw/ Revista pessoal do autor: Revista Pio, acesso em https://alissonbarreto14.wixsite.com/revistadigital-pio "Blog" do autor: Alisson Barreto, acesso em http://tribunahoje.com/blog/a-palavra-em-palavras/   Twitter: @alissonbarreto1 (acesso em https://twitter.com/alissonbarreto1) LinkedIn: @alissonbarreto1 (acesso em https://www.linkedin.com/in/alissonbarreto1/)