O primeiro treino do ASA, que seria realizado na tarde de domingo (19), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, foi suspenso após a constatação do furto de 21 pares de chuteiras dos atletas. As chuteiras estavam guardadas em um dos vestiários da sede do clube. Segundo a assessoria, o gerente de futebol do clube Alvinegro, Emanuel Cerqueira, se dirigiu até a Central de Polícia Civil de Arapiraca para prestar queixa do furto.
“Devido a esta situação, o treino foi suspenso porque a equipe não tem condições de começar as atividades diante de uma situação constrangedora como esta”, declarou.
De acordo com o ex-presidente do Alvinegro, Moisés Machado, todas as providências cabíveis estão sendo tomadas pela direção do ASA.
Apelo à população
O dirigente alvinegro pede para quem souber do paradeiro das chuteiras informar de imediato à Polícia Civil ou Militar. “Vamos investigar rigorosamente para saber quem furtou essas chuteiras dos atletas e revolver esta situação”, afirmou. Moisés Machado disse também, que a direção do Clube já está com o vídeo das câmeras de segurança do Estádio Coaracy da Mata Fonseca. Ele alerta: “Quem comprar essas chuteiras furtadas também se responsabilizará pelo crime”.
Tratamento de água
Bimestralmente, cada sistema de captação e tratamento de água das Estações de Arapiraca e São Brás passa por um trabalho conhecido como parada programada. O serviço executado pela Agreste Saneamento funciona de forma planejada e acontece de março a novembro para que ocorram as manutenções preventivas que necessitam de parada do sistema. Essa manutenção visa garantir que a água chegue sempre com excelência para os dez municípios atendidos pela empresa no agreste alagoano. A próxima parada programada está prevista para esta terça-feira (21), a partir da zero hora, e vai durar 48 horas, retornando ao normal gradativamente na manhã de quinta-feira (23).
Interrupção temporária
A interrupção temporária será no sistema antigo e vai afetar os municípios de Campo Grande, Coité do Nóia, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Brás e Olho d’Água Grande, além da parte baixa de Arapiraca (bairros: Baixão, Boa Vista, Brasília, Cacimbas I e II, Canafístula, Centro, Guaribas, Itapuã, Jardim Tropical, Manoel Teles, Nova Esperança, Olho d’Água dos Cazuzinhos, Ouro Preto, Poço Frio, Primavera, São Luiz I e II, Verdes Campos, Brisa do Lago, Zélia Barbosa e Sítio Alazão).
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, atendeu 274 pacientes, de sexta-feira (17) até a noite dedomingo (19).Trinta e nove pessoas sofreram queda da própria altura e 70 deram entrada no hospital com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 63 vítimas de quedas e colisões de motos.
Atendimento
O HE do Agreste também recebeu três vítimas de agressão física, quatro pessoas com ferimentos provocados por agressão com arma branca (faca/facão) e uma por arma de fogo.Nove pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 11 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade.
Combate à covid-19
As Centrais de Triagem para diagnóstico da Covid-19 localizadas no Shopping Pátio, em Maceió, e no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, atenderam 3.490 usuários na última semana. Do total, 2.833 pessoas foram submetidas ao teste rápido para a detecção do novo coronavírus e 1.880 apresentaram resultado positivo.
Central de Triagem
Na capital alagoana, a Central de Triagem do Shopping Pátio foram 928 pessoas atendidas entre os dias 13 e 19 deste mês. Dessas, 848 foram testadas para a Covid-19 e 722 apresentaram diagnóstico positivo para a doença. Já em Arapiraca, na Central de Triagem do Ginásio João Paulo II, 2.562 usuários procuraram atendimento. Entretanto, 1985 apresentaram os pré-requisitos necessários para serem submetidos à testagem rápida e 1.158 tiveram a confirmação para a Covid-19.
“Crédito especial”
Na segunda-feira (20), o presidente da Câmara de São Miguel dos Campos, Maxwell Idalino, o vice-presidente José Feitosa, e os vereadores Bel Correia, Diney Torres, Jalmir Santos, Breno Cavalcante, Elson Vieira, Pedro da Saúde, José Venâncio, Cícero Passarinho, Alfredo Moura e Irmã Graça, se reuniram com a secretária de saúde, Andrelina Mangueira e o provedor da Santa Casa, José Jerônimo, a fim de discutirem sobre o PL nº 06/2020 da prefeitura, que requer a abertura de crédito especial de R$ 20 milhões para ações de enfrentamento à Covid-19.
Destinação dos recursos
O presidente da Casa explicou, que quando os gestores especificam as informa…
... Em razão da pandemia do Covid-19 ocorreu o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação do Estado, por serem locais de aglomeração e poderiam se tornar um espaço de contaminação pelo novo coronavírus.
... Mas existe a preocupação de realizar a entrega das carteiras de identificação pendentes e, para isso, foi feita uma parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Entretanto, Maceió e a cidade de Arapiraca, na região Agreste, ficarão para uma segunda etapa.
... O Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios. As prefeituras associadas à AMA irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.