Alisson Barreto

Onde está Deus, na pandemia?

Alisson Barreto 20 de julho de 2020

Onde está Deus, na pandemia?

Ateus, céticos e agnósticos costumam questionar a existência de Deus, diante dos males e alguns crentes quanto à proximidade de Deus em relação ao ser humano. Alguns tendem a ver a situação adversa como apocalíptica punição de Deus.. Onde está Deus? Dizê-lo-ei. Muitos pensam encontrá-lo em lugares longínquos, ou no aprendizado de novas orações, ou na leitura incansável da Bíblia, ou em gritos, ou frases prontas. Mas é o coração humano o local do encontro. Não é o que você memoriza ou na sua capacidade de convencer pessoas que Deus está. Deus se revela ao coração que se deixa encontrar, conduzir-se e entrega-se, no coração que confia em Deus, dando a Deus a condição de Senhor que lhe cabe. Deus é Pai, mas muitos não sabem ser filhos. Muitos dizem “Jesus é o Senhor”, mas querem exercer o senhorio em vez de dá-lo a Quem de direito. A vida humana, na vastidão do Universo, é um detalhe que deu certo em meio a uma infinitude de possibilidades de não ter dado certo. E deu certo porque Deus quis que desse certo. A vida brotou porque as partículas subatômicas foram criadas para interagirem ao ponto de ensejar o surgimento do homem. E a vida segue porque Aquele que criou as energias e massas viabilizou a existência, deu-lhes sustentabilidade e dignificou a humanidade, sustentantando-a como ser de existência para o poder ter sua essência participante do Ser. Enfim, o homem nasce no tempo, mas foi para a eternidade que foi criado. E precisa acordar para saber a qual senhor se confiará. Uns confiam no dinheiro; outros, em suas artes; outros, em seus pastores, ou em seus políticos, patrões, empregados ou na economia mundial. Muitos dos que dizem “Senhor, Senhor” só querem ser senhores aos olhos do rebanho. Aí, vem uma pandemia e onde estás? Uns se lançam à sorte ou à confiança em uma droga ou em um guru, mas onde está Deus na vida de cada um? Felizes os que buscam o Senhor e n’Ele depositam as suas esperanças, eles têm suas forças renovadas, seus ânimos revigorados, abrem asas como águias. Mas como essa confiança persevera em adversidades, por exemplo, no caso da pandemia? Os que buscam o Senhor não O encontram na ficção do orgulho, encontram-No na humildade do coração aberto a Ele. Deus está em toda parte, pois é onipresente. Mas não é encontrado em toda parte, pois é Ele quem toma a iniciativa de vir ao encontro do coração humano. A iniciativa de amar é sempre de Deus, caríssimos cordeiros. A própria busca humana só ocorre pela semente lançada por Deus na profundeza da alma. Semente que muitos se empenham a sufocar ou pintá-la com cores que não correspondem às delineadas por Deus. Por fim, como se percebe, Deus é encontrado no coração humano, na doação de si, no reconhecimento do transcendente, na revelação que alcança as profundezas da alma. Deus se dá a conhecer no amor à verdade, no caminhar com os santos, na oração de quem ama. Se ainda não sabes onde Deus está, posso contigo conversar. Poesia relacionada: [embed]https://youtu.be/EZOOQ2dtQMA[/embed] Onde está Deus?

Dizei-me, povo meu:

Onde está Deus?

Direi como me diz o Céu:

Deus é conosco: é Emanuel!

Tantos querem um deus da Terra.

Mas eu O conheço do Céu.

À terra a quem é da Terra. Nós ao Emanuel.

Onde está Deus? Perguntam-nos.

Poderei dizê-lo. E correm.

Ignoram-nos.

Deus está entre os simples.

Por isso, tantos não O ouvem ou absorvem.

Correm ao vazio, imóveis.

E perguntam “onde está Deus?”, ignóbeis.

  Dado no dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho de 2020.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto

Sobre o autor: Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), tendo também cursado, parcialmente, os cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia” e escritor do blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011, e da Revista Pio. Alisson Barreto na internet:   Site pessoal: Alisson Barreto, acesso em https://sites.google.com/view/alissonbarreto Canal Alisson Barreto, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqtpMzyLava_Z0hkmh75WAw Revista pessoal do autor: Revista Pio, acesso em https://alissonbarreto14.wixsite.com/revistadigital-pio "Blog" do autor: Alisson Barreto, acesso em http://tribunahoje.com/blog/a-palavra-em-palavras/   Twitter: @alissonbarreto1 (acesso em https://twitter.com/alissonbarreto1) LinkedIn: @alissonbarreto1 (acesso em https://www.linkedin.com/in/alissonbarreto1/)