Os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino, ambos do MDB, afirmaram que seguem na luta para que os professores possam ter o direito de receber o rateio dos precatórios. Lembram que esse trabalho vem sendo desenvolvido durante todo o mandato, onde inclusive estiveram várias vezes em Brasília e foram recebidos pelo deputado federal JHC, para tratar sobre o assunto, voltam a solicitar da administração municipal um maior empenho.
Bloqueado novamente
Segundo os dois parlamentares, ainda na gestão do então prefeito Rogério Teófilo, os dois conseguiram reunir centenas de professores no Clube dos Fumicultores e com a presença do próprio prefeito Rogério Teófilo, que se comprometeu a pagar caso à justiça desse ganho de causa. Os dois parlamentares alegam que a Câmara Municipal de Arapiraca aprovou, há meses, o projeto que liberava o recurso para o rateio entre os professores, mas a justiça bloqueou novamente a liberação.
Audiência com Ministro
Léo Saturnino afirma que essa angústia parece não ter fim, “os professores todos esperando um direito que são deles, e todas as vezes acontece algo para o rateio não ser liberado. Eu e o vereador Fábio Henrique já fomos em Brasília no STF para uma audiência com Ministro, onde saímos muito otimistas”. O vereador Fábio Henrique alegou que desde 2017 que a Câmara Municipal aprovou o requerimento dele e do vereador Léo Saturnino.
Por tempo indeterminado
Os funcionários dos Correios em todo o país decretaram greve por tempo indeterminado a partir de ontem, terça-feira (18). Em Arapiraca, os carteiros e atendentes da agência central, localizada na Praça Luís Pereira Lima, e do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD), localizado na Rua Maurício Pereira, ambas no Centro, estão com os serviços paralisados. Com essa greve, cerca de 2 mil encomendas que chegam diariamente ao CCD devem ficar retidas.
Greve nacional
A greve nacional é para reivindicar a manutenção do acordo coletivo firmado no ano passado e quem tem validade até 2021, dentre outros direitos trabalhistas. A equipe do Portal 7Segundos esteve na agência dos Correios, em Arapiraca, e conversou com Marcelo Nunes, diretor estadual do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas (Sintec/AL).
Acordo trabalhista
Marcelo Nunes informou que no ano passado foi realizada uma greve e por meio de um dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) ficou estabelecido um acordo trabalhista cujas cláusulas deveriam ser válidas por dois anos. Mas para a surpresa e indignação dos trabalhadores, a direção nacional dos Correios recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu parecer favorável aos Correios reduzindo o acordo para apenas um ano, e ainda retirou 70 das 79 cláusulas previstas no acordo coletivo. (Com 7 Segundos).
Epicentro da pandemia
A cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, é o novo epicentro da pandemia de covid-19 em Alagoas. É o que aponta o relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com base nos dados da 33ª semana epidemiológica.
Avanço da doença
Antes localizado em Maceió, o epicentro da pandemia migrou para a Arapiraca com o avanço da doença para o interior do estado. No boletim que analisou a 32º semana epidemiológica, os pesquisadores já chamavam atenção para a situação de Arapiraca com relação ao aumento do número de casos e de mortes no município. Foram 1.761 novos casos na última semana, o correspondente a cerca de um terço das notificações do estado.
Período de estabilização
“Considerando a indicação de um período mínimo de quatorze dias para o início de um período de estabilização, apenas a terceira região de saúde apresentou evidência de controle da transmissão do novo Coronavírus ao final da 33ª semana epidemiológica. As demais regiões analisadas ainda apresentam algum grau de variabilidade que acompanha o processo de interiorização da transmissão do vírus, que deslocou o epicentro alagoano da pandemia de Maceió para Arapiraca”, diz trecho da conclusão do estudo. 9Com assessoria).
Acervo abandonado
Apesar de ter sido governada por um dos maiores escritores de todos os tempos, Graciliano Ramos, a cidade de Palmeira dos Índios que possui um caro patrimônio histórico, vem tendo seu acervo abandonado pela prefeitura. E justamente na segunda-feira, 17 de agosto, dia em que se comemora o patrimônio histórico, Palmeira dos Índios revela o abandono de seu acervo e as comunidades do setor lamentam o descaso.
Está fechada
Segundo informações, a Casa de Graciliano Ramos onde ele viveu durante parte de sua vida e o Museu Xucurus se encontram fechados (mesmo antes da pandemia), o que favorece ao esquecimento da história da cidade como um todo. (Com Tribuna do Sertão).
... Fabiana Pessoa, prefeita do município de Arapiraca, nomeou mais três secretários que irão compor a sua gestão.
.... Na segunda-feira, 18, foram conhecidos os nomes que ocuparão as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Serviços Públicos. As pastas serão ocupadas por mulheres.
... A Secretaria de Educação será comandada por Márcia Lúcio de Melo Silva, que é professora efetiva da rede municipal de ensino, com graduação em Ciência Química pela Universidade Estadual de Alagas e pós-graduada em Gestão Escolar. Márcia já atuou como coordenadora, gestora e supervisora escolar (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.