A deputada estadual Ângela Garrote e o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, acertaram os passos rumo às eleições deste ano. Depois de idas e vindas fumaram, finalmente, o cachimbo da paz.
Ângela colocou o filho-vereador Toninho Garrote para compor como vice na chapa encabeçada por Júlio que esqueceu os ataques e até o compromisso que tinha com o presidente da Câmara de Vereadores, Agenor Leôncio, que sonhava em ser o pré-candidato a vice-prefeito de Cézar.
Dois bicudos...
Muita gente ligada à área política palmeirense estranhou o “paz e amor” de Ângela com o ex-desafeto político Júlio, que até recentemente na imprensa da terra dos Xucurus-Kariris fizeram observações entre si nada abonadoras. Mas muitos apostam que o entendimento é pra valer, outros, no entanto, seguem a tese que diz que dois bicudos não se beijam e que se ganharem a eleição deste ano a paz será quebrada em tempo recorde.
É esperar pra ver o que acontece. Mas uma coisa é fato: a oposição, como sempre, está com a bola murcha e dificilmente terá fôlego para crescer e ganhar as eleições.
Negócios a parte
Em tempo: a pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios é Mosabelle Ribeiro, esposa do ex-prefeito James Ribeiro, hoje adversário político de Júlio Cezar e que em um passado recente já andaram juntinhos, bem coladinhos um no outro.
Pois é. Política no interior não é diferente da capital. Amigos, amigos, negócios a parte.
Vão disputar o cargo
O PDT terá candidatos a prefeito nas duas maiores cidades de Alagoas, segundo o ex-deputado Cícero Valentim. Ele pretende disputar o cargo de prefeito em Arapiraca e afirma que o ex-governador Ronaldo Lessa será confirmado como candidato em Maceió, cidade que já administrou.
Candidato a prefeito
Recentemente, o ex-deputado federal e atual presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa, comentou sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito da capital alagoana e citou algumas cidades em que o partido pode ter candidatos na disputa majoritária deste ano, entre elas Arapiraca.
Mudança na legislação
“Eu gostaria de atuar em todas, mas não temos condições. A legislação mudou, então temos vistos alguns partidos diminuindo, partidos que não atingiram a clausula de barreira, partidos que hoje nem possuem mais fundo partidário, alguns partidos para que pudessem se manter tiveram que se juntar”, explicou Ronaldo Lessa. (Com Paulo Marcello).
Retorno gradual
A associação dos Transportadores Complementares de passageiros de Arapiraca (Atracomp) anunciou, no domingo (26), que a retomada gradual das atividades já tem data marcada para os transportes da linha Arapiraca/Maceió.
Novo decreto
Diante do novo decreto governamental, com a mudança de fases em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a capital passou da fase laranja para a amarela permitindo aberturas de shoppings, bares, lojas e salões de beleza, bem como o transporte complementar com capacidade reduzida.
Frota reduzida
O presidente da Atracomp, José Ailton, informa que o transporte será realizado com a frota reduzida e só poderá usufruir dos serviços aqueles que estiverem usando uma das medidas sanitárias para a prevenção da covid-19 o uso obrigatório de máscara. (Com 7 Segundos).
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, atendeu 271 pacientes, de sexta-feira (24/07) até a noite de domingo (26/07). Cinquenta e uma pessoas sofreram queda da própria altura e 70 deram entrada no hospital com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 63 vítimas de quedas e colisões de motos.
Atendimento
O HE do Agreste também recebeu quatro vítimas de agressão física e uma por arma de fogo. Dez pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e sete pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade.
... Enquanto o cenário atual não permite que o segmento cultural volte à normalidade, já que foi um dos primeiros a ser impactado, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, também fez uso da criatividade no ambiente virtual para “não deixar a Cultura morrer”.
... Diversas propostas nas áreas de audiovisual, música, teatro, leitura e cultura digital, além de pesquisas, reuniões, fórum com todos os segmentos, cadastro cultural para o Auxilio Emergencial, e atividades internas seguem sendo realizadas na Casa da Cultura, através de lives pelas redes sociais.
... As medidas são direcionadas aos agentes culturais locais, que podem se inscrever para participar das oportunidades oferecidas por secretarias estaduais de cultura; e cidadãos comuns, que podem acessar de forma gratuita diversos conteúdos culturais. As ações podem ser inspiração para os Municípios interessados em superar os desafios colocados pela Covid-19 no âmbito da gestão pública de cultura.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.